Facebook Pixel
Mensagem nas Cores do Paraquedas do Perseverance

Mensagem nas Cores do Paraquedas do Perseverance

Confesso que quando vi aquele paraquedas todo colorido parecendo uma colcha de retalhos, me chamou a atenção e cheguei a pensar “será que tem uma mensagem codificada alí?”, mas por preguiça ficou só no pensamento mesmo.

Como sempre tem gente com mais disposição e tempo, descobriram que aquelas cores, na verdade, representam um código binário no qual cada faixa branca representa zero e cada faixa vermelha representa um. Em linguagem computacional cada faixa representa um bit.

Agrupando-se esses bits em conjuntos de 8 unidades temos um byte clássico, componente básico da computação desde os seus primórdios. O valor de cada byte é obtido convertendo-se o valor que está codificado em base binária para base decimal e assim temos uma sequência numérica. Na verdade a sequencia numérica já estava lá em base binária mas, para termos didáticos, vamos trabalhar com os valores convertidos para base decimal pois estes são humanamente indetificáveis.

Feito isso, baseado em uma tabela na qual o número 1 representa a letra A, o número 2 a letra B e assim sucessivamente, é possível formar frases, ou seja:

00000001 = 01 = A
00000010 = 02 = B
00000011 = 03 = C
00000100 = 04 = D
00000101 = 05 = E
00000110 = 06 = F
(…)

Dito isso temos duas mensagens codificadas nas faixas coloridas do paraquedas do Perseverance:

Mensagem 1 – Parte interna:

Dare Mighty Things (ouse fazer coisas poderosas – em tradução livre).

Mensagem 2 – Borda:

Coordenadas geográficas que apontam para a sede do NASA Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, local onde foi construído o robô.

Parabéns aos engenheiros do JPL por propiciarem este easter egg para os profissionais de informática!

Na imagem abaixo está bem detalhado:

Se você achou esse conteúdo útil ou relevante, considere assinar este blog para receber as novidades em seu e-mail.


Isso é Código ASCII?

Não. Na tabela listada acima a letra A tem valor 1 enquanto na tabela ASCII a mesma letra tem valor 65.

Explicando o que é a tabela ASCII:

Os computadores utilizam uma técnica muito parecida para salvar e trafegar informações. É o conceito do byte (pronúncia: baite) que você deve ter ouvido falar muitas vezes. Basicamente um byte é um caracter em seu computador, uma letra, um número, um símbolo, um código, seja lá o que for. É a menor unidade de informação a nível de dados. Uma letra é representada por um byte, que por sua vez é composto por 8 bits (pronúcia: bit) de forma bem similiar à tabela mostrada acima na codificação das letras no paraquedas da Perseverance.

A principal diferença é a codificação dos símbolos, e para tal existem algumas tabelas de códigos, como a EBCDIC utilizada pelos mainframes (computadores de grande porte) e a ASCII, utilizada em todos os computadores pessoais que conhecemos hoje, bem como smartphones. ASCII é a sigla de American Standard Code for Interchange Information (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). Na tabela ASCII a letra A tem o valor 65, B tem valor 66 e assim sucessivamente.


Assuntos Relacionados

Se você quiser saber todos os detalhes sobre a missão da Perseverance em Marte, abra o artigo abaixo.

Deixe seu comentário