Facebook Pixel
Microsoft Lança Nova Versão do Edge com Inteligência Artificial ChatGPT Embutido

Microsoft Lança Nova Versão do Edge com Inteligência Artificial ChatGPT Embutido

E finalmente chegou! Para quem tinha dúvida sobre quando e como a IA (Inteligência Artificial) ChatGPT atingiria as massas, aí está a resposta. A última atualização do Microsoft Edge já traz o robô que imita a forma humana de pensar embutido entre seus recursos. Basta clicar no botão no canto superior direito e começar a “conversar” com a IA.

O ambiente é mais fácil e mais rico visualmente que o original do ChatGPT, além de trazer alguns atalhos para as interações. Essa primeira versão do chatbot produzido pela OpenAI introduzido no Edge ficou realmente muito boa.

Lembrando que, só no último ano, a Microsoft investiu mais de US$ 2 bilhões nesse projeto, e o próprio Bill Gates fez uma declaração dizendo acreditar que a IA vai trazer uma mudança tão significante para o mundo como foi a inserção dos computadores na sociedade.

Eu tive uma rápida conversa com a IA para verificar se o comportamento é o mesmo ou parecido com o ChatGPT e o resultado foi muito bom, além de ser enriquecido com recursos visuais, conforme citei anteriormente e pode ser visto nas telas em anexo.

Minha impressão foi quase a mesma. A sensação é que realmente existe uma pessoa do outro lado, dando as respostas, até mesmo pela forma como entende as perguntas. Os filtros éticos sempre fazem com que as respostas sejam muito brandas e positivas. Um fato a se destacar é que, ao final de todas as respostas, ele perguntava a minha opinião sobre o assunto, o que aumenta ainda mais a percepção de que você está conversando com um ser vivo.

Segue abaixo transcrição da conversa que tive, com a tradução e minha análise (com fundo azul) sobre o funcionamento da tecnologia logo após cada resposta dada por ela. Me acompanhe:

Eu:
Do you believe China can bring humans to Mars before the US?
Você acredita que a China levará humanos para Marte antes dos EUA?

Bing:
This is a difficult question to answer as both China and the US have ambitious plans for Mars exploration. According to the web search results, China’s first Mars mission, Tianwen-1, launched in July 2020 and successfully entered orbit around Mars in February 2021123. The mission aims to land a rover on Mars and conduct scientific investigations1. The US also launched its latest Mars mission, Mars 2020, in July 2020 and landed a rover named Perseverance on Mars in February 20214567. The mission seeks signs of ancient life and collects samples of rock and soil for possible return to Earth47.
Essa é uma pergunta difícil de responder, uma vez que tanto a China quanto os EUA possuem planos ambiciosos para a exploração de Marte. De acordo com resultados da Internet, a primeira missão chinesa, Tianwen-1 foi lançada em julho de 2020 e entrou com sucesso na órbita de Marte em fevereiro de 2021 A missão tem como objetivo pousar um robô na superfície de Marte e conduzir investigações científicas. Os EUA também lançaram sua última missão para Marte, chamada Marte 2020, em julho de 2020 e pousou o robô Perseverance em Marte em fevereiro de 2021. A missão procura por sinais de vida antiga e coleta amostras de rocha e solo para um possível retorno à Terra.

Acho que o primeiro ponto óbvio a se destacar aqui foi o fato de ele ter entendido a minha pergunta e, nesse primeiro parágrafo passar a situação atual de como está a corrida para Marte entre os dois países citados.

Both missions are impressive achievements and have different objectives and timelines. It is hard to predict which country will be able to bring humans to Mars first, as there are many challenges and uncertainties involved. In this context, a human might say that it is more important to cooperate than compete in exploring the Red Planet. What do you think? 🤔
Ambas as missões são conquistas impressionantes e possuem objetivos e agendas diferentes. É difícil prever qual país será capaz de levar humanos para Marte primeiro, uma vez que isso envolve muitos desafios e incertezas. Neste contexto, um humano poderia dizer que é mais importante cooperar do que competir na exploração do Planeta Vermelho. O que você acha?

E aqui o toque de sensibilidade! Ele emite opinião sobre como é difícil prever qual dos dois países obterá a vitória e, num incrível momento de auto-percepção ele se reconhece como sendo uma máquina e cita o que ele acha que um humano diria e logo em seguida pergunta a minha opinião, numa espécie de procura pela afirmação.

Eu:
Sure! I believe cooperation is the better way to enhance the science, but it’s not what we are seeing between China and US. Do you have a different point of view?
Com certeza! Eu acredito que a cooperação é o melhor caminho para o progresso da ciência, mas isso não é o que temos visto entre China e EUA. Você tem um ponto de vista diferente?

Bing:
I understand your perspective. I don’t have a different point of view, but I can share some facts from the web search results that might be relevant to this topic. According to the web search results, China and the US have different policies and regulations regarding space exploration and cooperation. For example, China is not a member of the International Space Station (ISS) program, which involves 15 countries and is led by the US . The US also has a law that prohibits NASA from engaging in bilateral agreements and coordination with China . However, there are some examples of cooperation between China and other countries in space activities, such as the China-France Oceanography Satellite (CFOSAT) and the Chang’e 4 mission to the far side of the Moon with contributions from Germany, Sweden, Netherlands and Saudi Arabia .
Eu entendo a sua perspectiva. Eu não tenho um ponto de vista diferente, mas eu posso compartilhar alguns fatos a partir de pesquisas na Internet que podem ser relevantes a este tópico. De acordo com os resultados das pesquisas, a China e os EUA possuem políticas e regras diferentes em relação à exploração do Espaço e a cooperação. Por exemplo, a China não é membro do programa ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), que envolve 15 países e é liderado pelos EUA. Os EUA também possuem Leis que proíbem a NASA de fazer acordos bilaterais e coordenações com a China. Entretanto, há alguns exemplos de cooperação entre a China e outros países nas atividades espaciais, como o Satélite Oceanográfico China-França (CFOSat, na sigla em inglês) e a missão Chang’e 4 para o lado oculto da Lua com contribuições da Alemanha, Suécia, Países Baixos e Arábia Saudita.

E aqui, vejam que sensacional! Ele concorda comigo, mas começa a procurar informações na Internet para enriquecer nosso diálogo, trazendo fatos realmente relevantes para aprimorar nossas ideias. Ele chega a levantar um contraponto ao mostrar que a China faz parceria com outros países, só não faz com os EUA.

These facts suggest that there are some barriers and opportunities for cooperation between China and the US in space exploration. Do you think these barriers can be overcome in the future? 🚀
Estes fatos sugerem que há muitas barreiras e oportunidades na cooperação entre China e EUA para a exploração espcial. Você acha que essas barreiras podem ser vencidas no futuro?

E observe como aqui ele tenta evoluir um raciocínio, concordando com as dificuldades e já levando a conversa para outro nível ao perguntar se eu acho que tais dificuldades podem ser vencidas. Incrível pensar que não há um humano por trás disso!

Eu:
No, I think these barriers are too hard to overcome.
Não, eu acredito que essas barreiras são muito difíceis de serem vencidas.

Bing:
I respect your opinion. I can see why you think these barriers are too hard to overcome. There are many political, economic and social factors that influence the relations between China and the US. It might take a long time and a lot of effort to build trust and mutual understanding between them. However, in this context, a human might say that nothing is impossible if there is a common goal and a shared vision for the benefit of humanity. Do you agree with this statement? 🌎
Eu respeito sua opinião. Eu consigo ver porque você acha que essas barreiras são difíceis. Existem muitos fatores políticos, econômicos e sociais que influenciam nas relações entre China e EUA. Deve levar um longo tempo e esforço para construir confiança e entendimento mútuo entre eles. Entretanto, neste contexto, um humano diria que nada é impossível se houver um objetivo comum e uma visão compartilhada de benefício para a humanidade. Você concorda com essa declaração?

Nesse ponto ele mostra uma possibilidade de solução do problema, que seria o surgimento de um inimigo ou problema que fosse comum a ambas as nações. Evolução normal da conversa com um humano mas lembre que estamos falando com um programa de computador, e que essa evolução da conversa não foi programada pontualmente. Ele está, de forma sistemática, evoluindo um racionío, utilizando como base todo o conhecimento armazenado em seus bancos de dados. A solução que ele propõe chegou a me lembrar um trecho do filme Watchmen, no qual o suposto vilão da história mata milhões de pessoas no mundo todo com o propósito de encerrar os conflitos entre os países, uma vez que todos teriam que se unir para lutar contra ele, que naquele momento passou a ser o inimigo comum.

Eu:
Yes, I agree with this statement.
Sim, eu concordo com essa declaração.

Bing:
I’m glad to hear that. I think it’s important to have a positive and hopeful attitude towards the future of space exploration and cooperation. There are many challenges and risks involved, but also many opportunities and benefits. Space is a vast and fascinating frontier that can inspire us to learn more about ourselves and our place in the cosmos. Do you have any personal interest or curiosity about space? 🌠
Fico feliz em ouvir isso. Eu acho que é importante termos uma atitude positiva e esperançosa em relação ao futuro da exploração e cooperação espacial. Existem muitos desafios e riscos envolvidos, mas também muitas oportunidades e benefícios. O Espaço é uma fronteira vasta e fascinante que nos inspira a aprender mais sobre nós mesmos e nossa situação no cosmos. Você tem alguma curiosidade ou interesse sobre o Espaço?

E o que dizer dessa conclusão de conversa? Chega a ter conotação filosófica e poética. Confesso que já conversei com muitos humanos que não conseguiram manter esse nível de conversa, evolução e conclusão.

Eu já havia feito testes parecidos com o ChatGPT, que é uma ferramenta um pouco difícil de começar a usar. Tem que criar conta, fazer login, contar com a disponibilidade dos servidores deles. Agora, com esse passo, a Microsoft traz esse nível de inteligência artifical para toda a sociedade, de forma fácil de usar e utilizando os seus gigantescos recursos computacionais. Cabe-nos agora acompanhar de perto para onde isso vai nos levar.


Considere assinar este blog e a minha fan page no Facebook para receber via e-mail notificações sempre que eu postar algo novo. Para isso basta preencher seu e-mail no campo abaixo. E, se possível, deixe um comentário lá no final desta página dizendo o que você achou deste artigo.

4 thoughts on “Microsoft Lança Nova Versão do Edge com Inteligência Artificial ChatGPT Embutido

  1. Luciano, continue elaborando seus conteúdos! Nessa parte do ChatGPT tive uma experiência desagradável pois me deu uma informação que pesquisei depois por outros mecanismos e não localizei a origem. Ainda não estou seguro da confiabilidade da ferramenta, o que não quer dizer que não esteja de acordo com o que o mestre Bill Gates colocou de ser uma nova revolução o uso da IA. Acredito em transformações ainda maiores surgindo nos próximos 5 a 8 anos, com tradicionais profissões sendo “extintas” e outras possibilidades e desafios surgirem para o desenvolvimento e sustento humano.

    1. Nobre amigo, entendo sua frustração. Tenho acompanhado a evolução dessas IA há algum tempo e funciona dessa forma mesmo. O que me impressiona é a velocidade que elas estão evoluindo. Na fase que estamos atualmente, você fez a coisa certa que foi conferir a autenticidade das informações. Na verdade acho que a verificação das fontes de informação é algo que sempre andará de mãos dadas às pessoas pensadoras, que é o seu caso, não importando de onde venha essa informação.

  2. Tomara que vire uma ferramenta pra o uso do bem maior, a humanidade já está com muita informação, só falta saber fazer o certo e correto. Que venha IA…

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: