Facebook Pixel
Rastreando Pessoas Com o Smartphone

Rastreando Pessoas Com o Smartphone

No mundo violento e de incertezas que vivemos, nada melhor que poder rastrear a localização geográfica de nossos entres queridos em tempo real.  Isso sem falar em casos de saúde com pessoas idosas e que frequentemente não conseguem achar o caminho de volta para casa e ficam perdidas.

Há também o caso de você esquecer seu smartphone em algum lugar, tipo táxi ou hotel, o que tornaria de grande valia a possibilidade de localizar o equipamento.

Baseado nessa necessidade escrevi este breve tutorial sobre como configurar os seus smartphones de modo que seja possível fazer o rastreamento dos mesmos.

Sistema Operacional Android

Desde muitos anos o Google tem implementado na plataforma de mapas do seu sistema operacional Android a possibilidade de rastrear seus dispositivos e ou outros que estejam autorizados.

O ponto mais importante é: o dispositivo que está sendo rastreado tem que dar permissão para isso, ou seja, a pessoa que está sendo rastreada tem que entrar no smartphone dela e, explicitamente, autorizar que o dispositivo seja rastreado por você.  Dependendo do caso, o Google envia de tempos em tempos um e-mail para aquela pessoa lembrando a ela que você tem o direito de rastreá-la.

Basicamente todo dispositivo Android tem uma conta Google (GMail) atrelada a ele.  Caso você esteja operando um equipamento desses sem vínculo com uma conta Google recomendamos severamente que você faça isso pois só assim poderá contar com os sofisticados serviços que aquela empresa pode lhe oferecer a nível de computação em nuvem.

Cada usuário de dispositivo Android deve ter uma conta única, então se seu filho utiliza um smartphone Android nunca configure o dispositivo dele com a sua conta.  Caso seu filho não tenha uma conta Google, crie uma para ele para então configurar o dispositivo.

Para fins deste tutorial vou partir do princípio que tanto o seu quanto o smartphone que vai ser rastreado possuem contas Google individuais e que as mesmas já estão devidamente configuradas nos equipamentos.

Dito isso, vamos aos passos:

No dispositivo que vai ser rastreado, abra o programa Google Maps

 

Clique em “Menu”

 

Clique em “Compartilhamento de Localização”

 

Clique em “Adicionar”

 

Mude a duração do compartilhamento para “Até você desativar”

 

Clique em “Pessoas”

 

Agora você vai selecionar com quem este dispositivo irá compartilhar sua localização.  Neste momento recomento que você digite, naquele campo de procura, o GMail do outro dispositivo, no caso, o seu.  Observe que neste momento você pode adicionar quantas pessoas quiser.

 

Uma vez selecionado, clique em “Compartilhar”

 

Pronto.  Simples assim!  Agora vá em seu dispositivo e entre no Google Maps, você já poderá ver a outra pessoa no seu mapa.

Uma vez configurado o compartilhamento você não necessita de outro dispositivo Android para fazer o rastreio.  Você também pode entrar no site do Google Maps e fazer o login com sua conta Google.

Deixe seu comentário