Facebook Pixel
Nem Todo o Profissional de TI Conserta Computadores

Nem Todo o Profissional de TI Conserta Computadores

Entenda, de uma vez por todas, porque você nunca deve pedir a um programador ou a um especialista em redes para consertar seu computador.

Não é incomum nós, profissionais de tecnologia sermos solicitados pela família, amigos e até clientes e contatos profissionais, para consertar um computador defeituoso. Na maioria das vezes as pessoas não o fazem por mal, mas pensam que, por você trabalhar utilizando um computador, ainda mais em funções muito especialistas, que aquele profissional está apto a fazer um reparo em computador, impressora, telefone ou qualquer outro dispositivo tecnológico.

A pessoa que pede parte de princípios básicos como:
– “se ele programa, deve conhecer todos os segredos do computador”
– “se ela consegue fazer a engenharia de uma rede, é lógico que sabe consertar um computador”
– “se ele fez meu website, consertar meu computador deve ser molezinha!”

Acontece que as premissas acima não são verdadeiras. Programadores, webdesigners, engenheiros de rede, especialistas em bancos de dados, não são as pessoas indicadas para consertar um computador defeituoso e vou aqui explicar as razões para que você não cometa mais esse engano.

Logo após explicar as razões vou explicar a diferença de atuação entre as principais áreas de informática para que você possa entender melhor com qual profissional está lidando ou deve lidar.

Dito isso, segue as principais razões pelas quais você nunca deve chamar um programador para consertar seu computador:

1. Habilidade

Resultado da falta de habilidade

Assim como em todas as áreas profissionais, abrir um computador requer certas habilidades. Computadores são cheios de pinos e pontas vivas, além de parafusos e cantos nos chassis que são verdadeiras navalhas! Um técnico de computadores precisa ter habilidade manual para não se machucar ao fazer seu trabalho.

Eu, particularmente, na maioria das vezes que me aventurei a abrir um computador para fazer manutenção, me cortei. Além do inconvenientes e do risco de contaminação ainda tem o fato de o sangue pingando dentro do computador tem o risco de tocar nas placar e causar um curto-circuito.

2. Técnica

Não menospreze as técnicas utilizadas pelo técnicos de computadores. Os componentes internos são pequenos e frágeis. Se você simplesmente encostar em algum local errado irá danificar severamente os componentes internos do computador. Então além da habilidade falada no item 1, um técnico de manutenção conhece as técnicas necessárias para abrir um manipular os pequenos e frágeis componentes que compõem as placas dos computadores.

Dando mais uma vez minha experiência pessoal, não foram poucas as vezes que danifiquei um computador por esbarrar uma chave de fenda em local que não devia.

3. Instrumentação

Na maioria das vezes, para se fazer o diagnóstico preciso de qual peça está danificada, é necessário utilizar instrumentos para medir passagem de corrente elétrica em determinados pontos das placas e, principalmente, a qualidade desta corrente. Para esta e outras funções é necessário a utilização de instrumentos especiais que os técnicos possuem em suas bancadas.

Quando um técnico diz que não será possível fazer o diagnóstico no local e que precisará recolher seu computador para o laboratório dele, não porque ele gosta de passear pela cidade com aquele enorme peso, é porque ele vai necessitar utilizar dos recursos de sua bancada de trabalho para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa.

Técnicos de manutenção investem tempo de dinheiro para adquirir seus intrumentos de trabalho e aprender a utilizá-los de forma correta.

Mais uma vez voltando a meu exemplo pessoal, como profissional de desenvolvimento, o máximo que possuo em casa a nível de ferramentas é uma chave de fenda!

4. Conhecimento

A scientist focusing at a chip of motherboard

E como se não bastasse tudo o que foi dito até agora, ainda temos o fato de que a indústria de hardware vive em constante mutação. Todos os dias são lançados novos componentes e especificações. O profissional da área precisa se manter atualizado e apenas uma pessoa que faz isso o tempo todo consegue estar a par das últimas tendências e modelos, além de se atualizarem com o que os fabricantes estão inventando e lançando no mercado.

Como estou fazendo em todos os itens, vou falar da experiência pessoal de um profissional de desenvolvimento: todas as vezes que preciso fazer um upgrade ou manutenção eu preciso consultar o profissional que me assessora nesse sentido ou gastar muito tempo fazendo extensas pesquisas na Internet.

Áreas de Atuação

A computação é um universo gigantesco dividido em diversas áreas. Agora que ficou claro que você deve recorrer a um profissional especializado para consertar seu computador, impressora, telefone ou qualquer outro dispositivo eletrônico, vou listar aqui as principais grandes áreas da computação para que você possa entender o quão diferente é a capacitação dos profissionais:

1. Desenvolvimento e Criação

Quando se fala da área de desenvolvimento a primeira coisa que lhe vem a mente são os programadores, porém esse campo é bem mais extenso e possui diversas subdivisões. Estamos falando de todos os profissionais que trabalham ativamente na criação de um software, produto ou solução.

Um website, por exemplo, além dos códigos de programação que o fazem funcionar precisa de uma arte para lhe dar aparência, para isso temos um artista gráfico ou webdesigner.

Um jogo além dos códigos de programação e das artes visuais também possui música, efeitos sonoros e visuais.

Programas comerciais precisam acessar bancos de dados e nesse ponto entra um profissional muito especial que é o DBA – Database Administrator, especialista em otimizar as informações para que as consultas aos bancos de dados sejam rápidas, seguras e eficientes.

Nenhum dos profissionais listados neste item, no qual eu estou incluído, possui as características necessárias para consertar um computador. Na verdade, por conta do enorme tempo que precisamos dedicar à prática e estudo de nossas funções não temos tempo ou aptidão para fazer reparos em computadores. Para ser ainda mais verdadeiro, na grande maioria, os profissionais listados neste item detestam fazer manutenção em computadores, sendo que na maioria das vezes, quando precisamos fazer manutenção em nossos próprios computadores nós contratamos serviço de mão de obra especializada.


2. Infraestrutura de Redes

O profissional de infraestrura de redes é responsável por fazer a engenharia das ligações de rede dos computadores dentro de uma corporação.

Vou fazer uma alusão fácil para o usuário doméstico entender: quando você contrata um serviço de Internet de uma operadora qualquer, normalmente essa operadora vai levar o sinal de Internet até sua casa através de um cabo que vai ser conectado a um roteador e este roteador será conectado aos computadores de sua casa através de um cabo de rede ou através de rede sem fio, denominada wi-fi. Da mesma forma esse sinal vai chegar aos telefones celulares e impressoras da casa.

Olhando dessa forma a topologia da rede parece ser algo muito simples, porém em médias ou gandes corporações não é tão simples assim. Observe que o roteador que a operadora instalou em sua casa tem espaço para conectar apenas 4 pontos de rede. E como uma empresa com 10, 100 ou 1000 computadores consegue fazer essa interconexão? E quando essa empresa possui várias sedes e precisa interconectar todas elas para que esses computadores acessem recursos uns dos outros como se estivessem na mesma rede?

É aí que entra em ação o profissional de infraestrura de redes, fazendo o trabalho de engenharia e gerenciamento para viabilizar que empresas tenham seus dados trafegando de forma segura e rápida. Pode não parecer mas esse trabalho é extremamente complexo e o profissional precisa dedicar muito tempo para fazer a engenharia de uma rede dessas, e depois de pronta, fazer a supervisão para garantir que a rede está sempre dentro do seu melhor balanço. Assim como a área de desenvolvimento, novidades chegam a esse mercado o tempo todo exigindo que este profissional demande uma grande parte do seu tempo em estudos.

Assim como o profissional da área de desenvolvimento, normalmente um profissional da área de redes não tem tempo ou aptidão para fazer consertos de computadores.


3. Técnico

Agora finalmente chegamos ao profissional dedicado a fazer manutenção em computadores. Conforme já dito em todos os itens acima, o técnico em manutenção ou suporte é o profissional que investe seu tempo e recursos para estar sempre apto a consertar computadores, impressoras, telefones e outros dispositivos eletrônicos.


4. Usuário

Muitas pessoas passam o dia trabalhando em computadores e muitas vezes em papéis muito técnicos, como desenhistas, engenheiros e profissionais de criação em geral. Como essas pessoas passam o dia na frente do computador muitas pessoas são tentadas a pensar que elas possuem conhecimentos técnicos necessários para fazer um eventual conserto.

Não se engane, o usuário do computador é como um pianista, que toca lindas canções mas não tem ideia de como consertar um piano!


Como Identificar Qual Profissional Devo Chamar

Baseado em tudo o que foi dito até agora, acho que fica fácil para você saber quando acionar os diferentes profissionais da área de informática e qual o único profissional que você deve chamar quando seu computador apresentar algum defeito.

Em caso de dúvida vai uma dica simples: o seu computador liga? Se ele nem liga não perca tempo acionando outras pessoas, vá direto ao técnico, ele é a única pessoa capacitada a resolver o problema.

Deixe seu comentário