Facebook Pixel
A Primeira Imagem do JWST é Um Brinde à Engenhosidade

A Primeira Imagem do JWST é Um Brinde à Engenhosidade

Vocês já pararam para perceber a quantidade de emoções contidas nessa foto?!!!

Você cresce olhando para a estrelas, pensando em como chegar lá. Aí vai estudando o assunto, descobre sobre distâncias, velocidades, capacidades… Percebe que para criaturas com existência tão curta quanto a nossa é algo utópico pensar em atingir esses lugares com os conhecimentos que temos atualmente.

A gente não consegue chegar lá mas consegue ver, estudar, tentar ao menos entender. Quando você pensa que está entendendo começar a ler as propostas de Einstein e descobre que ele veio aqui no Brasil o provou suas teorias por meio de experimentação. O entendimento que tínhamos do Universo vira de cabeça para baixo e começamos a entender que espaço e tempo se curvam como um tecido. Hipótese que se tornou fato no experimento de Sobral. Lá estavam as estrelas, fora do lugar, e ninguém podia contestar.

Passam mais alguns anos e uma rede de satélites é lançada para a órbita do nosso planeta, realizando meu sonho infantil de termos um sistema eletrônico preciso que informasse nossa localização neste planeta. Quando criança, ao abrir essa possibilidade para os adultos só tinha como resposta algo como “deixa de ser maluco!”. Quem nunca passou por isso! Hoje todas as pessoas usam para conseguir chegar aos lugares que não conhecem.

Ao tentar entender como o sistema GPS funcionava, era possível percebermos que as fórmulas de ajuste na distorção espaço-tempo tinham que ser aplicadas a esse rede de satélites. Sim! O tempo para eles passa em velocidade diferente do que passa para nós. Olha Einstein brilando aí de novo! Ah, como eu gostaria que ele ainda estivesse entre nós para contemplar esses fatos…

Passa mais um pouco e essa criatura notável chamada ser humano consegue identificar as ondas gravitacionais e até imaginar o que seria uma lente gravitacional. Tudo isso em teoria e desenhos porque para enxergar de verdade mesmo seria necessário vencer desafios tecnológicos e científicos até então inimagináveis.

E passa mais um tempo… Após mais de 15 anos de projeto e execução, superando surpreendentes desafios da engenharia, lá está ele, o Telescópio Espacial James Webb – JWST, que veio nos propiciar essa deslumbrante imagem! Difícil olha para ela sem se emocionar!

O Que Essa Imagem Tem de Tão Especial

Para que você possa entender porque essa imagem é tão emocionante, vou citar aqui algumas de suas características rapidamente perceptíveis:

  • É a mais clara e profunda imagem de campo profundo já feita até hoje do universo distante.
  • Percebe-se claramente o efeito de lente gravitacional.
  • Percebe-se claramente as distorção no tecido espaço-tempo.
  • A lente gravitacional é formada a partir da massa combinada do aglomerado de galáxias no primeiro plano que modifica o tecido espaço-tempo entre nós e o ponto sendo observado.
  • Essa é apenas a primeira imagem. Cientistas vão continuar utilizando o JWST com tempo de exposição muito maiores para revelarem segredos do nosso vasto universo.
  • Essa imagem mostra o aglomerado de galáxias SMACS 0723 como ele era há 4,6 bilhões de anos, com muitas outras galáxias à frente e atrás dele.
  • Quanto mais longe conseguimos enxergar o passado melhor entenderemos o presente e futuro do nosso universo.

E mais algumas características que não são tão perceptíveis assim mas que estão explicadas no site da NASA:

  • Levou apenas 12 horas e meia de exposição para ser construída, enquanto a imagem de campo mais profundo realizada pelo Telescópio Hubble levou várias semanas para ser obtida e não tem um décimo da precisão da imagem do JWST.
  • Essa imagem corresponde ao um pedaço do céu do tamanho de um grão de areia na ponta da sua mão com o braço esticado.
  • Algumas galáxias vistas nesta foto datam de quando o universo tinha apenas 1 bilhão de anos.
  • Essa imagem de campo profundo foi obtida pela NIRCam (Near-Infrared Camera) do JWST.
  • Este campo também foi registrado pelo MIRI (Mid-Infrared Instrument) do JWST, que observa a luz na região do meio infravermelho.
  • A NIRCam trouxe as galáxias distantes para um foco mais claro. Elas possuem algumas estruturas que nunca antes haviam sido notadas.
  • Um sistema avançado de espectroscopia provou que uma das galáxias possui imagem espelho.

Se você quiser explorar um pouco mais os desafios de engenharia para construir um equipamento tão magnífico leia este outro artigo que escrevi:

Para saber mais detalhes sobre esse momento histórico das primeiras fotos enviadas pelo JWST e ver as outras fotos dessa primeira leva, vá diretamente ao site da NASA que trata do assunto:

Deixe seu comentário