Facebook Pixel
Proteja Seu WhatsApp HOJE!

Proteja Seu WhatsApp HOJE!

  • Todas as pessoas estão no grupo de risco de sofrer clonagem no WhatsApp.
  • A única forma segura de utilizar o WhatsApp é habilitando a verificação em duas etapas.
  • Caso você ainda não tenha habilitado a verificação em duas etapas faça isso hoje!
  • Saiba como os bandidos agem.
  • Se você cair no golpe e perceber que foi clonado dá tempo de agir rapidamente e bloquear sua conta no aplicativo antes que o criminoso comece a pedir dinheiro para os seus contatos.

Atenção:

Caso você já tenha sofrido o golpe de clonagem clique aqui para direto à página de suporte do WhatsApp e solicite o bloqueio temporário da sua conta.

Neste artigo vou explicar como marginais utilizam situações cotidianas para extorquir pessoas através da clonagem do número do seu WhatsApp e como eles agem para ter acesso ao seu número. Vou dar uma explicação simples e rápida logo no início do artigo que te deixará em segurança e, caso você queira entender toda a mecânica de como esse crime funciona basta continuar lendo que darei explicações detalhadas.

O procedimento mais importante é habilitar a “Verificação em Duas Etapas”. Caso ainda não tenha feito isso, faça imediatamente.

Habilitando a Verificação em Duas Etapas

É muito simples garantir a segurança do seu WhatsApp. Para isso basta habilitar a Verificação em Duas Etapas. Siga o passo-a-passo (em imagens, texto e vídeo), proteja seu WhatsApp e depois então, se quiser entender como tudo funciona, continue lendo este artigo.

1. Na tela inicial do seu WhatsApp clique no ícone do menu no canto superior direito e então em “Configurações”

2. Na tela das configurações clique em “Conta”

3. Clique em “Verificação em Duas Etapas”

4. Clique em “Habilitar”

5. Digite uma senha de seis dígitos. Essa senha será solicitada da próxima vez que você instalar o WhatsApp em um aparelho novo. Dessa forma, caso o bandido faça uma clonagem do seu número telefônico, ele não conseguirá habilitar o WhatsApp pois ele não terá essa senha.

6. Confirme a senha.

7. Entre com seu endereço de e-mail. Dessa forma você vincula o seu WhatsApp, que já está protegido por senha, ao seu e-mail.

8. Digite seu endereço de e-mail novamente para confirmação.

9. Verificação em duas etapas está concluída. Basta clicar em “Concluir” e voltar a utilizar seu WhatsApp normalmente, dessa vez sabendo que está seguro.

Agora continue lendo meu texto para você entender o tamaho do problema que pode ser na sua vida caso seu WhatsApp seja clonado.


Dá Muito Trabalho. Eu Preciso Disso?

Não se engane pensando que o único alvo desse tipo de criminoso são as pessoas públicas, poderosos ou celebridades. Esse golpe está cada vez mais normal e corriqueiro, atingindo todas as pessoas de todas as classes da sociedade.

Principalmente durante o período de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19. Nessa época os crimes virtuais cresceram assustadoramente!

Como o Marginal Consegue Extorquir os Meus Parentes e Amigos

Hoje fui surpreendido com a mensagem de um amigo, por quem tenho grande estima. A mensagem dele era bem convincente afinal, ele estava com o carro à venda. Ele disse que excedeu o limite diário de transferências que o banco dele permite e que precisava pagar ainda hoje o despachante. Ele perguntou se eu poderia fazer essa transferência para o despachante que amanhã mesmo, ele me devolveria o dinheiro. Viu como é fácil? Se eu não estivesse atento, teria feito o pagamento para ajudar o amigo, na certeza que ele me devolveria o dinheiro amanhã.

Caso você se interesse em ver a conversa inteira, basta ir para o final deste artigo onde ela está publicada na íntegra, porém, antes de ir lá vou lhe explicar como tudo funciona.

Como o Criminoso Consegue Acesso à Minha Conta do WhatsApp

Muito simples! A segurança básica do WhatsApp, a princípio, deveria ser bem eficiente. Funciona da seguinte forma: assim que você termina de instalar o programa em seu smartphone, na primeira execução ele pergunta o seu número. Este número vai ser o seu identificador, a sua conta junto à rede do WhatsApp. Para ter certeza que você é realmente o proprietário deste número ele envia um código de confirmação através de mensagem de texto SMS.

Observe que o código que vai naquela mensagem é a confirmação para o WhatsApp que você é o proprietário daquele número! Isso precisa ficar bem claro. Qualquer pessoa que tentar clonar o seu Whatsapp vai precisar desse código então aqui fica a primeira dica: nunca passe para ninguém códigos que chegam para você via mensagem de texto SMS.

Quem já instalou WhatsApp no telefone conhece bem este procedimento. Assim que recebe a mensagem você digita lá na confirmação. Como somente o proprietário daquele número tem conhecimento do código de confirmação, então os servidores do Facebook (proprietária do WhatsApp) tem certeza que aquele número pertence a você. O processo é simples, rápido e seguro. Em alguns modelos de smartphone você nem precisa digitar o código pois o WhatsApp fica rastreando as mensagens que chegam e ele próprio reconhece a mensagem com o código, fazendo a autenticação de forma totalmente automatizada. De qualquer forma, só consegue registrar uma conta no WhatsApp quem é o verdadeiro proprietário daquela linha telefônica.

Mas se é tão seguro, como o criminoso consegue ter acesso?

Tudo o que o criminoso precisa para habilitar o seu WhatsApp no telefone dele é conseguir o código de confirmação que você recebe por SMS no momento que instala o aplicativo. Vou lhe mostrar agora duas forma que os bandidos utilizam para conseguir acesso ao código de verificação. Leia com atenção e você verá que não é tão difícil assim.

Nunca, jamais, em tempo algum forneça códigos enviados por SMS para quem quer que seja! O bandido vai se passar por representante de alguma empresa idônea para lhe pedir este código. Ele vai dizer que é do seu banco, da sua empresa de TV a cabo, da Rede Globo, de qualquer empresa séria, mas não é. Apenas um criminoso querendo ter acesso ao seu conteúdo do WhatsApp

Dica Master

1. Engenharia Social

Esse áudio tem pouco mais de um minuto e mostra como um criminoso tenta obter acesso ao seu código de validação no WhatsApp. Esse caso teve um final feliz pois a vítima já estava preparada.

O termo é pomposo e bonito, parece super técnico, mas na verdade é maneira como os bandidos menos preparados tecnicamente conseguem acesso à informação. É o famoso e antigo “conto do vigário”. Veja como é simples:

Método 1:
– A criatura repugnante descobre seu número telefônico através de algum anúncio que você tenha publicado.
– O bandido então liga para você dizendo que trabalha no veículo de comunicação, por exemplo, no jornal ou no website onde o anúncio está sendo veiculado.
– Ele então lhe diz na ligação que precisa confirmar seu número de telefone e que, para isso, está lhe enviando neste momento um código por SMS.
– Ele pede que você diga esse código, dessa forma ele pode ter certeza que você é realmente o dono daquele número.
Você recebe o código e fala para o criminoso.

Método 2:
– Você é um prestador de serviços que tem seu trabalho divulgado na Internet, seja no Facebook, Google, Instagram, website próprio, ou qualquer outro meio.
– O criminoso acessa sua propaganda e entra em contato com você com alguma proposta mirabolante, como uma entrevista em horário nobre na TV.
– Ele comenta sobre os seus casos de sucesso (afinal ele viu na sua propaganda!) e diz que a emissora está muito interessada na sua entrevista.
– Você fica feliz, se enche de orgulho e aceita o convite
– A escória humana diz que, para confirmar a entrevista é necessário que você informe o código que ele acabou de lhe enviar por SMS.
Você recebe o código e fala para o criminoso.

Aqui eu citei dois exemplos de métodos que os bandidos utilizam para obter o seu código de acesso ao WhatsApp, porém não há limites para a criatividade. Eu já vi e ouvi tantas histórias que poderia passar o dia todo aqui escrevendo. O que interessa é que eles inventam uma forma de fazar com que você diga para eles o código que recebeu no SMS.

Quando termina a ligação telefônica você descobre que seu WhatsApp foi desativado e alguns minutos depois você descobre que perdeu ele definitivamente e você se tornou a mais vítima do golpe.

O que na verdade aconteceu é que o criminoso instalou o WhatsApp no telefone dele, na hora de registrar o programa, na primeira execução ele informou o seu número. Lembra que o WhatsApp vai enviar uma mensagem SMS para fazer a confirmação? Então… Neste momento o SMS foi enviado para a você, que acabou de informar esse código para o criminoso. Daí para frente, com base em todas as informações que você tem até o momento, você percebeu que já é tarde demais.

2. Clonagem ou Resgate do Número

A essa altura você deve estar pensando que está livre desse risco, porque você nunca vai cair em nenhum dos golpes acima. Então deixa eu te dar uma notícia triste: você não precisa cair naquele “conto do vigário” para entregar o código de confirmação do WhatsApp para um bandido. Ele pode se valer da técnica que vou dizer agora.

Digamos que o criminoso tenha acesso a algum funcionário corrupto que trabalha na sua operadora de telefonia. Isso não é uma coisa muito difícil de acontecer. Esse funcionário corrupto pode simplesmente retirar um chip resgate com o seu número de telefone. O bandido então simplesmente coloca esse chip no telefone dele, instala o WhatsApp, faz todo o procedimento de inicialização. Como ele resgatou seu número de telefone, adivinha para qual aparelho o servidor do WhatsApp vai enviar o código de verificação? Sim, para o aparelho do bandido. Pronto. Temos toda a história que falei acima acontecendo de novo, e você vai perder não apenas sua conta no WhatsApp como também seu número telefônico.

Então eu me lasquei? Não existe nenhuma maneira de me proteger

Não. Você não se lascou. Existe uma maneira muito simples de se proteger que é realizando o procedimento que eu expliquei logo no início deste artigo. Caso você esteja com a verificação de duas etapas habilitada, mesmo que você caia em um dos golpes que listei acima, o bandido não conseguirá habilitar o seu WhatspApp no telefone dele.

Por isso é extremamente importante que você habilite a verificação em duas etapas. Essa é a única forma de você se proteger e ter a certeza que um criminoso nunca conseguirá acesso à sua conta.

O Que Posso Fazer Se Descobrir Que Meu WhatsApp Foi Clonado?

Assim que o bandido habilitar o seu WhatsApp no telefone dele, ele fará o que você deveria ter feito. Habilitar a verificação em duas etapas! Percebeu agora o tamanho do problema? Agora você não consegue mais recuperar a sua conta de WhatsApp, uma vez que ela está protegida por senha pelo bandido e está vinculada ao endereço de e-mail dele! A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o Facebook e solicitar que eles façam o bloqueio temporário da sua conta. Dessa forma o criminoso não terá como utilizar o seu WhatsApp para extorquir as pessoas que estão na sua lista de contatos.

Para abrir o processo junto ao Facebook solicitando a recuperação do seu WhatsApp, clique no link abaixo. Você será levado para um formulário de contato no qual deverá relatar o que lhe aconteceu. Eles irão bloquear sua conta por 7 dias e então você poderá resgatar seu WhatsApp.

Formulário de Contato com Equipe de Suporte do WhatsApp

Caso o seu telefone tenha parado de funcionar, é porque o bandido pode ter utilizado o método 2 citado acima, que consiste em clonar a sua linha. Nesse caso, entre urgentemente em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio temporário da sua linha telefônica. Uma vez que seu número esteja bloqueado basta ir a uma loja da sua operadora e solicitar um “chip-resgate”, dessa forma seu telefone voltará a funcionar normalmente sem perda do seu número.

Espero que essa explicação tenha lhe mostrado o quão grave é o crime da clonagem de WhatsApp e o quanto isso pode impactar sua vida, de seus amigos e familiares, e como é fácil se proteger deste tipo de crime.

O Que As Autoridades Podem Fazer

Nada! Ou quase nada!

Melhor do que qualquer recurso tecnológico, uma forma muito simples de se chegar ao bandido seria através do número da conta bancária para onde eles pedem que se faça a transferência a transferência do dinheiro, porém fui informado pela Polícia que eles não fazem esse tipo de investigação porque normalmente os bandidos utilizam contas digitais em nome de pessoas “laranja”. Então assim que recebem o dinheiro eles fazem o saque o nunca mais utilizam aquela conta.

Minha Conversa Com O Bandido

Segue teor da conversa que tive com o bandido. A título de exercício, tente imaginar em que momento você teria descoberto que se tratava de uma fraude. Ou se você teria perdido seu dinheiro. Lembre que, no cenário em questão, o Prof. Haroldo realmente estava com o carro à venda.

[11/13, 16:39] Prof. Haroldo: Boa tarde
[11/13, 16:39] Luciano Reis: Grande mestre! 🙂
[11/13, 16:39] Prof. Haroldo: Bem com você meu amigo
[11/13, 16:39] Prof. Haroldo: Como anda as coisa ?!
[11/13, 16:39] Luciano Reis: Tudo tranquilo!
[11/13, 16:40] Luciano Reis: Sufoco mas a gente vai levando… É a vida! Quem disse que ela seria fácil? 😂
[11/13, 16:40] Prof. Haroldo: Kkk
[11/13, 16:40] Prof. Haroldo: Orra
[11/13, 16:40] Prof. Haroldo: Nunca foi fácil
[11/13, 16:40] Prof. Haroldo: Desculpa te incomoda posso te pedi um favor??
[11/13, 16:41] Luciano Reis: Eu vi lá no grupo que sua filha está iniciando um negócio… Eu já iria entrar em contato para oferecer uma ajuda…
[11/13, 16:41] Luciano Reis: Mas, fala aí. Em que posso lhe ajudar neste momento?
(ele então envia esse print de sua tela)


[11/13, 16:42] Prof. Haroldo: Fiz algumas transferência hj meus limites diário excedeu estou precisando fazer uma transferência para o Despachate, consegue fazer para ele,amanhã te devolvo sem falta pode ser?
[11/13, 16:42] Luciano Reis: Qual banco?
[11/13, 16:43] Prof. Haroldo: Qual seu banco mesmo pra você fazer a transferência??
[11/13, 16:43] Luciano Reis: Itaú.
[11/13, 16:43] Prof. Haroldo: Rafael Roberto Claudino
Ag 0010
Conta 83412-5
Itaú
[11/13, 16:43] Prof. Haroldo: Pronto
[11/13, 16:43] Prof. Haroldo: O dele e Itaú tbm
[11/13, 16:44] Luciano Reis: Só me diz uma coisa, rapidão… Qual a sua religião?
[11/13, 16:46] Luciano Reis: Ah, e só mais uma coisa. Quando nos encontramos no Colégio Santa Mônica, mês passado. Você ficou pegando no meu pé por causa da camisa que eu estava usando. Por que você não gosta daquela empresa?
[11/13, 16:47] Prof. Haroldo: Zona norte do Rio de Janeiro
[11/13, 16:47] Prof. Haroldo: Estou na escola
[11/13, 16:47] Prof. Haroldo: Vou aguardar o comprovante
[11/13, 16:48] Luciano Reis: Eu acho que não estou falando com o Prof. Haroldo.
[11/13, 16:49] Prof. Haroldo: Está sim
[11/13, 16:49] Luciano Reis: Vou te ligar. Atende aí rapidão…
[11/13, 16:49] Prof. Haroldo: Dr Luciano
[11/13, 16:49] Prof. Haroldo: Faz a transferência?

Fique em Dia Com As Informações

Se esta dica foi útil para você, deixe seu comentário logo abaixo, e caso tenha gostado deste artigo assine este blog para receber em seu e-mail as novidades que publico por aqui. Normalmente dou dicas sobre ciência, tecnologia e segurança cibernética como foi o caso deste artigo.


Assuntos Relacionados

14 thoughts on “Proteja Seu WhatsApp HOJE!

  1. Com certeza com tanto erro de português já desconfiaríamos que não era nosso professor. 😉
    Obrigada pelas informações Lu.

    1. Como alguém aqui, eu teria desconfiado no primeiro erro de português do professor.
      Bandido é tão burro que nem presta atenção nesses detalhes.
      Meu WhatsApp já tem essa verificação em duas etapas.

  2. Esse camarada por me ver no mesmo grupo tentou a conversa de que o meu amigo prof. Haroldo, estava precisando pagar o mecânico de seu carro.
    Porem como havia lido o recado do luciano np grupo, em minutos desconversei e agredi com palavrões essa safado.
    Mas meu whatsapp tem duas etapas o nao permite em caso de roubo que um bandido pratiqie em meu nome quaisquer atividade. Vale a pena ficar atento, por você e seus amigos.

  3. Excelente Luciano, utilidade publica total, ja fiz no meu, vou passar pros da familia e espalhar o link dessa materia nas minhas redes sociais. Voce é uma benção em nossas vidas

  4. Qual seu banco mesmo??
    Ah, o dele e Itaú tbm… Coincidência demais né.
    Gente, tratando-se de transferências ou Pgtos sempre checar através de ligação direta com a pessoa

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: