Facebook Pixel
Amazonia 1: O Primeiro Satélite 100% Brasileiro

Amazonia 1: O Primeiro Satélite 100% Brasileiro

Íntegra Original da ISRO da Transmissão do Lançamento

Nesta madrugada foi lançado o Amazônia 1 pela missão PSLV-C51 da agência espacial indiana o primeiro satélite de monitoramento brasileiro feito com tecnologia 100% nacional. Sim, há outros satélites brasileiros em órbita hoje, porém todos construídos em parceria com outros países, o de hoje foi totalmente projetado e construído no Brasil com componentes fabricados em nosso país.

Fico imaginando essa equipe que passou os dois últimos meses lá na Índia, fazendo os últimos ajustes no satélite e acompanharam o lançamento lá no local. Imagina quantas histórias essa turma vai ter para contar!

Amazônia-1 no INPE

Escolhi a transmissão com os melhores comentários para divulgar aqui. Só não reparem na hora que ele fala que “o satélite já percorreu 200 mil km”, ele nem deve ter percebido no momento de traduzir em tempo real a transmissão da ISRO – Indian Space Research Organisation. 200 mil km é metade da distância Terra – Lua!

PSLV-C51 a caminho da plataforma de lançamento

Se você quiser pular direto para a fala do nosso Ministro de Ciência e Tecnologia, Astronauta Marcos Pontes só ir direto para 23 minutos.

Um detalhe importante que não foi comentado nessa transmissão é que o momento mais crítico para a equipe brasileira era a abertura dos paineis solares do satélite e isso aconteceu no meio da fala do Ministro.

Um fato que achei engraçado foi que, durante a fala do Marcos Pontes, a peça decorativa contendo as bandeiras do Brasil e da Índia se moveu, ficando um pouco torta nas câmeras, então o diretor da agência espacial indiana correu lá para consertar, para deixá-la bem em foco.

Lançamento do Satélite Amazônia 1

Um pouco mais tarde, a ISRO liberou vídeo contendo imagens mais detalhadas tanto do lançamento quanto da liberação dos satélites no espaço. Apesar de o Amazônia-1 ser a carga mais importante do lançamento, o veículo também levou outros 18 satélites para serem liberados na órbita do nosso planeta.

Imagens com detalhes do lançamento do Amazonia 1

No mesmo dia o Ministro de Ciência e Tecnologia, Astronauta Marcos Pontes postou em sua página do Facebook uma parada que ele e e sua comitiva fizeram no caminho de regresso do Centro de Lançamento com a mensagem

Hoje fecho o dia, reafirmando a minha convicção de que nós podemos! Nós temos ciência, tecnologia e inovação que nos orgulha! Confie na ciência brasileira

Marcos Pontes

O equipamento é o terceiro a formar o sistema Deter e vai auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Com 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e vai capturar imagens em alta resolução. As fotos começarão a ser tiradas cinco dias após o satélite se estabilizar na órbita.

Separação do Amazonia 1


Missão

A missão do Amazônia-1 está tão bem descrita neste artigo do Portal Tilt que é mais eficiente eu postar aqui o link do que escrever novamente.


Sobre o Satélite

O Amazonia 1 é um satélite de órbita Sol síncrona (polar) com inclinação de 98,48°. O satélite faz uma volta ao redor da Terra a cada 100 minutos, ou seja, no período de um dia ele dá 14 voltas ao redor do nosso planeta.

Irá gerar imagens do planeta a cada 5 dias e, para isso, possui um imageador óptico de visada larga – Advanced Wide Field Imager (AWFI), que consiste em uma câmera com três bandas de frequências no espectro visível (VIS) e uma banda próxima do infravermelho (Near Infrared ou NIR) capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km com 60 metros de resoluçăo.

Câmera AWFI banda VIS-NIR do Amazonia 1

É composto por dois módulos interconectados: Plataforma Multi Missão (PMM) e módulo de carga útil. A PMM possui os equipamentos necessários para operar o satélite, como paineis solares, geração de energia, rádios, sistema de propulsão, etc. enquanto o módulo de carga útil leva as câmeras e equipamentos específicos da missão.

Diagrama interno do Amazonia 1

O Amazonia 1 também é conhecido como SSR-1
Satélite de Sensoriamento Remoto-1.

Amazonia 1 em fase de montagem

A sigla do veículo lançador indiano PSLV significa Polar Satellite Launch Vehicle. No projeto original o Amazonia 1 seria lançado pelo foguete brasileiro VLS-1 porém o projeto foi interrompido desde o acidente na plataforma de lançamento de Alcântara.

Maiores Informações

Para mais informações detalhadas sobre o satélite Amazonia 1 e sua missão visite o site do INPE dedicado somente a este tema:

Deixe seu comentário