Facebook Pixel
Onde está Deus nessa hora?

Onde está Deus nessa hora?

Quando assistimos cenas trágicas, como aquelas ocorridas na escola de Beslan (Ossétia do Norte – Rússia), invariavelmente ficamos tomados de profunda indignação. A minha primeira pergunta nesse momento é: indignação contra o quê? Contra a humanidade, contra governos, contra religiões ou ideologias… Na ausência de uma resposta precisa, percebo que grande parte da sociedade encontra um culpado fácil. Um culpado que, graças à genialidade de sua criação, permite até mesmo esse tipo de questionamento sem reagir! Antes de culparmos a Deus por tudo de ruim que acontece nesse mundo, que tal pensarmos um pouco na real responsabilidade Dele nesses casos?

A crise de reféns da escola de Beslan (conhecida também como cerco à escola de Beslan ou Massacre de Beslan) teve início no dia 1 de setembro de 2004, quando terroristas armados fizeram mais de 1200 reféns entre crianças e adultos, na Escola Número Um, da cidade russa de Beslan, na Ossétia do Norte.

Os terroristas chechenos colocaram explosivos no prédio da escola e mantiveram os reféns sob a mira de armas por três dias. Em 3 de setembro, no terceiro dia da crise, as forças de segurança russas teriam entrado na escola e atacado os sequestradores, que detonaram explosivos e atiraram nos reféns. O resultado foi a morte de 334 civis, sendo 186 deles crianças e centenas de feridos.

O grupo terrorista liderado por Shamil Bassaiev, denominado “Brigada chechena de reconhecimento e sabotagem” ligado aos separatistas chechenos, assumiu a responsabilidade pelo atentado terrorista à escola, que foi liderado pelo seu principal subalterno inguche, Magomet Yevloyev.

Normalmente quem culpa a Deus pelos males do mundo não tem muito conhecimento histórico religioso, ou se tem, acompanhe comigo esse raciocínio: Partindo-se do princípio que a Bíblia é a base para as maiores  religiões do mundo, vamos entender que lá está a perfeita descrição de quem é esse Deus e quem somos nós à sua luz. A resposta é simples: Deus é o supremo criador de todo o universo, e nós somos concebidos segundo a imagem e a semelhança dele. Para o nosso bem, estamos destituídos de alguns poderes divinais, ou este mundo seria inabitável e completamente destruído há muito tempo.

O que realmente nós, cidadãos do mundo, esperávamos de Deus naquela situação? Que ele milagrosamente interrompesse a ação dos terroristas fazendo-os desaparacer daquela escola, bem como todo o material bélico que lá se encontrava? Ou que ele, utilizando de todo o poder que tem, fizesse o tempo retroceder e as pessoas tomassem providências específicas de defesa antes que o fato ocorresse? Seria muito bom, eu concordo, mas esse não seria o mundo em que vivemos, o mundo que nós construímos com nossas próprias mãos, idéias e convicções.

Quando me perguntar “onde está Deus nessa hora”, uma resposta muito simples me vem à mente: olhe para você mesmo! Veja que você é um ser pensante, que tem uma apurada percepção do mundo e dos fatos à sua volta. Somos capazes de criar, tomar decisões, realizar atos e criar fatos que, conseqüentemente, geram repercussões. Tudo o que fazemos gera conseqüências nesse mundo. Que outro “bicho” você conhece com tamanho poder? Se levarmos ao pé-da-letra, veremos que somos semideuses!

Se acha que estou apelando, veja o ponto: Deus nos fez tão poderosos, tão livres e soberanos, que somos capazes de tomar decisões de qualquer tipo, até mesmo a decisão de sermos maus, de praticarmos a iniqüidade, de blasfemarmos contra o próprio criador, de questionarmos atos os quais somos os únicos culpados… Não seria mais fácil para Deus fazer criaturas que só fazem o bem? Que somente passam os dias e noites a venerá-lo, a bendizer suas grandes obras?  Mas não foi assim, ele realmente nos fez à sua semelhança.  Somos capazes de decidir, temos o mais puro e verdadeiro livre arbítrio. E como fruto de todo o mal que se passa em nossas mentes, e de todo mal que passou nas mentes dos nossos antepassados, o resultado disso é o mundo como ele é hoje.

A questão é muito simples, é o que chamo de Matemática da Vida, assim como 2 + 2 = 4, ou assim como a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, os nossos atos e pensamentos geram conseqüências matematicamente previsíveis. Assim como existem equações simples de serem resolvidas e outras tão complexas que a humanidade sequer tem o caminho para a solução, o mundo como é hoje é o resultado de uma complexa equação que vem se desenrolando há cerca de 10 mil anos, incompreensível para o raciocínio lógico de um Homem, porém tão preciso quanto as fórmulas descritas no início deste parágrafo.

Onde está Deus nessa hora? Ele está no trono da glória, vendo o resultado da sua criação sem intervir nela. Avaliando esse mundo cheio de deuses e as ações desses deuses, conhecedores do bem e do mal, detentores da soberania para escolher o que querem fazer com tal conhecimento.

Antes de me enviar um e-mail com aquela infundada pergunta, olhe para o seu computador e me diga sinceramente: que outro ser seria capaz de fazer tão formidável equipamento? E você pode utilizá-lo para engrandecer as pessoas, enviando mensagens que edifiquem e nos façam melhores, ou pode semear a guerra e a contenda com mensagens mal intencionadas. Mesmo as mais brilhantes invenções do homem, envolvendo a conquista espacial ou a exploração do núcleo do átomo podem ser utilizadas para o mal! Enquanto Einstein via uma nova forma de energia capaz de revolucionar a vida da humanidade, governantes viam uma bomba capaz de provocar o extermínio da mesma. Enquanto Santos Dumont via um aparelho capaz de encurtar distâncias fazendo do mundo um local melhor para se viver, outros viam um aparelho capaz fazer extermínio em massa.

Naquele incidente na Rússia, Deus estava presente! Presente no coração daqueles homens dispostos a sacrificar suas próprias vidas em prol de um ideal, homens sem piedade e livres para demonstrar o total descaso ao Deus Criador ao ponto de exterminar outros semideuses. Deus estava presente nos mostrando que ainda falta muito para fazermos deste planeta o lugar melhor para se viver, nos mostrando que ele nos deu esse mundo de modo a crescermos e amadurecermos, para que um dia cheguemos ao ponto de sermos completos e perfeitos como ele. Quem sabe em mais 10 mil anos de evolução tenhamos aprendido alguma coisa?

Por enquanto ficamos aqui, nesse mundinho, aprendendo um pouco, para tentarmos não cometer os mesmos erros históricos e assim fazer o resultado da equação da vida se tornar um número positivo diante de Deus, esse Deus que está aqui manifesto em nossas vidas.

Deixe seu comentário