Facebook Pixel
Sonda Perde Comunicação ao Tentar Pousar na Lua

Sonda Perde Comunicação ao Tentar Pousar na Lua

Felizmente não houve perdas humanas mas recortei essa imagem do Controle da Missão Chandrayaan 2 como forma de solidarizar com a grande perda científica dessa semana.

O módulo lunar Vikram perdeu comunicação com o controle da missão a apenas 2 Km de pousar no pólo sul da Lua. A ISRO – Indian Space Research Organisation ainda não tem qualquer tipo de informação mas provavelmente houve uma falha no sistema de frenagem e o lander colidiu contra a superfície do nosso satélite natural.

Esta é a segunda tentativa mal sucedida de pouso na Lua em curto período tempo. Para quem não lembra a sonda Israelense Beresheet se acidentou em abril desse ano ao tentar o mesmo feito.

Transmissão do processo de pouso da Vikram

A missão Chadrayaan 1 encontrou água em forma de gelo na superfície da Lua e a missão Chandrayaan 2 tem, entre seus objetivos, comprovar o feito da primeira enviando equipamentos de perfuração e análise aos locais específicos. A sonda espacial carregava o módulo lunar Vikram e dentro deste havia o rover (jipe) Pragyaan com os instrumentos necessários para verificar a qualidade da água descoberta, entre outros experimentos.

A comunidade científica fica especialmente ressentida principalmente nesses tempos de obscurantismo em que notícias falsas tem colocado em prova anos de descobertas e evolução. Vide exemplo o crescimento da comunidade terraplanista, movimentos anti vacinação, conspiracionistas que juram que as missões Apollo foram uma fraude. Isso sem falar que a própria Chandrayaan 2 foi vítima de uma notícia dessas recentemente na qual poucos dias após seu lançamento circularam fotos artísticas da Terra sendo engolida por nuvens de fumaça no espaço e foi dito que eram fotos reais feitas pela sonda indiana.

Apesar do grande percalço a missão Chandrayaan 2 continua firme em seu propósito. Ela tem duração de 7 anos e o trabalho tanto do módulo lunar quanto do jipe seria de apenas 3 dias. A agência espacial indiana ainda vai acrescentar muita informação científica relevante para abrir caminho para a colonização da Lua.

O Sérgio Sacani do blog Space Today fala mais sobre o assunto em seu vídeo:

Dentro de três dias a Chandrayaan 2 passará novamente sobre o local do pouso e suas câmeas de alta resolução poderão verificar se o veículo lunar foi destruído no pouso ou se o que aconteceu foi apenas uma falha no sistema de comunicação. A agência espacial americana já sinalizou a possibilidade de alterar a rota do LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter para também sobrevoar o local do pouso com a intenção de ajudar na procura de pistas do que pode ter acontecido.

Apesar de ser muito remota a possibilidade torço para que o módulo tenha sobrevivido ao pouso e que possa ser colocado em operação. Saindo novidades eu posto aqui.

A Importância das Missões Chandrayaan

Independente do desfecho da missão Vikran precisamos ter em mente que o pouso na Lua representava apenas 5% da missão Chandrayaan 2. Abaixo alguns vídeos promocionais explicando sobre os objetivos da missão.

Vídeo da ISRO sobre o lançamento da missão
Animação mostrando como seria todo o projeto
Video que mostra com otimismo e desfecho da missão

Deixe seu comentário