Facebook Pixel
As Mentiras da Apple

As Mentiras da Apple

O texto não é de minha autoria, mas como expressa exatamente o que penso, então serei mais um a republicá-lo, apenas adicionando minhas observações.

AS MENTIRAS DA APPLE E DE STEVE JOBS REVISADO EM: OUTUBRO/2011

Faz muito tempo que eu me incomodo com as mentiras contadas pela Apple, Pelo Jobs e amplamente divulgadas pela mídia. Afinal, eles querem vender e você precisa comprar, não é mesmo ? Mas será que você não esta sendo manipulado ??? Se você acha que a Apple é uma empresa revolucionária e que o Jobs é um grande gênio da informática este texto foi feito pra você. Atenção APPLE BOY: Pare urgentemente de postar textos defendendo religiosamente a Apple e procure prestar atenção ao que esta em sua volta !!! Eu vou citar muito no texto a Microsoft, Google e Linux, entre outras.. Eu não trabalho para elas, nem estou sendo pago para isto, mas é importante que você saiba a verdade dos fatos. E pare de repetir as besteiras que dizem por ai !!!

*** É PROVÁVEL QUE ESTE TEXTO SEJA RETIRADO DO AR EM BREVE. *** *** PORTANTO COPIE E DIVULGUE O SEU CONTEÚDO ANTES QUE ELE SEJA REMOVIDO PELO SERVIDOR. ***

PORQUE ESTE TEXTO NÃO TEM AUTOR ?

Infelizmente tem ocorrido muitas agressões verbais e ameaças físicas a diversas pessoas que tem criticado qualquer produto da Apple por parte dos Apple FanBoys. Por este motivo este texto não será assinado.

MAC OS é melhor que LINUX e WINDOWS

Mentira. O MAC OS é um sistema infinitamente menor, menos seguro, mais novo e menos complexo do que o Linux ou o Windows. As pessoas que fazem estes comentários não entendem o quanto as distribuições de Linux e Windows são complexas e tudo que tem por trás deste cenário. O Windows, por exemplo, é considerado a maior obra de engenharia do mundo e não é a toa. O Linux tem fortemente equipado boa parte dos servidores, principalmente servidores Web.

WINDOWS TRAVA MAIS QUE MAC-OS

Mentira. Existiram aqui 2 figuras no passado que motivaram este boato.
1) Windows 3.1, 95, 98 e ME que se baseavam em um Kernel mais vulnerável a falhas.
2) Máquinas montadas com peças paraguaias e sem drivers homologados pela Microsoft que apresentavam problemas e conflitos.
Situação Atual: Qualquer computador de marca como HP, DELL, SONY, SAMSUNG, entre outros, rodando Windows 7 é tão ou mais estável que qualquer MAC-OS. Quase 100% dos Servidores no mundo rodam WINDOWS e LINUX e eles tem um SLA de quase 100%.

MAC É MAIS FÁCIL DE USAR

Mentira. MAC-OS é mais difícil pra aprender, ajuda menos o usuário e a manutenção é mais cara. Você encontra facilmente um técnico pra te auxiliar no Windows, mas não encontra com tanta facilidade para Linux e MAC-OS. Quando encontra custa caro. Outra mentira é que o iPhone é mais fácil pra usuários leigos. O fato de ter que ligar um cabo USB com o iTunes só pro aparelho funcionar já é barreira pra muita gente. Qualquer celular moderno é extremamente fácil de ser usado e suas funções avançadas costumam ficar longe dos olhos dos leigos.

MAC É MAIS SEGURO QUE WINDOWS

Mentira. Quem diz uma coisa destas não tem ideia de quanto a Microsoft é robusta e competente no mundo corporativo. Separei apenas 2 links sobre este assunto. Mas no Google você encontrará muito mais.

MAC NÃO PEGA VÍRUS

Mentira. O fato de ter menos vírus para MAC é simplesmente porque tem muito menos gente usando. Se você fosse um desenvolvedor de vírus e fosse roubar senhas bancárias você desenvolveria pra 80% ou pra 9% do mercado ? É por isto que tem menos. O que dá a segurança ao usuário são uma série de fatores desconhecidos pelos leigos. Leigos estes que ao acessarem a Internet baixam muito mais programas sem conhecimento pra Windows do que pra MAC, uma vez que o número de programas Windows disponível para download é infinitamente maior. O número de vírus pra MAC tem crescido muito. Proteja-se.

A APPLE INVENTOU A TELA GRÁFICA, O MOUSE, O TOUCH SCREEN E O WINDOWS É CÓPIA DO MAC.

(Nota do Luciano: Essa é a que mais me incomoda, porque muitas pessoas realmente acreditam nisso, ignorando todo o passado da informática!  Há quantos anos você vê computadores em restaurantes, sistemas de PDV e uma série de outras aplicações baseadas em touchscreen?)

Mentira, Mentira, Mentira….  A interface gráfica e o mouse foram inventados pela Xerox. Correção: Foram inventadas por um grupo de pessoas que na época trabalhavam para a Xerox. A invenção do TouchScreen é de 1965. O Windows tem telas sensíveis ao toque desde suas primeiras versões e aplicações comerciais tem sido desenvolvidas desde muito antes da invenção do iPhone/iPad/iPod. Os PALMS e os PDAs da HP já tinham TouchScreen muito antes do iPhone ser inventado. Estes últimos aparelhos rodavam Windows Mobile Touch e podiam ser acionados por caneta OU dedo. Aliás é importante dizer que a “canetinha” não era um sinal de indicador ultrapassado e sim de precisão para o apontamento. Um vendedor com um PDA na rua utilizando uma ficha de vendas ou uma planilha em Excel se beneficia muito mais de uma “caneta” que tem precisão do que com o seu DEDO que é muito maior que a ponta da caneta. O Windows teve algumas ideias sim baseadas no MAC. Mas parou por ai. Todo o código desenvolvido pela Microsoft partiu praticamente do zero. Dizer que isto é roubo é a mesma coisa que dizer que todas as marcas de veículos roubaram a ideia da roda. Idéia esta, que fique claro, que a Apple também não inventou, mas também evoluiu em cima de ideias já existentes.

JOBS TINHA RAIVA DA IBM.

Verdade. Ele tinha uma verdadeira obsessão contra a IBM. Depois teve raiva da Microsoft e diversas outras empresas. Em 1984 a marreta arremessada na tela no comercial milionário, que ficou famoso, era para libertar o mundo da IBM. Foi assim que Jobs foi construindo esta imagem caricata. Quando Steve saiu da Apple ele abriu uma empresa chamada NEXT. O objetivo principal de Jobs nesta época era DESTRUIR A APPLE. Mas ele não conseguiu. Mais tarde ao retornar a Apple ele incorporou a tecnologia da NEXT a favor da Apple.

JOBS FOI UM LOUCO E DROGADO

Isto sinceramente não deveria importar pra você. Se você se pegar a estas coisas irá cair na armadilha do próprio Jobs e levar tudo isto pro lado pessoal. Esquece isto e seja crítico !!!

BILL GATES ROUBOU O DOS

Mentira. O Bill Gates teve SIM uma grande sacada comercial e COMPROU “parte” do código do DOS na época para utiliza-lo na Microsoft em um acordo com a IBM. Você não acha que este código foi copiado de um lugar e aplicado na Microsoft, acha? Esta “base” passou por muitos desenvolvimentos e foi aprimorada ao longo dos anos. Esta foi a base do SO da Microsoft durante muitos anos e as implementações feitas pela Microsoft foram realmente grandes.

COMO FUNCIONA A EVOLUÇÃO DAS COISAS ?

Toda vez que uma empresa cria um produto ou alguém tem uma ideia, começa uma evolução. Mesmo antes de um produto estar pronto no mercado, diversas ideias já estão correndo em fóruns, usuários betas, etc… Além de deselegante, é um absurdo a Apple acusar todo mundo de copiar suas ideias. Veja, por exemplo, a barra de mensagens deslizante que a Google/Android lançou. Foi uma boa ideia. Na versão seguinte do iOS5 este recurso foi adicionado e com algumas melhoras. A Google/Android esta trabalhando em novas melhorias neste recurso. Procure, em toda a WEB, onde a Google esta se queixando da Apple copiar esta ideia. Então pare, de uma vez por todas, de ficar criticando. Eventualmente uma ou outra ideia da Apple será copiada, assim como ela própria copia várias. Eu não sei sinceramente dizer até onde Jobs realmente tinha ódio de coisas tão fúteis ou até quanto isto fazia parte do “personagem” que ele vendia.

O iPad e o iPhone SÃO REVOLUCIONARIOS

(Nota do Luciano: Quem me conhece sabe, há quantos anos vocês me vêem utilizando PDAs e smartphones?)

Depende. Sobre o ponto de vista de leigos, SIM. Jobs vendeu a ideia de uma forma singular e as pessoas que não se interessavam sobre o assunto começaram um consumo desenfreado por estas tecnologias. Sobre o aspecto tecnológico, NÃO foi revolucionário. Foi sim mais um dos passos naturais que a evolução tecnológica sofreu no decorrer dos anos. O Touch com caneta e dedo já existiam, os ícones já existiam, os tablets já existiam.

STEVE JOBS FOI UM GÊNIO

Depende. Se você se refere a ele como um grande gênio do Marketing e um grande empresário, SIM, neste aspecto ele foi um gênio sem sombra de dúvidas. Se você se refere a ele como Gênio em Tecnologia você este redondamente enganado. Não confunda a arte da tecnologia (que ele nunca teve) com sua genialidade em fazer você acreditar nisto. Agora, que empresa você conhece, que trabalhou isto de tal forma a criar um exército ? Fazer fila pra comprar um produto que sequer conhecem. Pegar chuva, varar noites. Muitos trabalharam de graça para a Apple quando ela estava a beira da falência. Entre outras loucuras… Sim, neste aspecto, ele é um Gênio!!! Até Steve Wozniak pegou fila este ano.

Mas se Jobs robou Wozniak o que Wozniak foi fazer na fila? Ações!!! O show não pode parar…

STEVE JOBS FOI UM HOMEM BOM

Absolutamente Não. Jobs sempre foi descrito por seus amigos e funcionários como uma pessoa rancorosa, de personalidade forte e muitas vezes agressivo. Em livros, filmes e reportagens diversas pela WEB constata-se que Jobs era o inferno astral de seus funcionários. Gritos, pressões excessivas, humilhação, demissão em elevador, etc… Outras críticas fortes a Jobs existem por parte da imprensa e pelos funcionários da FOXCONN que o culpam pelo excesso de trabalho e suicídios decorrentes. Assunto bem delicado é o fato de Jobs lembrar a todos que foi uma criança rejeitada pela mãe e adotado por outros pais. Mas o mesmo Jobs não menciona que negou a paternidade de sua própria filha alegando a corte que não podia ter filhos. O nome da filha rejeitada ? Lisa.

Isto mesmo. Jobs não visitava a filha mas colocou na mesma época o nome do MAC de Lisa. Mais tarde ele reverteu o erro. Este ultimo parágrafo não deveria fazer parte deste texto. A vida privada de Jobs não deveria ser importante para julgarmos se um produto é bom, ou não, mas só relacionei este paragrafo por ele próprio ter usado o fato da adoção a seu favor de forma “promocional”.

A APPLE REVOLUCIONOU A MÚSICA

Verdade. Absolutamente Verdade. O iTunes pode ser considerada como a grande sacada REAL atribuída a Jobs. Antes do iTunes a distribuição de música pela WEB era terrível. Infelizmente o iTunes se tornou a única forma de acesso aos dispositivos da APPLE e o interesse comercial na loja da Apple fez com que o projeto do rádio fosse abolido do iPod e iPhones. Por isto até hoje os aparelhos da Apple não tem sinal de rádio, embora qualquer celular simples tenha. Jobs obviamente vendeu a idéia dizendo que o sinal de radio não é perfeito e que o seu uso dificultaria o dia-a-dia de pessoas comuns. E, obviamente, as pessoas acreditaram nisto…

A MICROSOFT AJUDOU A APPLE PORQUE É BOAZINHA

Mentira. A Microsoft estava crescendo em uma escalada vertiginosa e estava se tornando a única empresa com SO no mundo. Estava encontrando problemas nos tribunais Americanos e, principalmente, na união Europeia. A Apple nesta época beirava a falência. A Microsoft espertamente ajudou a Apple e condicionou esta ajuda ao uso do Office no MAC entre outras coisas. A força do MS-OFFICE é incrível. Quando a Microsoft proibiu o Office 95 de rodar no IBM OS/2 ela matou o SO da IBM. Fazendo o OFFICE rodar em MAC era certeza de garantir a Apple sucesso nas vendas e isto realmente ocorreu.

MAC-OS SÓ RODA EM HARDWARE DA APPLE

Verdade. Mas isto é um ponto negativo. Enquanto a Microsoft tem que se preocupar em seu SO rodar em qualquer equipamento, a Apple só se preocupa com seu Hardware. Você pode comprar qualquer placa mãe, qualquer memória, qualquer placa de vídeo, instalar o Windows ou Linux e (se tiver driver) usar sem nenhum problema. Já com o MAC-OS isto não ocorre. O SO da Apple só roda em hardwares da Apple. É possível, inclusive, virtualizar Windows e Linux em MAC-OS. Mas a Apple não permite que seu SO seja usado, sequer, em ambientes virtualizados. Existem algumas pessoas que “burlam” estas travas e em alguns hardwares específicos conseguem fazer isto rodar, mas isto é excessão.

TODO MUNDO QUE COMPRA MACBOOK RODA MAC-OS

(Nota do Luciano: Conheço várias pessoas que utilizam MacBook somente para gozar do status quo propiciado pelo mesmo, porém utiliza rodando Windows)

Mentira. Grande parte dos usuários de MAC se frustram com o MAC-OS ou compram um MacBook apenas pelo seu acabamento e Hardware e instalam Windows nesta máquina ? Como o Windows roda em um Mac ? Assim como roda em um HP, SAMSUNG ou SONY, ou seja, normalmente. Existe também quem instala distribuições de Linux nas máquinas da Apple. Mas o percentual é bem menor.

A APPLE FABRICA TODO O SEU HARDWARE E SOFTWARE

Mentira. Já foi a época que a Apple fabricava até o seu processador. Hoje existem componentes de diversos fabricantes incorporados em seu hardware e software. Acreditar nestas bobagens de “isolamento e pureza do mercado” é só mais umas das ideias vendidas pelo Jobs.

A APPLE MOVE AÇÕES CONTRA TODO MUNDO

Verdade. Mas as outras empresas também movem contra ela e entre elas. Todas processam todas. Esta é que é a verdade. A mídia já focou muito brigas entre Apple e Microsoft, mas hoje tem focado muito nas brigas entre Apple e Samsung. Isto é apenas o que você vê. Por trás disto tudo, todas são parceiras comerciais e dai vem boa parte dos processos. Ninguém é santo !!!

JORNAIS E REVISTAS PUXAM A SARDINHA PRO LADO DA APPLE

Verdade. Você já notou que em todos os textos de tecnologia sempre tem uma referência ? Normalmente o pessoal de criação e redação usa Apple. Está matada a xarada. Comece a reparar. Mesmo que o assunto não tenha a ver com a Apple, alguma observação sempre vem no texto. Como são pessoas leigas em informática, costumam escrever baboseiras sem limites. Repare também como até a maçã aparece em imagens onde não deveriam. Jobs não é um Gênio ? Criou um exército.

GOOGLE E MICROSOFT ESTÃO ESTAGNADAS

(Nota do Luciano: Disso sou testemunha, todas as grandes revoluções da informática foram puxadas por Microsoft, Google ou outras empresas menos conhecidas do povo, como Oracle, Sybase, Computer Associates, Sun, entre outras…)

Mentira. Isto é um absurdo sem tamanho. A Google e a Microsoft foram as empresas que nos trouxeram até aqui e são as empresas do futuro. Ambas estão sim em uma briga acirrada (entre elas) para a implementação de diversas tecnologias, entre elas, mudanças grandes na nuvem. Repare que a Apple em nenhum momento entra nesta briga. A Google e a Microsoft realiza eventos anuais para desenvolvedores com muita coisa nova e revolucionária, mas que o público normal não conhece. Os eventos da Microsoft chegam a ter centenas de palestras mostrando novidades de seus produtos que vão desde celular e computadores pessoais, passando por todas as áreas comerciais e chegando até o gerenciamento de FARMs de servidores.

A APPLE É A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MERCADO

Mentira. Você não pode qualificar tecnologia com o mercado de ações. A pergunta é bem simples: Se a Microsoft e a Google desligassem agora os seus servidores, o que ocorreria com o mundo ? Tudo iria parar, correto ? E se a Apple desligasse tudo ? Você compraria outro celular e outro notebook e continuaria trabalhando, correto ? A Apple teve um BOOM com o lançamento do iPhone em 2007 mas em 2009 ele já estava superado pelo mercado. Os investidores de ações continuam acreditando no potencial “INOVADOR” da Apple mas a verdade é que se ela não fizer algo urgente pra reverter este processo ela terá um futuro tão amargo como foi seu passado.

A APPLE FOGE DOS PADRÕES DE MERCADO

Verdade. A Apple demorou para fechar um acordo com a Intel e bateu muita cabeça com seus processadores. Demorou mais de 2 anos após o lançamento do i3, i5 e i7 para implementá-los em seus netbooks. Demorou também para implementar o SSD. O USB sempre foi uma briga. A Apple queria a qualquer custo ir contra este padrão de mercado. Quanto mais fechada ela for, mais ela aumenta o faturamento vendendo seus periféricos. As primeiras versões do iPod e IPhone não tinham porta USB e a Apple até esta data (outubro/2011) não tem nenhum MacBook com USB 3.0 que já equipa até computadores da Positivo a algum tempo. Vá até uma loja e peça para ver as conexões do Monitor da Apple. Enquanto todas as empresas fabricam monitores com dezenas de tipos de saídas diferentes para atender a todo o mercado, o monitor da Apple tem um único fio FIXO que só serve para ser conectado em um computador da Apple.

RELIGIÃO E TRIBOS

Uma das grandes sacadas do Steve Jobs foi associar a imagem de Bill Gates ao anticristo e procurar em numerologias diversas onde ocorriam o número 666 com Gates. Bill Gates e a Microsoft nunca deram azas a estes boatos pois Bill, ao contrário de Jobs, nunca misturou uma coisa com a outra. Vamos aos frutos: Bill Gates se constituiu o homem mais rico do mundo, saiu da Microsoft já fez um bom tempo e ela continua sendo líder de mercado, hoje dedica 100% do seu tempo à sua fundação http://www.facebook.com/#!/billmelindagatesfoundation fazendo bem ao próximo. O símbolo da Apple é uma maçã mordida. “O desejo pelo pecado”. Embora a Apple negue que o motivo da maçã seja este, sabe quanto custou o primeiro MAC ? US$ 666,66. Jobs além de provocar disputas internas entre seus próprios produtos também lançou uma série de vídeos na Internet mostrando um cara “descolado” usuário da Apple versus um “Nerd” que representava o Windows. Jobs era cheio de frases famosas criticando Google, Microsoft, Samsung. E isto só alimenta ainda mais o ódio e as provocações entre os amantes da Apple e o resto do mundo. Se estas coisas deram certo ? Jobs não é um Gênio ? Olhe em sua volta e converse com as pessoas. Bill Gates é odiado, Jobs é idolatrado e a tecnologia é o que menos importa.

SÓ MAC PLEASE…

Um fâ da Apple é caracterizado por uma pessoa que tem um iPhone, iPod, iPad e um Macbook. Não importa o quanto esta plataforma seja fechada ou quanto o resto do mundo avance, para estas pessoas só existe a Apple. É uma pena pois o mercado esta repleto de opções muito melhores em todas as áreas, mas por ideologia estas pessoas se privam disto tudo. Mas ideologia do que mesmo ????

iCLOUD VERSUS WINDOWS AZURE E AMAZON

A Apple está lançando neste mês o iCloud junto com seu iOS5. Embora estes recursos, ainda maiores, já estejam disponível na Microsoft e Android há muitos anos ela vende a ideia como algo novo e revolucionário, lógico. O que muito pouca gente sabe é que a Apple não tem onde guardar todos estes dados. Nem tem software de servidores para gerenciar tudo isto. Então, pra onde estão indo estes dados todos ? Para o DataCenter que eles prometem UM DIA construir para centenas de funcionários ? Não. Eles estão indo para os servidores da Amazon e SIM da Microsoft. Hackeando o caminho percorrido por estes dados, foi descoberto que os seus maiores concorrentes estavam sendo usados como parceiros.

A própria Microsoft tem a postura comercial e jurídica de não se pronunciar a respeito. Procure na Internet alguma frase da Microsoft ou da Amazon “debochando” da Apple. Você não encontrará. A postura destas empresas é outra. O Azure? Na verdade o Windows Azure é um serviço revolucionário e respeitado no mundo atual. A Microsoft mais uma vez lançou um servidor que em pouco tempo mudará o mundo. Se você nunca ouviu falar sobre o Azure, guarde este nome. Em breve você e sua empresa estarão se beneficiando dele. E ainda tem redator de revistas que escreve dizendo que: O “AVAL TÉCNICO” da Apple seria o certificado de qualidade que a Microsoft estaria precisando pra dar credibilidade a seu produto recém lançado. Quanta besteira. O Windows Azure não nasceu hoje, ele já é um sucesso tecnológico e de vendas, já tem meio milhão de servidores em sua farm em Chicago e ABSOLUTAMENTE a Apple não tem capacidade e know how nenhum em servidores para dar nenhum selo de qualidade técnica nesta área. É um absurdo este tipo de comentário que foi feito.

USUÁRIOS AVANÇADOS DE IPHONE FAZEM JAILBREAK

Verdade. As restrições em aparelhos da Apple são tão grandes que usuários avançados “quebram” a segurança do aparelho instalando um software que lhes permite sair da “cela” imposta pela Apple.

Este procedimento transforma o iPhone em um aparelho ideal. Você pode instalar o que quiser, usar seu Bluetooth normalmente, rodar páginas em Flash entre outras maravilhas. Muitas vezes os proprietários de produtos da Apple se sentem como (usuários) e não (proprietários) pois eles tem que seguir uma série de regras e limitações impostas pela Apple. Por isto o JailBreak se tornou tão famoso, mas é altamente recomendado que um usuário comum (N.do L: NÃO) faça isto. Ele irá virar um alvo fácil para ameaças de vírus e cavalos de tróia, além de não poder mais atualizar seu celular via iTunes.

MENTIRAS SOBRE IPHONE E ADOBE FLASH

A Famosa briga entre Jobs e a Adobe rendeu. Primeiro que para o mercado isto foi terrível. A Apple deve parte de seu progresso aos produtos da Adobe, entre eles o Photoshop. Ambas sempre foram parceiras. Dizer que o Flash consome muita bateria e torna a experiência do usuário ruim, não é uma verdade absoluta. Jogos também consomem muita bateria, mas quem tem que decidir o que usar é o usuário que COMPROU o equipamento. A verdade por trás desta briga esconde a obrigatoriedade em usar a ferramenta de desenvolvimento (Objective-C) da Apple e o licenciamento de aplicações obrigatoriamente pela App Store, gerando mais lucros a Apple. Lembre-se que grande parte dos sites da Internet, principalmente aqueles que acessamos quando estamos na rua, usam Flash. Fazer todos migrarem para HTML5 é um absurdo. Se ela esta errada? Como empresa centralizadora que é, ela esta certa visando o aumento de seu faturamento. Errado está quem compra.

LUCRO NAS VENDAS

Há um ano atrás saiu uma matéria mostrando que marcas como a DELL obtinham US$ 45,00 de lucro por notebook vendido, enquanto a Apple obtinha uma média de US$ 750,00 por notebook vendido. O Jobs não era um Gênio ?

A APPLE TEM O MENOR ÍNDICE DE DEFEITO FABRICAÇÃO

(Nota do Luciano: O que a Apple tem sim, é uma das melhores garantias pós-venda.  Se o seu Apple quebra, você leva a loja em qualquer lugar do mundo e eles lhe dão um novo quase que “na hora”.)

Mentira. A Apple tem sim um dos melhores índices do mercado, mas não é o melhor. Todas as principais marcas tem índices bons, pois todas empregam qualidade em seus produtos. Mas quem sempre liderou este ranking foi a Dell e a IBM.

iPhone é o celular mais moderno do mundo. E o iPad o Tablet

Mentira e Mentira !!! A Apple entre 2007 e 2009 se aproveitou de um mercado onde a Nokia era líder e as outras empresas pouco interesse tinham. O Symbiam, sistema operacional da Nokia, cometeu o mesmo erro que a Apple pois era um sistema próprio de uma única empresa. Ai apareceu a Google e lançou o Android. A análise de mercado vem no próximo item, vamos falar aqui das diferenças tecnológicas. A favor do Android:

1) Compatível com Adobe Flash e Flex.
2) Roda em diversos aparelhos
3) Permite a desenvolvedor publicar diretamente seus desenvolvimentos. (N. do L.: Há controvérsias se isso é bom ou ruim!)
4) Não é obrigatório o uso de aplicativos como iTunes.
5) Permite acesso direto ao celular. Não só não é necessário o iTunes como o usuário pode livremente acessar todas as pastas.
6) Permite customização de todo o SO podendo ter não só o Swype como qualquer tecnologia ou software que altere qualquer função do aparelho. (N. do L.: Só o Swype já é motivo suficiente para utilizar Android!)
7) GPS mais preciso e uso do Google GPS incluindo Street View. (N. do L.: O Swype no item anterior mais o Google Maps nesse item é a combinação matadora!  Não dá para a concorrência.)
8) Maior integração com todas as ferramentas do Google.
9) Funciona com teclado e mouse Bluetooth
10) Criptografia real presente nas versões 3.1 em diante.
11) Permite o uso de ícones em qualquer local da tela e publicação somente dos ícones desejados.
12) Permite a configuração de fundos ativos como o cenário de temperatura que muda conforme o clima com sinais meteorológicos animados.
13) Novo conceito de barra de avisos deslizante que foi copiado pela Apple no iOS5. 14) Tecnologia de reconhecimento de FACE por APP ou nativa a partir do Android 4. 15) Tecnologia por voz desde o inicio sendo processada pelos servidores da Google e não no próprio aparelho.
16) Compatível com qualquer sistema de Bluetooth
17) Bateria removível.
18) Uso de micro SSD para expansão de memória e flexibilidade.
19) Sincronização nativa com GMAIL. Aqui um grande diferencial. Não se trata de “baixar” e-mails, mas sim, de usar a tecnologia push deste tipo de conta. (N. do L.: Isso não é uma inovação do Google. Windows Mobile e Blackberry ganharam o mercado no passado com esse recurso.)
20) Maior quantidade de softwares gratuitos no Market.
21) Opções de software mais avançadas. Praticamente todos os aplicativos tem mais opções de configuração do que as limitadas do iPhone.
22) As músicas podem ser pesquisadas pelo nome do arquivo MP3. Recurso não disponível na Apple.
23) Maior capacidade nos servidores do Google e preço baixíssimo para aumento deste recurso.
24) Integração NATIVA com o PICASA e com o GOOGLE +
25) Maior facilidade e praticidade para desenvolvimento de aplicativos através da linguagem Java.
26) Tecnologia 3D sem óculos já presente em alguns fabricantes.
27) Diversos tipos de aparelhos de diversos tamanhos e marcas.
28) Desbloqueio nativo por ligação de pontos.
29) Permite ícones de atalhos para contatos com integração completa a Telefone, Torpedo, e-mail, Mapa/Gps, Facebook, entre outros.
30) Permite ícones de atalhos para ligção direta
31) Permite ícones de atalhos para diversos aplicativos.
32) Criação de Pastas customizadas e com opções de favoritos, por documento, por estrela, bluetooth, etc…
33) Sincronismo NATIVO desde as primeiras versões com e-mail, contatos, calendário, mapa, fotos, etc…
34) Permite FALAR ao teclado a qualquer momento.
35) Permite “deitar” a tela em todos os usos de teclado. Opção bem restrita no iPhone. 36) Além do botão iniciar, Possui botões de Botão VOLTAR e botão de OPÇÕES o que facilita muito a navegação. Em vários aparelhos estes botões são invisíveis e só acendem quando tocados.
37) Desde a versão 3 o Android não precisará mais ter botões de Iniciar, Voltar e Opções sendo já estes nativos da interface.
38) Gerenciamento de tarefas rápido e prático, permitindo a finalização de qualquer processo de uma só vez. Pode ser combinado com um WidGet de processos mostrando na tela principal quantos estão rodando e qual o consumo de recursos para eles, em diversas cores.

Contra o iPhone:
1) Não permite o uso de WidGets
2) Não permite Flash
3) Não permite tecnologia Swype http://www.swype.com/ e nenhum outro recurso que altere a função principal do aparelho.
4) Proibiu o acesso ao Google Books.
5) Estuda a proibição de todos os serviços da Google.
6) Aceita teclado, mas não tem cursor para mouse Bluetooth
7) Torna opções simples como “colocar sua música como toque” um malabarismo.
8) Não tem rádio, não tem TV. Nunca terão.
9) Compatibilidade com Bluetooth limitada e não compatível com outras marcas.
10) Não permite baixar aplicativos grandes se estiver em 3G.
11) Não permite o uso da câmera para Chat FACETIME se não estiver em conexão WiFi. 12) Não permite que anexos de diversos tipos sejam rodados ou tocados pois poderia ser uma brecha as vendas na App Store.
13) GPS rudimentar e opções do APP não fazem milagre pois a imprecisão do GPS + Bússola é grande.
14) É um dos celulares mais pesados do mercado e seus acessórios são os mais caros.

Novos equipamentos com Android como o Galaxy S2 e o Atrix possuem ainda processadores mais rápidos, melhores touch-screen, tela de Super Amoled Plus, câmeras melhores e possibilidade de transformar o celular em um Netbook com o uso de um Dock especial ou por cabos.

APPLE É LIDER DE VENDAS / MERCADO

Mentira. Nunca foi !!! Antes da Google entrar no mercado a Nokia assumia o primeiro lugar com 10x mais vendas que a Apple em segundo. Com a entrada da Google as previsões mudaram mais rápido do que o mercado esperava. A Google em metade do tempo previsto ultrapassou a Nokia. A Nokia vem despencando graças a Google. Então dizer que a Apple passou a Nokia é uma meia verdade. O que esta ocorrendo é uma queda menor da Apple em relação a Nokia. O Windows Phone 7.5 chega em dezembro e a previsão é que, em breve, a Microsoft assuma o segundo lugar. Dependendo de como será o Windows Phone 8 em 2012 o mercado já fala em primeiro lugar para a Microsoft. Como a Apple não tem usuários, tem fâs, estes logo contaram vantagem com as vendas do iPad. Este sim se manteve líder nas vendas, mas foi por pouco tempo. A Google/Android já desbancou a Apple também nos Tablet e a Samsung, sozinha, já vendeu mais Tablets de 7” no Brasil do que a Apple vendeu de iPads. Se isto ocorreu com os Tablets de 7”, imagina como fica agora o mercado com os super modernos tablets lançados pela Samsung (Galaxy Tab) e pela Motorola (Xoom) ? A Apple esta tendo um crescimento muito abaixo do crescimento do mercado e sua diminuição nas vendas tem preocupado os investidores.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/ipad/noticias/apple-reduz-encomendas-do-ipad-em-25

O fato é que não tem como a Apple sair vitoriosa desta luta. Por mais cego que sejam seus seguidores eles não tem poder de mudar todo o mercado baseado em ideologias. A verdade toda é que a Google tem feito um excelente trabalho e está aliada às 47 maiores empresas de tecnologia do mundo e já conta com mais de 400 modelos de celulares rodando Android. E, mesmo assim, alguns redatores de revistas pergunta “QUEM VENCERÁ” ?  Só rindo mesmo…

MENTIRAS DO IPHONE 5

Com o fraco lançamento do iPhone 4S a comunidade Apple ficou frustrada. Mas a Apple tem feito um trabalho constante e não mudou muito neste sentido. O que ocorreu foi uma febre de esperanças devido a diversos filmes FAKE que correram pela internet mostrando um iPhone5 transparente, com holograma, teclado projetado, etc… A Apple está passando por um mal momento e está cada vez mais difícil segurar sua posição no mercado.

iPHONE NÃO TRAVA

Mentira. Aliás, esta é uma das piores mentiras. Todos meus iPhones travavam. Meu iPhone 4 travou no primeiro dia de uso. Estou usando o Galaxy S2 já faz 2 meses e meio. Até agora, um único travamento ocorreu.

PORQUE O ANDROID QUE EU USEI ERA LENTO?

É muito provável que você usou as primeiras versões de Android, ou comprou de algum fabricante duvidoso do Paraguai. Os atuais equipamentos são os mais rápidos do mercado.

OS PRODUTOS DA APPLE SÃO MAIS BONITOS

Quase sempre. A Apple capricha no visual. Este tem sido um dos grandes diferenciais deles. Mas tome cuidado a duas verdades. Primeiro que é normal jornais e revistas compararem produto novo com produto velho e existem também marcas de ponta como a Sony e a Samsung que fabricam Celulares, Tablets e Notebooks tão ou mais bonitos quanto os da Apple.

TUDO QUE A APPLE FABRICA VIRA SUCESSO

Mentira. A Apple já fabricou muita coisa ruim. Na verdade tiveram muito mais produtos que fracassaram.

DEPOIS DA MORTE DE JOBS A APPLE IRÁ FALIR

(Nota do Luciano: O principal motivo das pessoas utilizarem produtos Apple é o status quo.  E isso é uma coisa que muda muito lentamente no mercado.  Então a Apple ainda irá desfrutar desse status durante muitos anos.)

Mentira. A Apple possui um mercado consistente e aparelhos que, embora defasados, agradam a muita gente. Realmente ela terá uma queda de mercado. Isto era de se esperar. Mas lembre-se a Apple não é apenas Jobs. Por trás de cada produto existe uma equipe de desenvolvimento que continua lá. A queda de mercado que ela já vem experimentando já estava ocorrendo mesmo com o Jobs no comando.

JOBS DEIXOU 4 ANOS PLANEJADO

Mentira. Esta é mais uma das mentiras contadas pela Apple pra atender o coração faminto de seus fãs e aos acionistas. Em um momento o mercado acena para o fraco lançamento do iPhone 4S como sinal da saída de Jobs. No momento seguinte a Apple diz para todos ficarem sossegados pois os próximos 4 anos foram deixados por Jobs. Afinal, ele fez parte do fraco do 4S ou ele deixou tudo planejado ? Ambas são mentiras. Jobs trabalhou até o começo de 2011 e se afastou a apenas alguns meses. Toda esta perda de mercado que a Apple vem sofrendo e todos os problemas atuais do iPhone foram SIM criados na época que ele estava no comando. Você não acha que o iPhone 4S foi feito em um mês, acha ? Portanto, ele foi culpado sim. Outra mentira é dizer que os 4 anos estão planejados. Nenhum Gênio pode prever o que vai acontecer daqui a 1 ou 2 anos no mercado. Ele pode ter deixado, e acredito que deixou, alguns conselhos, macetes de mercado, regras e só. O mercado de TI é muito mutável e rápido. O que é novidade hoje daqui a um ano é obsoleto. Então vamos procurar ser mais criteriosos.

DO QUE SE TRATA O NOVO LIVRO DE JOBS ?

À venda desde 24/10/2011 o livro novamente tras frases polêmicas e frases de impacto. Novamente Jobs volta a dizer um monte de bobeiras contra a Google/Android e contra a Microsoft/Windows. Desta vez ofensas fortes a pessoa de Bill Gates. Bill Gates, tecnicamente, fez muito mais pela área TÉCNICA da informática do que o Jobs fez pelo Marketing. Realmente uma pena e lamentável todo este ódio e revolta do Jobs. O mundo seria realmente diferente se ele parasse de influenciar as pessoas desta forma negativa.

Moral da História.

Este texto todo tem um só objetivo. Abrir seus olhos. Pare de achar que a Apple tem o melhor SO e o melhor aparelho do mercado. Abra sua mente para as demais marcas. Sim, existe vida inteligente além da maçã. Pare de acreditar em tudo o que você lê na Internet. Seja crítico. Duvidou de algo que eu escrevi, vá atrás. Para tudo o que você procurar terá sempre opiniões diferentes. Fique atento ao interesse de cada uma delas. Tecnologia não é religião e não é time de futebol. Sugestão de Filme: PIRATAS DA INFORMÁTICA (N.do L.: Acredito que ele esteja se referindo ao filme “Piratas do Vale do Silício” – “Pirates of the Silicon Valley”). Sugestão de Livro: A CABEÇA DE STEVE JOBS E… mais uma vez… seja crítico. Não acredite nas historinhas que a mídia te empurra.

Fonte para este artigo:


Veja também:

Deixe seu comentário