Facebook Pixel
Banco Itaú Despreparado Para o Isolamento Social

Banco Itaú Despreparado Para o Isolamento Social

O Banco Itaú está com essa forte campanha “não é hora de sair de casa” em apoio ao isolamento social para nos protegermos da contaminação por covid-19. Disse que adotou uma série de medidas para ajudar nesse sentido e eu até estava pensando que era verdade, uma vez que é raríssimo eu me deslocar a uma agência bancária. Faço tudo no mundo digital.

Entou a crise da covid-19 e até aí tudo bem, continuei fazendo minhas operações bancárias normalmente, sem qualquer problema até que… O meu telefone quebrou e eu precisei comprar um novo. Aí começou meu drama!

Há alguns anos o Itaú adotou aquelas leitoras de impressão digital que você coloca o dedo em cima. Deixa eu te contar um segredo que você pode até achar uma grande frescura mas eu sempre tive nojo daquele equipamento! Sempre! Protelei ao máximo possível o meu cadastramento biométrico junto ao banco para não ter que colocar o dedo naquilo. Todas as vezes que sou obrigado a usar imediatamente faço higienização das mãos, motivo pelo qual sempre houve álcool ou lenços umedecidos no meu carro, na minha bicicleta, na minha mochila e na minha bolsa de trabalho. O meu pavor por aquela leitora biométrica sempre foi um fato notório.

Ao contrário dessa péssima ação de adotar a leitora biométrica o Itaú fez uma excelente ação que foi acabar com aqueles tokens no chaveiro. Há alguns anos o banco opera com token no aplicativo. Dessa forma nós, usuários do banco, não precisamos mais andar com aquele dispositivo horroroso no bolso, um para cada conta bancária (no meu caso, uma conta PF e duas PJ). Agora era tudo no aplicativo.

Agora voltando ao caso da minha substituição de telefone. Estava eu já entediado instalado todos os programas que utilizo no novo computador de mão até que chegou a vez dos bancos. Instalei os programas do Itaú, Banco do Brasil, Chase, Original, NuBank, Inter, Clear, PayPal, Mercado Pago, exchanges de BTC e tudo o que é referente a finanças. Tudo instalado entre no Itaú para fazer uma transferência e… Opa! O iToken não estava habilitado no dispositivo. Tudo bem, vamos fazer a instalação.

Tudo instalado e funcionando, agora vem o momento triste: para ativar o iToken no telefone é necessário fazer a confirmação no caixa eletrônico! Que por sua vez, para ser utilizado tem que fazer uso da biometria!

Você consegue enteder o meu nível de frustração ao perceber que, naquele momento, eu teria que fazer tudo que não deveria fazer neste momento?

Como não adianta ficar como um bebê chorão, não teve jeito, peguei minha máscara e saí de casa para ir ao banco. Nas raras vezes que preciso ir ao banco utilizo a bicicleta, mas como ainda estou de repouso médico por conta de um acidente, o jeito foi ir de carro, o que me deixou ainda mais frustrado porque para estacionar próximo ao banco teria que negociar com “guardadores de estacionamento”, que normalmente só operam dinheiro em espécie. Meu nível de nervosismo com essa situação toda foi aumentando… Fui andando pelo bairro à procura de uma agência que estivesse mais vazia e parei o carro a três quarteirões de distância para não ter que negociar com ninguém.

Se você pensa que agora bastaria entrar no caixa eletrônico e resolver meu problema, você ainda não entendeu a complexidade da coisa. Vamos lá:

Tira o cartão da primeira conta da carteira, insere na leitora, momento do ódio: coloca o dedo na leitora com todo o cuidado para só encostar aquele dedo. Tira o cartão da leitura fazendo uma ginástica com o dedão e o dedo médio já que o indicador com certeza estava contaminado pela leitora.

Na primeira mensagem do caixa eletrônico ele diz algo do tipo “vejo que você está com uma habilitação de iToken pendente, deseja concluir agora?”. Então pensei “ah, que bom, pelo menos isso foi otimizado!”. Clico no “Sim” e então vem a próxima mensagem “a habilitação do seu iToken é feita através de QR Code. Aponte o seu celular para o código que está na tela”. Nããããããããooooooooo! Que desespero! Vou ter que tirar o celular do bolso, abrir um programa e fazer a leitura!!!!!!

Eu queria deixar meu telefone novo imaculado, então para não utilizar a mão direita, que já estava contaminada com a operação do caixa eletrônico, eu utilizei a mão esquerda para retirar o telefone que estava no bolso direito da bermuda, com uma grande ginástica fiz o debloqueio, entrei no programa, fiz a leitura do QR Code. Aí ainda tem que digitar no caixa eletrônico o código que apareceu no telefone. Até aí tudo bem, o telefone estava na mão esquerda e eu estava operando o caixa eletrônico com a mão direita. Passa o dedo na leitora biométrica de novo e a operação está concluída.

Pronto! Concluída a ativação do iToken na conta pessoal. Agora vamos para a conta empresarial, deve ser a mesma coisa. Bom… Deveria ser. Com uma verdadeira ginástica com as mãos, guarda o telefone no bolso, guarda o cartão PF, pega o cartão PJ e começa tudo de novo.

Acontece que a conta PJ, pelo menos no meu caso, só é utilizada para operações da empresa, nunca utilizei o cartão, de verdade, desde que abri a conta. Como alguma coisa tinha que dar errado… O cartão estava com defeito. Tive que ficar testando em várias máquinas diferentes, passar o cartão na camisa, soprar, até que em uma ele funcionou.

Ah, mas não podia ser tão fácil! Sabe aquelas regras de senha que o banco cria, te obrigando a trocar a senha do cartão de tempos em tempos, não podendo repedir as 5 últimas, etc, etc. Então… Ao que tudo indica, como eu nem lembro a última vez que utilizei esse cartão, esqueci a senha. Fiz três tentativas e agora o cartão está bloqueado!

Nesses tempos de reclusão, onde temos que ficar em casa e evitar ao máximo o contato com outras pessoas, a única forma de ter acesso à minha conta empresa é me deslocando a uma agência bancária em horário comercial, que vai estar cheia de pessoas, e entrando em um atendimento presencial para reiniciar a senha do cartão… Desalento…

Ao que tudo indica só deverei fazer isso quando essa crise atual passar. Até lá vou ficar sem poder operar a conta empresa. Ainda bem que existem bancos 100% digitais. Para o próximo mês vou gerar as cobranças a partir do Banco Inter que, ainda por cima, não cobra pela emissão dos boletos.

E assim se encerra minha saga de hoje junto ao Banco Itaú que, dessa vez, pecou pelo excesso de segurança. Está super seguro em relação à minha conta bancária porém inseguro para a minha saúde.

Atualização: Sobre As Outras Instituições Financeiras

Já que fiz a reclamação a respeito do Itaú, cabe aqui dizer como foi minha experiência com as outras instituções financeiras as quais utilizo.

Banco do Brasil

O BB deixa o dispositivo liberado com limitação de R$ 1.000,00 por operação e mantém essa limitação por 10 dias. Caso precise liberar para todas as funções aí sim, precisa se deslocar a um caixa eletrônico.

No meu caso particular utilizo muito pouco o Banco do Brasil, então posso aguardar esse período de carência.

Banco Chase

O Chase utiliza duas formas de fazer a autenticação: SMS para o telefone cadastrado ou e-mail. Bem prático. Ele me enviou um e-mail com um código, que eu entre lá no aplicativo e pronto. Estava habilitado. Ainda bem! Imagina ter que viajar para os EUA para habilitar o acesso ao banco…

Duas considerações sobre isso:

– Não se engane, os bancos americanos são menos seguros mesmo que os brasileiros.

– Se um criminoso tivesse acesso ao meu e-mail e dados bancários conseguiria operar minha conta.

Lembrando que o Itaú também tem a opção de enviar o iToken por SMS porém essa opção é péssima para quem viaja muito pois, normalmente meu número brasileiro fica desligado nos EUA então não recebo os SMS. Por conta disso desabilitei tal recurso para me evitar problemas.

Bancos Digitais: Banco Original, Banco Inter e NuBank

Fizeram suas autenticações através da combinação de códigos enviados por e-mail e SMS.

Meios de Pagamento: Paypal, Mercado Pago e Iti

Assim como os bancos digitais, fizeram a autenticação por combinação de e-mail com SMS. O Iti (que é do Itaú) bastou fazer login no aplicativo.

Corretoras de Valores: Clear

Validou por e-mail.

Exchanges: Bitcoin of America

A Bitcoin of America fez a validação por e-mail.

Deixe seu comentário