Facebook Pixel
A Primeira Locutora Adolescente do Rádio Brasileiro

A Primeira Locutora Adolescente do Rádio Brasileiro

Essa semana tive a felicidade de saber que minha amiga Márcia Andréa foi citada em um livro que conta a trajetória dos evangélicos na história do rádio e da TV em nosso país. Escrito pelo Pr. Flávio Lima, a obra literária retrata os 100 anos de evolução dos evangélicos nas mídias mais populares.

Em minha trajetória profissional pude viver vários desses momentos em posição privilegiada e, pelo grande carinho que tenho pela amiga, transcrevo abaixo o trecho do livro dedicado a ela.


Em 1990, Márcia Andréa cursava o segundo grau e fazia inglês. Seu sonho era se tornar atriz de teatro. Havia se matriculado na famosa escola de artes dramáticas O Tablado, e tinha um talento tremendo para o palco e para a palavra. Nessa época, ela começou a acompanhar a irmã, Mônica Valéria, a eventos evangélicos e, de vez em quando, visitava os estúdios da Rádio Melodia, assim como fazia com o seu pai, Arildes Cardoso, no Sistema Globo de Rádio, mas tornar-se locutora nunca passou pela cabeça de Márcia. O projeto dela era cursar uma faculdade, talvez de Odontologia, para financiar a carreira no teatro.

Em meados de 1989, no entanto, tudo começaria a mudar na vida das duas irmãs. Mônica acabara de ser pedida casamento e partiria com o marido numa missão acadêmica afastando-se completamente do rádio. Sr. Germano, o gerente da Rádio Melodia foi ao Chico (Francisco Silva, dono da emissora) com a notícia, exasperado, porque o horário da Mônica era o mais ouvido. “Seu Francisco, a Mônica vai sair. Como vamos fazer? Temos que encontrar alguém para o lugar dela. É o horário de mais lucro para a rádio”. Chico, sempre calmo e seguro de si, disse: “Germano, por que você está tão nervoso. Fala com ela pra ver se a irmã dela quer assumir o horário”.

Germano entrou no estúdio e perguntou à Mônica, que por sua vez falou com Márcia, na época com 15 anos. A adolescente que sonhava em ser atriz decidiu tentar, mas para isso precisava se preparar. Entrou num curso de locução, estudou e aceitou o desafio. No mês em que completou 16 anos, ela foi contratada pela Melodia, tornando-se a primeira adolescente a comandar um horário no FM evangélico. De novo, Chico acertava em cheio ao apostar no novo. Márcia, num programa totalmente criado pelo seu pai, Arildes Cardoso, conquistou rapidamente a simpatia dos ouvintes, e o programa foi para o primeiro lugar de audiência. Ela lançou bandas e cantores como Marcos Góes e Mattos Nascimento, e passou a ser a voz da maioria dos anúncios da rádio. Além disso, ela era convidada para apresentar inúmeras programações e se apresentar em vários eventos, cantando e ministrando a palavra.

Na década de 2000, Márcia retornou à Melodia com uma proposta de Francisco Silva para dividir o microfone com Eliel do Carmo pelas manhãs e, um tempo depois, passou a comandar as tardes com Gustavo de Moraes. Aos 28 anos, produziu e apresentou aos domingos o primeiro programa de rádio evangélico voltado exclusivamente para o universo feminino, o “Melodia Mulher”, em que trazia à tona vários temas, entre eles, a importância da mulher no lar, na igreja e na sociedade, sem se desviar dos princípios cristãos.


Para assinar este blog e sempre receber notificações sobre minhas postagens, basta preencher seu e-mail no campo abaixo. Também considere deixar seu comentário lá no final e seguir minha fan page no Facebook clicando aqui.

Deixe seu comentário