Facebook Pixel
Imagens Falsas Atribuídas a Chandrayaan 2

Imagens Falsas Atribuídas a Chandrayaan 2

Voltou a circular na Internet uma notícia atribuindo erroneamente algumas imagens como sendo feitas pela sonda Chandrayaan 2 lançada pela Índia em setembro de 2019. O pior é que essas imagens nem são fotos reais, mas sim ilustrações artísticas cujo único propósito é chamar a atenção pela beleza conceitual sem qualquer comprometimento com a verdade ou possibilidade.

A missão espacial Chadrayan2 da Índia, enviou suas primeiras fotos da terra. São de tirar o fôlego.

Texto que está circulando na Internet, com vários erros.

Não é a primeira vez que esse hoax (boato na Internet) reaparece, isso faz parte da dinâmica normal desse tipo engodo. Eu estou fazendo esse alerta agora mas é bem provável que daqui a alguns meses ou anos você receba novamene essas imagens vindo de algum amigo como se fossem reais. Isso acontece com todos os hoaxes.

Como profundo entusiasta da exploração espacial e conhecedor de diversos conceitos técnicos sobre o assunto vou aqui explicar as inconsistências de algumas dessas gravuras. O mais importante a se observar é que as pessoas que as criaram não o fizeram com má intenção, essas pessoas são artistas que desenharam essas ilustrações com propósito puramente artísticos. Mal caráter são as pessoas que pegaram essas imagens e divulgaram como se fosse material científico. Dito isso, vamos aos fatos:

Essas duas ilustrações são tão bonitas quanto aterrorizantes. Se fosse possível existir nuvens tão gigantescas provavelmente a biosfera do planeta já teria sido destruída, e sem biosfera não há condição de vida no planeta. Então vamos contemplar essa imagem torcendo para que isso nunca aconteça.

Essa ilustração está realmente muito bonita! Porém é possível enumerar alguns erros logo na primeira observação:

1. A Proporção da Lua – Observe na foto abaixo, feita a partir da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) a proporção real do nosso satélite natural comparado à curvatura na Terra. Na ilustração acima a Lua está enorme, a ponto de dar para ver detalhes das crateras, enquanto na foto real ela está bem menor.

Foto real da Lua a partir da ISS – International Space Station

2. Presença de Estrelas – Observe na foto real que não é possível ver estrelas ao se fotografar a Lua a partir da Terra. Isso é um princípio básico de fotografia, para conseguir registrar as estrelas seria necessário fazer uma fotografia de longa exposição, porém essa mesma longa exposição faria com que a Lua apareceria na foto como um borrão branco brilhoso afinal ela está bem mais próximo e emana muito mais luz. Você vai ver algumas fotos do céu noturno onde aparece Lua e estrelas porém essas fotos são profissionalmente produzidas.

3. Disposição das Estrelas – Não dá para observar constelações na ilustração acima, apenas um enorme amontoado aleatório de estrelas que não condizem com a realidade do posicionamento delas no céu.

4. Ângulo, Iluminação e Cores – Na foto real é possível observar que, a partir daquele ângulo, a superfície da Terra fica com tonalidade e iluminação completamente diferentes da ilustração artística.

Mais uma vez a Lua muito próximo à Terra e com tonalidade azulada, dando a entender que nem se trata de um satélite sem atmosfera.

Essa linda imagem conceitual dá a entender que o fotógrafo está na Lua, fotografando um vulcão em erupção na Terra. Em primeiro lugar, não é possível ver do espaço um vulcão com aquele nível de detalhe. Em segundo lugar, veja a foto abaixo mostrando a Terra a partir da Lua e perceba que a ilustração está completamente fora de proporção.

Nascer da Terra a partir da Apollo 8

Poderia listar outras inúmeras evidências para mostrar que as ilustrações acima não são fotos reais mas acho que isso já foi o suficiente.

Eu já falei sobre a missão da Chandrayaan de exploração da Lua em outro artigo há quase um ano. Foi para dar a triste notícia que uma das tarefas teria sido perdida.

Inclusive nesse mesmo artigo, de quase um ano atrás, em abordo esse assunto das ilustrações se passando por fotos da Chandrayaan, que já estava viralizando na Internet.

Fotos Reais

Em sua viagem para a Lua a Chandrayaan fez algumas fotos da Terra que estão publicadas no site da Agência Espacial da Índia, a ISRO. As fotos reais em nada se parecem com as ilustrações que estão circulando.

Mais uma vez é possível observar que em fotos reais não aparecem estrelas.

Espero com isso ter elucidado esse caso de uma vez por todas porém já sabendo que, dentro de pouco tempo, seremos assombrados novamente por esse hoax.

Deixe seu comentário