Facebook Pixel
O Lado Negro do Orkut

O Lado Negro do Orkut

Um Pouco de História

Muitos não sabem, mas a origem deste estranho nome deve-se ao criador do sistema, Orkut Büyükkökten, engenheiro de software turco que, à época trabalhava no Google. Pelas regras da empresa, seus funcionários podem desenvolver programas independentes. Orkut deu prosseguimento ao projeto que iniciou na empresa que trabalhava antes de ir para a Google, a Affinity Engines, e o produto era divulgado com o nome inCircle. O plágio foi percebido devido à semelhança de 9 bugs idênticos entre o Orkut e o inCircle. Graças ao apoio do Google, o sistema atingiu o sucesso rápido. O serviço foi lançado em 22 de janeiro de 2004 e em julho do mesmo ano já atingia 1 milhão de afiliados, no final de setembro ultrapassava a marca de 2 milhões, sendo mais de 70% do Brasil, estatística que se mantém até hoje. A título de curiosidade, a palavra orkut em turco significa “O local das reuniões sagradas” e em finlandês “orgasmo” ou “prazer do corpo”.

6 Degraus (Six Degress of Separation)

A tradução literal de degree é grau, no sentido de temperatura ou ângulo de um círculo. No caso de redes sociais é utilizada a palavra em português degrau, por se assemelhar a uma escada de relacionamentos. A teoria diz que qualquer pessoa no mundo pode estar conectada a outra com, no máximo, 6 degraus de distância. Foi formulada inicialmente pelo húngaro Frigyes Karinthy em 1929 e ao longo desse tempo utilizada por diversas universidades, até se popularizar em 1990 com o filme Six Degrees of Separation de John Guare.

O Objetivo Inicial

Certamente Orkut Büyükkökten não planejava fazer uma ferramenta pública de spam ou uma forma de investigar a vida das pessoas. A intenção era realmente montar uma ferramenta que montasse a pirâmide social de uma pessoa, na qual ela poderia ver seus relacionamentos e os relacionamentos dos relacionamentos, materializando assim o conceito de Six Degrees of Separation, na qual o usuário poderia localizar pessoas que não mais tinha contato.

O Google gostou da idéia e, pensando comercialmente, disponibilizou a ferramenta. Agora o objetivo era realmente coletar dados das pessoas para fazer marketing dirigido através da ferramenta de pesquisas Google. Tecnicamente falando, os dados do Orkut ficam armazenados no computador do usuário no mesmo cookie que o Orkut. Dessa forma o Google se tornaria a ferramenta de publicidade dirigida mais poderosa do mundo. Fato que não iria causar mal aos usuários, uma vez que as propagandas só aparecem quando feitas pesquisas no Google. A empresa não tem intenção de violar esta regra de privacidade pois com isso mantém a confiabilidade dos seus usuários.

Um Bicho Chamado Homo Sapiens

Até aqui estaria tudo bem, não fosse uma variante não prevista no projeto pela equipe de desenvolvimento. Eles esqueceram que quem utilizaria o sistema seriam seres humanos, raça que tem uma incrível capacidade de planejar e executar o mal em benefício próprio, não se preocupando com as repercussões de seus atos às outras pessoas ou à sociedade como um todo. Logo apareceram os espertos que viram no sistema uma super ferramenta para fazer coisas até então trabalhosas. E logo o Orkut passou a ser utilizado para envio de e-mails não autorizados (spam – prática odiosa), espionagem, hoax (divulgação de boatos), vírus e outras coisas mais.

A parte que eu gosto neste tópico é que “malandro demais se atrapalha”, e algumas ferramentas para uso exploratório do Orkut, na verdade são ferramentas para causar mal ao próprio usuário da mesma. Então vamos no tópico a seguir, aprender a nos proteger desse tipo mal que assola a Internet.

Como se Proteger

A primeira regra para não ser pego de surpresa pelo Orkut é a mesma que sempre digo e que serve para qualquer serviço online. Não tente ser malandro e violar o sistema, não acredite em coisas gratuitas que pedem seu login e senha, seja do Orkut ou qualquer outro serviço. O golpe mais perigoso que tem vitimado os usuários, são ferramentas que propõem automatizar tarefas dentro do Orkut, como envio automático de scraps para todos os seus contatos.

Para que estes serviços funcionem, é necessário que você informe seu login e senha. Não faça isso nunca. Mesmo que o serviço em questão não seja fraudulento, existem vírus que rastreiam a Internet e descobrem seus dados de acesso no momento que você envia para a ferramenta (por conta disso os bancos utilizam aqueles terríveis teclados virtuais, desta forma sua senha fica protegida contra esse tipo de vírus – a utilização de bancos online é uma prática muito segura), ou seja, a ferramenta pode até ser idônea mas nesse momento o vírus já transmitiu seu login e senha para o cracker (hacker é qualquer pessoa que tenha domínio profundo de programação, quando este conhecimento é utilizado para o mal, então o título é cracker) que poderá, entre outras coisas, utilizar o seu perfil no Orkut, alterar seus dados pessoais, ou simplesmente coletar os e-mails dos seus amigos para enviar spam ou vírus.

Não espalhe boato. Se você receber alguma mensagem falando qualquer coisa sobre mudanças no modus operandi do Orkut, não acredite. Entre no Orkut e vá para a seção Notícias/News e então confira se aquela informação é real. Caso a informação não esteja publicada nas notícias, é porque se trata de um hoax (boato divulgado pela Internet), não é real. Eu fiz uma pesquisa na seção em questão e lá tem todas as dicas de segurança necessárias para o usuário não cair em nenhum golpe, mas ninguém entra lá para ver. Vou citar abaixo o hoax mais recente que está circulando no Orkut: “Urgente. Muda o teu orkut. Mensagem: Passe essa mensagem pra 15 pessoas diferentes e seu orkut vai ficar com o fundo verde e passará se chamar OrCut! Isso não é uma brincadeira, todos ja estão mudando e quem não mudar até o dia 30 deste mês (abril) perderá o registro e todos os amigos do Orkut antigo e terá de refazer o cadastro! Por Favor envie esta mensagem o mais rapido possível! Ou então continue no Orkut mesmo, porém ele vai ser pago entao corre” Outra: “FOI CONFIRMADO ONTEM PELA REDE GLOBO QUE O ORKUT VAI PASSAR A SER PAGO. EXATAMENTE, O ORKUT VAI SER PAGO. A ÚNICA MANEIRA DE ISSO NAO ACONTECER EH ATUALIZANDO SEU PERFIL ENVIANDO ESSA MENSAGEM PARA O MÁXIMO DE PESSOAS QUE PUDER. APÓS ENVIAR PARA UMAS 15 OU 20 PESSOAS (O NÚMERO VARIA DE ACORDO COM O NÚMERO DE AMIGOS) APERTE A TECLA ‘F5’. O SEU PROFILE INTAO ESTARA ATUALIZADO PARA A VERSAO PLUS DO ORKUT (VERSAO ESTA QUE NAO EH PAGA). MAS ATENÇAO, QUEM NAO ATUALIZAR SEU ORKUT, OU NAO INSERIR UMA CONTA PARA PAGAMENTO, TERA SEU PROFILE CANCELADO APARTIR DO INICIO DO MES QUE VEM. ATUALIZE SEU ORKUT O MAIS RÁPIDO POSSIVEL“.

Observe que ambas as mensagens acima possuem erros grotescos de português. Você acha mesmo que uma equipe extremamente séria e competente como a do Google cometeria erros tão primários? A segunda mensagem, então, diz que foi divulgado na Rede Globo! Em que programa? Em qual jornal? A primeira dica para você desconfiar é que em todas estas mensagens há um apelo muito grande para que você repasse para um número específico de pessoas em um intervalo de tempo curto. Isso sempre é característica de spam, o câncer da Internet.

Outra característica importante de um spam: Mensagens dizendo que o Orkut (o MSN Messenger também é vítima da mesma mensagem) passará a ser pago e que a única forma de evitar isso é que esta mensagem seja repassada a 15 mil pessoas. Você acha mesmo que se fizesse parte da estratégia da empresa passar a cobrar pelo serviço, que 15 mil e-mails mudaria a decisão deles? Antes de repassar este tipo de mensagem, confira com o serviço a veradicidade da mesma. No caso do Orkut, isso já foi explicado acima.

Clique Aqui Para Destruir Seu Computador

Outra forma comum de distribuição de malware (praga eletrônica, um novo termo utilizado para expressar os vírus, hoaxes, spams, phishing, etc.) são os scraps. Está na moda agora vir figurinhas coloridas desenhadas com caracteres dizendo “clique aqui para ver a mensagem completa” ou coisas desse tipo. Nunca entre! Na maioria das vezes você vai clicar e vai contrair um vírus. Observe que esses links sempre apontam para um endereço que termina com “.exe” ou “.scr” que, invariavelmente, executará um malware em seu computador. A essa altura você deve estar pensando “mas o último pinheirinho que recebi foi enviado pelo meu amigo”. Não, não foi seu amigo que enviou, foi um vírus que entrou no computador dele e lhe enviou esse scrap assumindo a identidade do seu amigo. Ou se seu amigo realmente fez isso, ele fez por ingenuidade, copiando desses sites engraçadinhos que oferecem complementos para o Orkut. Sendo assim, nunca cometa o erro de clicar em um link desses. Na verdade, o scrapbook não deveria ser utilizado para este fim.

Isso para não falar em outras pragas que circulam por e-mail, como um suposto brinde do Boticário (“clique aqui para ganhar seu prêmio”), informações de dívidas com a Embratel, Serasa, Receita Federal, Lojas Americanas, Submarino (“clique aqui para ver sua dívida”, ou “clique aqui para baixar o programa da Receita Federal”). Essas que eu lembro agora. Todas as citadas são vírus, não clique nos links de forma alguma. Pense sempre no seguinte: – Se você não fez nenhuma transação online com os perfumes “O Boticário”, eles não podem lhe enviar um prêmio. Até mesmo porque, o site da empresa informa sobre esta fraude. – Lojas Americanas, Submarino e outras grandes redes de lojas são empresas sérias e não lhe enviariam um e-mail informando sobre uma suposta compra que você não fez.

Observe que essas fraudes sempre têm falhas de português ou diagramação, erros que os departamentos de marketing dessas empresas jamais cometeriam.

– Receita Federal, Serasa ou outros órgãos públicos. Estes órgãos não informam por e-mail que você está endividado. Nunca acredite.

– Cartões virtuais tipo “O Carteiro” e outros. Eles não estão mais disponibilizando seus cartões através de “clique aqui para abrir”, devido ao incrível número de fraudes que rola utilizando o nome de suas empresas.

Dicas Infalíveis Contra as Fraudes Acima

1. Sempre que houver um “clique aqui” para qualquer coisa, pare o mouse sobre o link sem clicar e observe o endereço que vai aparecer. Se terminar com “.exe” ou “.scr” não há dúvida, é vírus. Fique atento porque alguns se disfarçam colocando um link imenso e lá no final tem um “.htm.exe” ou .jpg.exe”. O que vale é a última extensão, nesse caso, “.exe”.

2. Sempre, antes de abrir um e-mail desse tipo, abra o site da instituição e verifique lá. Em todos os casos citados acima, há uma advertência no site falando sobre a fraude e mostrando exatamente como é o e-mail que circula.

3. Não acredite em corrente, não acredite em fórmulas mágicas para: ficar milionário, ganhar todas as mulheres, aumentar seu pênis (até as mulheres recebem isso), ganhar alguma coisa qualquer. Nenhuma empresa vai te dar um telefone celular se você enviar um e-mail para 15 mil pessoas. Não acredite naquelas mensagens de crianças desaparecidas. O jdbgmgr.exe – Coitado do Bichinho! Esse hoax já é muito velho e renasceu agora com a moda do Orkut, uma mensagem dizendo que há um vírus perigoso em seu computador, chamado jdbgmgr.exe. A mensagem explica como ir lá e apagar o arquivo tido como maléfico. Acontece que esse é um programa que faz parte do Windows e sua falta pode comprometer algumas funcionalidades. O usuário, acreditando na mensagem, segue suas instruções, vai lá e deleta o arquivo cujo ícone é um ursinho. Coitado do bichinho, não fez nada de mal para ninguém, mas falaram mal dele e ele foi punido por causa disso. A natureza é perfeita e trabalha em equilíbrio, você será punido pelo Windows por ter extinguido o ursinho! Neste caso, a recomendação é a mesma. Confira a informação antes de repassar o boato.

Deixe seu comentário