Facebook Pixel
50 Anos – Nós Fizemos Isso!

50 Anos – Nós Fizemos Isso!

Há exatos 50 anos, todo envolvido em líquido amniótico, emocionado eu chutava a parede uterina da minha mãe! Estava se concretizando a maior aventura humana… E então Neil Armstrong dizia “That’s one small step for man, one giant leap for mankind.” (Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade). Segue minha rápida homenagem a este marco em nossa história.

Após meio século da conquista da Lua parece que não há mais muito o que se comentar, revelar ou discutir sobre o assunto, porém é tão fascinante que a cada vez que se lê, assiste o ouve algo a respeito das missões Apollo temos a nítida sensação de estarmos diante de uma nova informação. É fácil entender a razão disso: a conquista da Lua remete à conquista do universo. Toda vez que se vê um veículo pousando em solo lunar temos a certeza de que podemos ir além e povoar outros corpos celestes. Como diria Edwin “Buzz” Aldrin “Marte é logo ali”!

Marte está lá, aguardando a nossa chegada (Buzz Aldrin)

E por falar em Buzz Aldrin… Quem me conhece já sabe que vou falar sobre isso! Neste meu momento de ostentação, exibicionismo, metidez, tiração de onda e qualquer outro adjetivo correlato…

O segundo homema pisar na Lua esteve presente na Campus Party de 2013 fazendo uma palestra. Milhares de pessoas enlouquecidas para fotografar com ele. O forte esquema de segurança definiu que ninguém se aproximaria da celebridade.

Quando eu vejo a selfie que o próprio Buzz fez do evento, adivinhem quem ele fez questão que aparecesse com ele ao fundo! Sim, sou eu mesmo de camisa vermelha ao lado dele! Eu não consegui fotografar com Buzz Aldrin, mas Buzz Aldrin conseguiu fotografar comigo! Momento épico! 🙂 😉

Quem sofreu com isso foi milha filha Myllena, que estava sentada ao meu lado mas que não saiu na foto porque aquele homem de preto ficou na frente dela. Já o Gabriel estava um pouco mais atrás.

Buzz Aldrin na Campus Party Brasil 2013 e eu ao fundo de camisa vermelha

Poderia passar aqui horas e horas falando das maravilhas da conquista do espaço pelo Homem e o quão importante foi a conquista da Lua, não apenas do ponto de vista científico mas também do ponto de vista político devido a mais uma etapa vencida na tão temida guerra fria.

Os mais jovens não vão entender mas depois de alguns anos da conquista da Lua a guerra fria voltou a ficar tensa. Eu lembro claramente que passei minha infância sempre temendo que um dos dois países iniciasse a terceira guerra mundial, encerrando assim uma fase da existência humana nesse planeta. Nos horários livres das aulas eu desenhava um projeto de habitat isolado para sustentar vida caso isso acontecesse e baseava alguns dos fundamentos nos projeto Apollo. A minha versão de habitat auto sustentável se chamava cúpula antifotomesônica, a qual eu sempre discutia com o coordenador da minha escola, Sr. Othon. Ainda bem que ela nunca precisou sair do papel.

Mas voltando ao assunto tema deste artigo, essa semana não se falou em outra coisa. A conquista da Lua é assunto de todos os veículos de comunicação tecnológicos ou científicos. Para celebrar especificamente a data de hoje o Google fez este belo Doodle que, para ficar mais emocionante é narrado por Michael Collins. O mais interessante dessa narração e que motivou o título desse artigo foi o que mais chamou a atenção de Collins enquanto eles rodavam o mundo desfilando sua proeza: as pessoas de todos os países dizendo “we did it” (nós conseguimos), deixando bem claro que a conquista não foi puramente americana mas sim de toda a humanidade.

Doodle do Google com narração de Michel Collins detalhando viagem à Lua

Dentre as diversas homenagens da comunidade científica, a que mais gostei devido ao seu nível de detalhamento e didática foi a do Salvador Nogueira, mais conhecido como Mensageiro Sideral, canal no Youtube que recomendo muito. Ele fez uma série com vários episódios curtos falando de cada fase do projeto Apollo como um todo. Vou deixar aqui o episódio 11, que fala do pouso na Lua propriamente dito mas recomendo que você assista a toda a série. Esse episódio é mais extenso porém todos os outros possuem em média 6 minutos cada.

Mensageiro Sideral e sua série “A Conquista da Lua” – Episódio 11: O Primeiro Homem
Para assistir a todos os episódios abra o link abaixo.
Mensageiro Sideral – A Conquista da Lua


Quanto a aqueles chatos que não tem interesse no avanço da ciência ou da exploração espacial, vou deixar aqui esse vídeo do Tecmundo onde o tema é explicar os benefícios das missões Apollo para a vida cotidiana de todos.

Benefícios para a humanidade da exploração espacial

Em mais uma ação das comemorações da data histórica, a NASA fez um site maravilhoso chamado “Apollo 11 in Real Time” que mostra a viagem em tempos reais com toda a comunicação entre o as tripulações em voo e em terra, com fotos e fatos importantes sendo mostrados. Possui todo o registro visual da missão, todas as transmissões de TV e das câmeras de bordo, 2 mil fotografias, 11 mil horas de aúdio sendo 240 horas de comunicação entre a terra e o espaço, comentários pós-missão. Segue o link para este projeto fantástico:


Homens Azuis

O que Armstrong e Aldrin viram – Simulação e realidade

– Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed.”
– Roger, Tranquility. We copy you on the ground. You’ve got a bunch of guys about to turn blue. We’re breathing again. Thanks a lot.Muita gente pensa que pousar na Lua pela primeira vez foi uma molezinha!

O que muita gente não sabe é que além de ter sido o maior desafio da engenharia até o momento, ainda houve percalços no caminho. Talvez o principal tenha sido esse, já no momento do pouso, quando Neil Armostrong e Buzz Aldrin perceberam que o local escolhido para o pouso não era adequado. Eles tiveram que pilotar manualmente o Eagle à procura de um novo local para pousar. Fato este que quase comprometeu o precípuo escopo da missão Apollo 11.

Se eles pousassem no local pré-definido o Eagle iria tombar ou seria danificado. Se eles navegassem muito à procura de um novo local de pouso não haveria combustível suficiente para regressar ao espaço. Ambas as hipóteses condenariam os astronautas à Morte em nosso satélite natural.

Ao final eles conseguiram pousar restando apenas menos de um minuto de combustível. Tudo deu certo e Neil Armstrong finalmente pôde dar “um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade!

Eu tive o prazer de ouvir essa história pela boca do próprio Buzz Aldrin em palestra na Campus Party Brasil na companhia de Gabriel Sales Reis e Myllena Sales Reis ! À medida que ele falava lágrimas rolavam da platéia!

No vídeo acima tem a reprodução dos três minutos finais até o pouso da Eagle com áudio original das comunicações entre a espaçonave e o centro de controle da missão em Houston. À direita temos as imagens originais da câmera que gravou o momento do pouso em 1969 e à esquerda temos as mesmas cenas porém com imagens em alta definição do LROC (Lunar Reconnassance Orbiter) que hoje está em órbita da Lua.

Apesar de a frase mais célebre deste episódio ser a famosa “The Eagle has landed” (A Eagle pousou), a que mais me chama a atenção é a resposta do centro de controle que retrata todo o pânico que viveram nesses três minutos finais: “You’ve got a bunch of guys about to turn blue. We’re breathing again” (Vocês deixaram várias pessoas a ponto de ficarem azuis. Estamos respirando novamente)!

Me perdoem se eu falar muito desse assunto essa semana mas, vocês sabem, né? Sábado agora é a célebre data em que comemoramos 50 anos do Homem na Lua!


O Nascer da Terra

Anders: Oh my God! Look at that picture over there! There’s the Earth coming up. Wow, that’s pretty.
Borman: Hey, don’t take that, it’s not scheduled. (joking)
Anders: (laughs) You got a color film, Jim?
Hand me that roll of color quick, would you…
Lovell: Oh man, that’s great!

No dia 24 de dezembro de 1968 a tripulação da Apollo 8 deu um presente de natal para a humanidade: essa foto histórica do nascer da Terra a partir da Lua!

Continuando com as celebrações de 50 anos do primeiro contato do Homem com a Lua vamos falar dessa foto que foi mais um marco na conqusta espacial.

Muitas pessoas que não conhecem a história pensam que essa é a imagem do nascer da Terra a partir da superfície lunar mas na verdade essa foto foi tirada pela tripulação da Apollo 8, que nunca pousou na Lua. A missão tinha o objetivo de viajar até nosso satélite natural, entrar em órbita, orbitar dez vezes, e então regressar para a Terra. Missão essa que foi bem sucedida. Foi mais um ensaio para a histórica missão Apollo 11, que fez de Neil Armstrong e Buzz Aldrin os primeiros seres humanos a desembarcarem na Lua.

O maior desafio dessa missão era o de colocar o veículo na órbita lunar com sucesso e então fazê-lo voltar com segurança ao nosso planeta. O conjunto trafega a velocidade de quase 40 mil km/h pelo espaço, caso o conjunto passe pela Lua nessa velocidade ele não será capturado pelo campo gravitacional do corpo celeste, passando direto e se perdendo para sempre no espaço profundo. A manobra de redução de velocidade é um grande feito pois como o veículo possui apenas um motor de alta potência, a forma que ele tem de “frear” no espaço é girando 180 graus (isso mesmo, “dando uma cambalhota”) e disparando o foguete. Acontece que esse disparo do foguete tem que ser por um espaço de tempo super preciso porque se o veículo perder muita velocidade ele vai entrar demais no campo gravitacional da Lua colidindo contra o solo. Enfim, tem que ser uma manobra perfeita de rotação e disparo de foguete pelo tempo exato para perder a velocidade necessária para entrar na órbita da lua. Depois disso o veículo precisa rotacionar 180 graus novamente para, na hora certa, disparar o foguete novamente e ser colocado no curso de regresso à Terra.

A missão Apollo 8 foi a segunda missão tripulada do Projeto Apollo e tinha Frank Borman, James Lovell e William Anders como tripulação. Você deve estar reconhecendo o nome de James Lovell nessa lista pois ele foi o comandante da Apollo 13, sendo o único homem a voar duas missões Apollo porém nunca pisou na Lua. Na foto abaixo temos os três integrantes da missão.

A famosa foto foi feita com uma câmera Hasselblad 500 EL modificada e motorizada e utilizava filme Ektachrome, da Kodak.

Para terminar, segue a tradução (na minha versão) da conversa dos astronautas:

– Oh meu Deus! Vejam isso! A Terra está nascendo. Wow, que lindo!
– Hey, não fotografe, não está na agenda. (brincando)
– (Risos) Você trouxe filme colorida, Jim? Passe-me aquele rolo correndo, pode ser?
– Cara! É fantástico!

Tripulação da Apollo 8
Foto de 2015 do LROC – Lunar Reconnaissance Orbiter


As Teorias da Conspiração

Ao longo dos anos várias teorias conspiratórias se ergueram com o objetivo de invalidar as missões Apollo. Essas teorias tinham por base dizer que as missões à Lua foram todas uma fraude, que elas nunca existiram e que tudo não passava que uma boa produção de cinema hollywoodiano.

No início os boatos pareciam inofensivos mas com o tempo começaram a ganhar força surgindo assim uma verdadeira legião de pessoas no mundo todo que embarcaram nesse conto de fadas. Eu, particularmente, não tenho muita paciência para falar nesse assunto devido ao quanto isso já foi debatido e refutado por diversos canais jornalísticos ou científicos, mas caso alguém ainda tenha algo a perguntar, por favor, fique à vontade. Responderei com paciência e educação.

O site de maior sucesso em língua portuguesa para tratar do assunto se chama “A Fraude do Século”. Eu até poderia listar as razões citadas pelo autor para então refutá-las porém não o farei porque muita gente já o fez, basta você procurar na Internet. Particularmente recomendo este site: http://zeca.astronomos.com.br/afraudedafraude/afraudedafraude.htm.

O próprio Buzz Aldrin já perdeu a paciência com um desses conspiracionistas, se descontrou e “meteu uma bifa na cara do malandro” aos 89 anos de idade, conforme pode ser visto neste vídeo:

Em nenhum momento defendo a violência mas observem no vídeo o quanto o conspiracionista xingou e ofendeu Buzz Aldrin. A pessoa ao lado dele percebeu que ele já estava no limite da paciência e tentou afastar mas não teve jeito. Nesse caso só me resta parafrasear um comentário que vi na Internet:

Um pequeno soco para o homem, uma po#^$#da gigantesca pela humanidade!

Luciano Reis

Fiquem também com esses vídeos em homenagem a esta data, criados por importantes veículos de comunicação. O do Tecmundo coloca a importância das mulheres na construção dos algoritmos de software responsáveis pelo sucesso da missão.

Tecmundo fala da importância das mulheres na conquista da Lua
Jornal O Globo faz um documentário
NVIDIA, que fez renderização realista do pouso, também fez sua homenagem com participação de Buzz Aldrin

Deixe seu comentário