Felizmente não houve perdas humanas mas recortei essa imagem do Controle da Missão Chandrayaan 2 como forma de solidarizar com a grande perda científica dessa semana.
O módulo lunar Vikram perdeu comunicação com o controle da missão a apenas 2 Km de pousar no pólo sul da Lua. A ISRO – Indian Space Research Organisation ainda não tem qualquer tipo de informação mas provavelmente houve uma falha no sistema de frenagem e o lander colidiu contra a superfície do nosso satélite natural.
Esta é a segunda tentativa mal sucedida de pouso na Lua em curto período tempo. Para quem não lembra a sonda Israelense Beresheet se acidentou em abril desse ano ao tentar o mesmo feito.
A missão Chadrayaan 1 encontrou água em forma de gelo na superfície da Lua e a missão Chandrayaan 2 tem, entre seus objetivos, comprovar o feito da primeira enviando equipamentos de perfuração e análise aos locais específicos. A sonda espacial carregava o módulo lunar Vikram e dentro deste havia o rover (jipe) Pragyaan com os instrumentos necessários para verificar a qualidade da água descoberta, entre outros experimentos.
A comunidade científica fica especialmente ressentida principalmente nesses tempos de obscurantismo em que notícias falsas tem colocado em prova anos de descobertas e evolução. Vide exemplo o crescimento da comunidade terraplanista, movimentos anti vacinação, conspiracionistas que juram que as missões Apollo foram uma fraude. Isso sem falar que a própria Chandrayaan 2 foi vítima de uma notícia dessas recentemente na qual poucos dias após seu lançamento circularam fotos artísticas da Terra sendo engolida por nuvens de fumaça no espaço e foi dito que eram fotos reais feitas pela sonda indiana.
Apesar do grande percalço a missão Chandrayaan 2 continua firme em seu propósito. Ela tem duração de 7 anos e o trabalho tanto do módulo lunar quanto do jipe seria de apenas 3 dias. A agência espacial indiana ainda vai acrescentar muita informação científica relevante para abrir caminho para a colonização da Lua.
O Sérgio Sacani do blog Space Today fala mais sobre o assunto em seu vídeo:
Dentro de três dias a Chandrayaan 2 passará novamente sobre o local do pouso e suas câmeas de alta resolução poderão verificar se o veículo lunar foi destruído no pouso ou se o que aconteceu foi apenas uma falha no sistema de comunicação. A agência espacial americana já sinalizou a possibilidade de alterar a rota do LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter para também sobrevoar o local do pouso com a intenção de ajudar na procura de pistas do que pode ter acontecido.
Apesar de ser muito remota a possibilidade torço para que o módulo tenha sobrevivido ao pouso e que possa ser colocado em operação. Saindo novidades eu posto aqui.
A Importância das Missões Chandrayaan
Independente do desfecho da missão Vikran precisamos ter em mente que o pouso na Lua representava apenas 5% da missão Chandrayaan 2. Abaixo alguns vídeos promocionais explicando sobre os objetivos da missão.