Facebook Pixel
100 Anos de Teoria da Relatividade

100 Anos de Teoria da Relatividade

Gente, amanhã já é meu aniversário de 50 anos e eu passei o ano todo falando só do aniversário do Homem na Lua. Preciso tecer meus comentários sobre os 100 anos do eclipse de Sobral ainda hoje!

Em 1919, Einstein virou lenda, a Física virou de ponta-cabeça, o tempo e o espaço viraram uma coisa só… E Sobral virou a cidade mais famosa do mundo

Revista Super de 29/05/2019

Lógico que o feito de pousar na Lua merece toda a minha consideração mas quem me acompanha sabe que eu já havia dito que iria parar de falar sobre a Lua esse ano para falar de um feito ainda muito mais importante para a história e evolução da ciência. Eu me referia ao eclipse de Sobral, que este ano completou 100 anos e que, a meu ver, foi o fato científico mais importante já revelado. Se você ainda está perdido e se perguntando por que razão um eclipse seria tão importante, vamos aos fatos!

Em um momento em que a ciência estava confusa entre as complexas teorias de Newton e Maxwell em relação ao entendimento da velocidade da luz Einstein levanta uma nova teoria que derrubava as duas primeiras. Em 1905 ele publicava seu primeiro documento a respeito da Teoria da Relatividade Especial. Não vou falar muito sobre ela por aqui pois o mundo está cheio de excelente literatura a respeito do assunto. O que interessa para nós, nesse momento é que, apesar de ser descrita a Teoria da Relatividade não tinha como ser comprovada através de observação.

Me traz espanto como grandes momentos que revolucionam a ciência parte de experimentos que podem parecer muito simples! Eratóstenes precisou de dois gravetos para descobrir que nosso planeta é esférico, Newton levou uma bordoada na cabeça para escrever os princípios dos campos gravitacionais e Einstein precisou de um eclipse ocorrido em Sobral, no Ceará, no dia 29 de maio de 2019 para comprovar que tempo e espaço são flexíveis mudando assim toda a percepção científica do universo.

Em uma explicação simples, uma forma de comprovar que grandes corpos celestes deformam o tecido do espaço-tempo ao seu redor seria fazendo fotos de estrelas em condições normais e depois fazer a mesma foto com a presença do Sol. Se tudo desse certo o Sol desviaria a luz das estrelas fazendo com que, para nós, elas parecessem estar em outro lugar. A única forma de fazer fotos das outras estrelas com a presença do Sol seria através de um eclipse, e aquele ocorrido em 29 de maio de 2019 oferecia condições perfeitas se observado a partir de Sobral ou da Ilha do Príncipe, na África. Através dessa comparação foi possível observar que o campo gravitacional da nossa estrela, Sol, desviou a luz emitida pelas outras estrelas mais distantes, comprovando assim que o tempo e o espaço podem ser distorcidos.

Satélite Navstar 2F

Nos dias de hoje essa distorção no tecido espaço-tempo pode ser constatada nos satélites da rede GPS, aqueles que mostram a sua localização exata. Como tais satélites estão trafegando em alta velocidade, 14 mil km/h a 20 mil km de distância de nosso planeta, é possível observar que o tempo passa para eles de forma diferente do que nós podemos perceber aqui na superfície do planeta.

Segue a relação dos melhores vídeos que encontrei sobre o tema Eclipse de Sobral:

Deixe seu comentário