Nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2005, a Rádio Melodia FM promoveu um debate ao vivo no qual era questionado o seguinte tema: “A internet possui cobertura em todo planeta. Buscar ou cultuar a Deus na Web pode banalizar esta relação?“.
Os debatedores foram dois pastores renomados, um deles reconhecido internacionalmente por sua militância no sentido de pregar que o avanço tecnológico é prejudicial à fé em Deus, Pr. Paulo Nogueira e o outro, grande amigo meu, Pr. Martinho Monteiro.
Os pastores iniciaram a conversa pelo lado do individualismo, colocando que a Internet é um elemento individualizador pois as pessoas se afastam umas das outras. Do lado contrário tentei mostrar como as comunidades online têm unificado muito as pessoas, formando novos grupos sociais e impulsionando reecontros presenciais até então inimagináveis.
O lado mais obscuro que os pastores colocaram foi o fato de o excesso de informação ser prejudicial ao Homem, utilizando como ilustração para isso a Árvore do Bem e do Mal descrita no livro de Gênesis. Os pastores demonstraram preocupação com a informação que suas ovelhas estão recebendo pois existe tanto conteúdo positivo quanto negativo na Internet. Neste ponto salientei para o fato de que o problema não é receber informação, pois Deus quer que sejamos o mais bem informados possível. O problema é forma como as pessoas vão reagir a tal informação. A decisão que a pessoa vai tomar depende só dela.
O ponto principal da minha fala foi que a Internet não passa de um meio, assim como o rádio, a televisão ou o jornal. Lá é possível encontrar todo tipo de informação. A pessoa vai buscar aquilo que sente necessidade, e na Internet tem mais chance de encontrar.
A principal pergunta no debate foi “A tecnologia afasta o Homem de Deus?“. Enquanto os pastores defendiam que sim, fiz um desfecho no debate, colocando que nenhum elemento no universo é capaz de afastar o indivíduo de Deus, a não ser o próprio indivíduo.
O debate foi interessante e esclarecedor no sentido de entender como funciona a mentalidade de algumas pessoas e grupos religiosos.
Abaixo a íntegra do debate:
Participantes:
- Luciano Reis, Analista de Sistemas.
- Pr. Paulo Nogueira, Conferencista Internacional do Apocalipse, Escritor.
- Pr. Martinho Monteiro, Igreja Assembléia de Deus.
- Eliel do Carmo – Mediador Radialista.