Facebook Pixel
Eu no Debate Melodia FM

Eu no Debate Melodia FM

Nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2005, a Rádio Melodia FM promoveu um debate ao vivo no qual era questionado o seguinte tema: “A internet possui cobertura em todo planeta. Buscar ou cultuar a Deus na Web pode banalizar esta relação?“.

Os debatedores foram dois pastores renomados, um deles reconhecido internacionalmente por sua militância no sentido de pregar que o avanço tecnológico é prejudicial à fé em Deus, Pr. Paulo Nogueira e o outro, grande amigo meu, Pr. Martinho Monteiro.

Os pastores iniciaram a conversa pelo lado do individualismo, colocando que a Internet é um elemento individualizador pois as pessoas se afastam umas das outras.  Do lado contrário tentei mostrar como as comunidades online têm unificado muito as pessoas, formando novos grupos sociais e impulsionando reecontros presenciais até então inimagináveis.

O lado mais obscuro que os pastores colocaram foi o fato de o excesso de informação ser prejudicial ao Homem, utilizando como ilustração para isso a Árvore do Bem e do Mal descrita no livro de Gênesis.  Os pastores demonstraram preocupação com a informação que suas ovelhas estão recebendo pois existe tanto conteúdo positivo quanto negativo na Internet.  Neste ponto salientei para o fato de que o problema não é receber informação, pois Deus quer que sejamos o mais bem informados possível.  O problema é forma como as pessoas vão reagir a tal informação. A decisão que a pessoa vai tomar depende só dela.

O ponto principal da minha fala foi que a Internet não passa de um meio, assim como o rádio, a televisão ou o jornal.  Lá é possível encontrar todo tipo de informação.  A pessoa vai buscar aquilo que sente necessidade, e na Internet tem mais chance de encontrar.

A principal pergunta no debate foi “A tecnologia afasta o Homem de Deus?“.  Enquanto os pastores defendiam que sim, fiz um desfecho no debate, colocando que nenhum elemento no universo é capaz de afastar o indivíduo de Deus, a não ser o próprio indivíduo.

O debate foi interessante e esclarecedor no sentido de entender como funciona a mentalidade de algumas pessoas e grupos religiosos.

Abaixo a íntegra do debate:

Participantes:

  • Luciano Reis, Analista de Sistemas.
  • Pr. Paulo Nogueira, Conferencista Internacional do Apocalipse, Escritor.
  • Pr. Martinho Monteiro, Igreja Assembléia de Deus.
  • Eliel do Carmo – Mediador Radialista.

Deixe seu comentário