Facebook Pixel
A Polêmica das Máscaras em Tempos de Coronavírus

A Polêmica das Máscaras em Tempos de Coronavírus

Todos querem se proteger da ameaça iminente de contaminação por vírus, principalmente quando um novo e perigoso agente aparece. Uma atitude padrão de prevenção é a utilização de máscaras faciais para evitar que o vírus entre em nossa corrente respiratória. Porém hoje li um artigo na Forbes que achei tão importante que fui levado a ter o trabalho de fazer essa tradução.

“Não, você não precisa de máscaras faciais para se proteger do Coronavírus – Elas podem até aumentar o seu risco de infecção”

Tradução literal do título do artigo


A transmissão do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, começou oficialmente nos EUA, com um caso na Califórnia e outro em Oregon, ambos de origem desconhecida. A primeira morte causada por COVID foi reportada em 29 de fevereiro em Seattle. A resposta humana natural para a estranha nova doença a caminho de sua comunidade é a ansiedade e a vontade de fazer qualquer coisa. Essa é a razão pela qual muitas pessoas estão comprando e estocando máscaras.

– Mas mesmo que você pudesse comprar alguma em meio a uma escassez global, você faria?
– Não.
– E mesmo que você já tivesse as máscaras, você as usaria ao sair de casa?
– Não.
– Mesmo que houvesse casos de COVID em sua comunidade?

Ainda que haja caso de COVID no seu vizinho, a resposta é não, você NÃO adquirir ou usar qualquer máscara facial – máscaras cirúrgicas, máscaras N95, respiradores ou qualquer coisa do tipo – para se proteger contra o coronavírus. E não é apenas que você não precisa delas, você não deveria usá-las, de acordo com o especialista em prevenção de infecções Dr. Eli Perencevich, um professor de medicina e epidemiologia na Universidade de Medicina de Iowa.

“A pessoa saudável média não necessita de uma máscara e elas não deveriam utilizá-las. Não há qualquer prova de que a máscara protegerá uma pessoa saudável. Elas as utilizam de forma errada e ainda podem aumentar o risco de infecção porque tocarão o rosto com mais frequência.”

Dr. Eli Perencevich

Mas ainda que você saiba o que está fazendo e amarre suas mãos para trás, você não terá necessidade de usar uma máscara.

Utilize uma Máscara Apenas Se Estiver Doente

Em primeiro lugar, muitas pessoas que estão comprando máscaras não estão adquirindo aquelas que impedem o vírus de atingir sua boca ou nariz. O coronavírus é transmitido através de gotas, não pelo ar. Isso quer dizer que você não tem como simplesmente inalar o vírus ao respirar. Isso também quer dizer que as máscaras cirúrgicas padrão que você vê as pessoas utilizando não irão ajudar. Aquelas máscaras são projetadas para manter as gotas na parte de dentro, não para mantê-las fora, e seu propósito é evitar que a pessoa doente tansmita a doença para outras pessoas.

“O único momento que você deve querer utilizar a máscara é se você estiver doente e precisar sair de casa. Se você tiver uma gripe ou suspeita de COVID, então esse é o momento que você deve utilizar a máscara para proteger as outras pessoas. Na sua casa, se você se sente doente, você deve utilizar a máscara para proteger seus familiares.”

Dr. Eli Perencevich

Atualização 1: Se você está cuidando de alguém com COVID em sua casa, é prudente utilizar a máscara para evitar contaminação quando estiver muito próximo. Esta pessoa também deve estar utilizando a máscara. Consulte um profissional de saúde para aprender como colocar a máscara corretamente e como fazer o descarte, ou consulte essa excelente explicação da Organização Mundial de Saúde. Para aqueles que estão preocupados se irão conseguir uma máscara, caso seu parente seja acometido por COVID, departamento de emergência ou a clínica que o diagnosticou deverá fornecer algumas máscaras a você. A pessoa doente deve solicitar uma máscara imediatamente ao chegar a uma instituição de saúde.

Atualização 2: Existem algumas questões sobre o fato de este coronavírus ser transmissível pelo ar. O vírus não é transmissível pelo ar, pela definição científica utilizada para alguns patógenos como a tuberculose e o sarampo. Gotas podem ser transformadas em spray para alguns vírus mas não há qualquer evidência que o coronavírus possa ser respirado quando a pessoa infectada o exala. A maior parte das pesquisas nesse sentido se referem ao influenza, como nesse estudo sugerindo que o vírus da gripe pode se transformar em spray durante a expiração sem que haja tosse ou espirro. Essa análise é preliminar e permanece como uma pergunta científica aberta se vírus respiratórios baseados em gotas podem ser transmitidos dessa forma. Até o momento todos os casos documentados de COVID foram transmitidos através de gotas.

O Que Mantém o Vírus Fora?

O tipo de cobertura facial que protege o usuário das exposição a partículas transmitidas pelo ar, incluindo vírus e bactérias, se chama respirador. O tipo de EPI (Equipamento de Proteção Individual) que profissionais de saúde utilizam quando estão tratando de alguém com séria doença contagiosa é o respirador médico.

Como explica a 3M, maior fabricante de máscaras e respiradores, explica que respiradores médicos fazem o seguinte: eles protegem o usuário de ficar doente e protegem o paciente contra os germes do usuário. Daí a confusão dos termos “máscara” e “respirador”. Daqui para frente este artigo irá se referir a respirador como “máscara”.

Essas máscaras precisam ter sua eficiência ranqueada como “N95”, “FFP2” ou similar que se refere a quantas partículas e de quais tamanhos podem passar pelo filtro. O CDC possui uma lista de todos os respiradores para proteção pessoal.

Respiradores médicos descartáveis lembram máscaras cirúrgicas padrão mas devem ser descartadas a cada uso pois ficam contaminadas. Respiradores reutilizáveis, que possuem filtros intercambiáveis, são aqueles que fazem você ficar parecendo um inseto gigante.

Então Por Que Eu Não Posso Adquirir um Respirador Médico N95?

As pessoas que utilizam respiradores médicos recebem treinamento especial para isso, assim como garantem que a máscara forma um selo contra passagem de ar em suas faces.

Mas mesmo assim “não interessa quão bem o respirador isole a face ou quão eficiente seja seu filtro, usuário devem saber que uma pequena quantidade irá vazar através da máscara”, diz a 3M. “Nenhum respirador irá eliminar completamente a exposição”.

A utilização ou descarte incorreto do respirador pode aumentar o risco de infecção porque ele ele vai literalmente coletar todas as sujeiras do ar que você está evitando e muitas pessoas acabam tocando suas faces de forma involutária.

“Utilizar uma máscara pode ser uma armadilha porque cria a falsa sensação de segurança”, diz o Dr. Perencevich. “Se você não lavar suas mãos antes e depois de manipular a máscara você pode estar aumentando o o seu risco de infecção”.

Ainda que você acredite que é cuidadoso o suficiente para utilizar e descartar a máscara apropriadamente, comprar essas máscaras no meio de uma escassez dificulta para que hospitais e profissionais de saúde, que realmente necessitam delas, tenham acesso às mesmas.

“A maior preocupação é que nossos profissionais de saúde adoeçam e precisem ficar em casa, então nós perderemos médicos e enfermeiros que precisamos para enfrentar essa crise”, diz o Dr. Perencevich, que tuitou recentemente sobre uma “crise potencial” de escassez de respiradores N95.

O Dr. Jerome Adams, General Cirurgião, chegou a implorar no twitter “Pessoas sérias – PAREM DE COMPRAR MÁSCARAS!” devido à sua ineficiência em proteger o público geral, ele disse, “se profissionais de saúde não puderem obter as máscaras para cuidar de nossos doentes, isso colocará a nós e toda a nossa comunidade em risco!”

De forma perturbadora, o Dr. Perencevich ouviu de colegas que viram pessoas deixando os hospitais com caixas de máscaras.

“Nós precisamos passar a mensagem de que as pessoas não deve retirar as máscaras dos hospitais”, ele disse. “Nós precisamos proteger nossos profissionais de saúde porque são eles que irão cuidar de nós quando estivermos doentes.”

Essa é a Verdadeira Forma de se Proteger do COVID-19

Você ouviu isso várias e várias vezes, mas a melhor forma de se proteger do coronavírus realmente, de verdade, honestamente, é lavando suas mãos regularmente com água e sabão.


Karen Fleming, PhD, professora de biofísica na Universidade Johns Hopkins, explicou no Twitter a razão: “O coronavírus é um vírus ‘envelopado’, que significa que ele tem uma camada externa de membrana de lipídos”, uma camada externa de gordura. “Lavar suas mãos com água e sabão tem a habilidade de dissolver essa camada gorda e matar o vírus”, ela disse.

Lave suas mãos antes e depois de comer e tente treinar nunca tocar sua face, “especialmente o nariz e a boca”, disse o Dr. Perencevich. Também carregue sempre higienizador para as mãos para o caso de você não ter acesso a água e sabão depois de tocar sua face ou qualquer superfície propícia a germes (como balaústres e maçanetas).

“Não é pelo simples fato de ser um vírus respiratório que ele entrará em seu corpo pela respiração”, ele disse. “Ele pode entrar quando suas mãos contaminadas tocar sua boca ou sua face. Então lave suas mãos e não toque sua face ou sua boca sem antes ter feito isso.”

Você também pode se proteger através da distância social: caso você veja alguém tossindo ou espirrando ou até parecendo doente, fique a pelo menos 1 metro de distância visto que essa é a maior distância que a maior parte das gotículas pode viajar.

E Se Eu Tiver a Imunidade Comprometida ou For Viajar para uma Área Infectada?

Caso você tenha a imunidade comprometida ou tenha alto risco de complicação por coronavírus – o que significa que você já está no grupo de risco de complicações por gripe – você precisa falar com seu médico se é necessário a utilização de um respirador em público, diz o Dr. Perencevich. De forma similiar, se você vai viajar para uma área onde há reconhecido surto de transmissão da doença, consulte o médico de viagens. Mesmo nesses casos, distância social e lavar as mãos frequentemente são as ferramentas mais efetivas para a sua proteção.

O Que Você Deve Fazer Para Estar Preparado para o COVID-19

Então você não deve sair comprando máscaras, mas há coisas que você pode fazer para ficar preparado para o caso de haver um surto da doença em sua cidade. Primeiro, tenha certeza que você tem pelo menos de 3 a 4 semanas de medicamentos que usa regularmente em estoque. Dessa forma você não vai precisar sair para comprar durante um bom tempo.

De forma similar tenha a quantidade necessária de itens básicos, como comida ou qualquer outra coisa que lhe faça falta. A escola pode ser cancelada por muitas semanas e as crianças precisem ficar em casa. Você não precisa ter estoque de comida mas esteja preparado para qualquer tipo de emergência, não apenas a questão do surto de doença mas também condições climáticas severas e eventos similares, como ter água e comida suficiente (4 litros de água por pessoa por dia). (N. do T.: Acredito que isso não se aplique ao Brasil, visto que aqui não sofremos com “condições climáticas severas”) e três dias de suprimentos para usar em caso de pane elétrica.

Um útil kit de emergência para caso de desastres está disponível aqui, do Departamento de Segurança. A epidemiologista Tara C. Smith, PhD, oferece algumas dicas para se preparar para o COVID-19.

O Que Eu Posso Aprender Mais Sobre Máscaras e Respiradores?

Para os técnicos e pessoas com mente científica, é possível pular pelo buraco do coelho e aprender mais sobre a confecção e especificações técnicas de EPIs. Além da página do CDC já mencionada, super nerds vão querer ler todos os links na página Segurança e Saúde dos Trabalhadores da 3M no Surto do Novo Coronavírus. Enquanto a 3M não é o único fabricante, eles são o maior e com grande comprometimento em ajudar, informações fáceis de ler sobre o risco de produtos vindos da China, alternativas para os respiradores N95, uma FAQ para profissionais de sáude e público geral e como reconhecer produtos adulterados (pode variar conforme o fabricante).

Bibliografia

Este artigo foi escrito por Tara Haelle para a Revista Forbes e traduzido por mim, Luciano Reis, que não sou profissional da área de saúde porém achei importante ter este material disponível para o público luso-parlante. Minha biografia e atividades profissionais estão disponíveis em meu site pesoal e nos sites de minhas duas empresas: Larsoft Informágica e Trip 7 Imagens Aéreas. Antes de fazer a tradução consultei a Dra. Mariana Antunes, PhD em medicina regenerativa com ênfase em fisiologia, vinculada ao Laboratório de Investigação Pulmonar no Intituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, que endossou todo o conteúdo aqui publicado.

Saiba Mais…

Why outbreaks like coronavirus spread exponentially, and how to “flatten” the curve

Deadly viruses are no match for plain, old soap — here’s the science behind it


Hospital no epicentro do coronavírus na China não tem mais pacientes infectados

Deixe seu comentário