Facebook Pixel
Quem Precisa de VPN

Quem Precisa de VPN

Essa semana um amigo me informou que recebeu o seguinte alerta do AVG:

  • Qualquer um pode ver o que você faz online
    Sua conexão com a Internet não está criptografada. Assim, cibercriminosos podem espionar suas atividades.
  • Seu provedor de Internet pode estar registrando suas ações
    Ele pode ver os sites que você visita, o que você pesquisa e os arquivos que você baixa.
  • Sua localização está exposta: Rio de Janeiro
    Cibercriminosos, anunciantes e agências governamentais podem ver sua localização real.
  • Seu endereço IP está visível: 187.67.159.144
    Todo site que você visita pode usar seu endereço IP para te rastrear ou censurar.

A julgar pelas mensagens acima, o amigo ficou preocupado pensando quão vulnerável estava seu computador. Será que ele poderia fazer operações críticas como acessar sites de bancos ou governamentais? Então vamos a alguns esclarecimentos:

Nenhum dos “problemas” listados acima, é um problema real de privacidade. Isso aí é a Internet normal, como ela é. A única forma de se livrar de todos esses itens é instalando um programa de VPN. Provavelmente o programa que emitiu esse alerta vai te sugerir isso. Ou seja, não passa de um golpe comercial para te vender um produto.

O uso de VPN, além de não ser barato, faz a velocidade da sua Internet cair, porque o programa codifica e decodifica o tempo todo tudo que está sendo trafegado na rede. Nem agências de segurança utilizam tais programas, apenas em casos especiais.

Respondendo Ponto a Ponto

Qualquer um pode ver o que você faz online

Qualquer um que esteja fazendo o rastreio da sua rede. Isso não é umca coisa fácil de se fazer. Os próprios provedores tomam medidas contra isso. Para tranquilizar: transações bancárias já ocorrem dentro de contextos de altíssima segurança, as informações que trafegam nesses tipos de sites não são abertas, não podem ser lidas pelos provedores de serviço e nem pelos hackers que eventualmente estejam fazendo o rastreio da sua rede. Enfim, você pode continuar acessando bancos e sites de Governo mesmo que sua rede esteja sofrendo rastreio porque quando entra no ambiente dessas empresas o contexo de segurança é severamente modificado. Prova disso é que muitos bancos exigem a instalação de programas “guardião” para garantir o isolamento da sessão de trabalho quando acessando os sites deles.

Seu provedor de internet pode estar registrando suas ações

Sim, isso é uma obrigação legal que eles possuem. Lembrando que sites de alta segurança, como os bancos, por exemplo, não possuem seu conteúdo visível ou registrado por esses provedores. A única coisa que eles conseguem registrar é que em determinado dia e horário você acessou o site do banco.

Sua localização está exposta

Porque essa informação é pública. Ela pode ser obtida a partir do seu endereço IP. Existem vários sites e serviços especializados nisso, porém essa localização não é precisa. Não tem como um hacker descobrir onde você mora, trabalha ou estuda. O nível de precisão se restringe a cidade e mesmo assim, muitas vezes, com margem de erro muito grande, reportando sua localização em uma cidade a centenas de quilômetros de distância. Vou falar sobre isso com mais detalhes em um tópico mais à frente.

Seu endereço IP está visível

Sim, seu IP fica visível mesmo, isso é normal e não tem qualquer problema. É dessa forma que os computadores se comunicam na Internet. A informação sai de um computador e chega com sucesso no computador de destino por causa dos endereços IP. E como eu já disse no item anterior, não é possível descobrirem a sua localização exata a partir dessa informação.

Como funciona um serviço VPN

  1. Assim que se conectar à Internet, você se conecta ao serviço VPN que você contratou. Lembrando que é um serviço pago. Existem serviços de VPN gratuitos, mas já vou falar deles.

    Agora todo o tráfego do seu computador é direcionado para a empresa que está lhe servindo a VPN.
  2. Quando você faz uma requisição à Internet, por exemplo, se você tenta abrir um determinado site, no lugar dessa requisição ir direto para este site, ela vai para o serviço de VPN. O serviço de VPN faz então a requisição para aquele site.

    Do ponto de vista do site, quem está fazendo a requisição é o serviço de VPN e não você. O site responde para quem? Para você? Não. Ele responde para o serviço de VPN.
  3. O serviço de VPN então envia essa reposta para você.

O que os serviços VPN fazem é mascarar o ponto de origem, você. Então no lugar de trafegar na Internet a partir do seu endereço IP real, o serviço VPN expõe um endereço dos servidores deles, que podem estar em qualquer lugar do mundo. Alguns serviços chegam a oferecer a opção de você escolher qual será o país utilizado para o mascaramento, uma vez que essas empresas possuem servidores espalhados por diversos locais.

Enfim, o serviço de VPN fica no meio do caminho entre você e o resto da Internet. Quando você tentar abrir um site, não é o seu IP que vai ficar exposto, mas sim o IP do serviço de VPN. Da mesma forma a localização que vai aparecer para aquele site é a localização do endereço IP do provedor de VPN e não o seu.

A comunicação entre o seu computador e o serviço de VPN é altamente codificada, tornando quase impossível que qualquer programa consiga rastrear o que foi trafegado. Isso faz com que sua privacidade na Internet aumente muito.

Manter um serviço desses é complexo e custoso. Isso justifica o valor cobrado pelas empresas de VPN.

Mas lembre-se que, uma vez que a VPN ficou no meio do caminho ela pode registrar tudo, literalmente tudo, que foi trafegado em sua rede. Existem algumas empresas que oferecem esse serviço de forma gratuita. A grande pergunta é: qual o interesse dessas empresas em oferecer gratuitamente um serviço tão complexo? Lembre que no mundo atual da informação, quando você não paga por um serviço, é porque o produto é você. Pode parecer clichê mas é verdadeira demais essa frase.

Conclusão: serviços de VPN realmente aumentam muito a sua privacidade na Internet, mas é muito importante avaliar se realmente você precisa de um nível de privacidade tão grande. E, se for utilizar, evite os serviços gratuitos.

Detalhe importante sobre a localização pública a partir do endereço IP

Muita gente pensa que quem está do outro lado pode descobrir o endereço da sua casa a partir do endereço IP. A resposta para esse questionamento é sim e não.

A precisão da informação pública é a nível de cidade, nada mais que isso, nem a nível de bairro ela consegue chegar. Em alguns casos a localização é tão imprecisa que mostra apenas a região do Brasil.

Por exemplo, se você estiver nos Estados do Nordeste do Brasil utilizando a rede da Claro, não interessa em qual cidade você esteja, ele vai dizer que você está em São Luiz, no Maranhão. Se você estiver na região Sudeste do Brasil utilizando a rede da Vivo, ele vai dizer que voce está na cidade de São Paulo, qualquer que seja a cidade que você realmente esteja.

Essa localização a partir do endereço IP é utilizada por nós, provedores de conteúdo para descobrir a sua região geográfica e assim lhe entregar o conteúdo mais apropriado. Vou dar um exemplo bem simples: abra o site de alguma grande empresa como Google, Microsoft, Dell, HP, etc. Observe que o site vai abrir na sua língua quando deveria abrir em inglês. Isso porque essas empresas oferecem sites em todos os idiomas e eles utilizam essa informação de localização para, na hora de lhe exibir o conteúdo, fazer isso selecionando o idioma correto.

Esse recurso também é utilizado para bloquear conteúdos específicos que não podem exibidos em determinados países. Um bom exemplo disso são as empresas de streaming de mídia, como Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video etc. É comum alguns filmes estarem liberados para exibição em alguns países porém estarem bloqueados em outros.

Muitas pessoas utilizam o serviço de VPN exatamente para burlarem esses bloqueios, uma vez que a VPN irá reportar para o fornecedor do serviço que você está em outro país. Isso ficou muito conhecido na época que a justiça brasileira obrigou o Facebook a cortar o acesso de seu serviço WhatsApp no Brasil. Muitas pessoas instalaram programas de VPN em seus telefones para que a empresa não descobrisse a sua localização e, dessa forma, não ter como bloquear o serviço.

O site mais conhecido para descobrir os detalhes do seu endereço IP é o WhatIsMyIP, acesse agora www.whatismyip.com a partir de todos os seus dispositivos e observe que nem todos irão reportar a sua localização real. Eu fiz o teste aqui e deu o seguinte:

A rede da Oi, que é o serviço que tenho contratado em casa, diz que estou em Mesquita, RJ.

A rede da Vivo, que uso em meu telefone celular, diz que estou em São Paulo, SP.

Como Obter a Localização Precisa

É bem sabido que alguns serviços sabem a sua localização precisa, como o Google, Facebook, Linkedin, Foursquare e outros. Tais serviços não utilizam a localização a partir de endereço IP mas sim através do GPS embutido no seu telefone. Você autoriza tais programas a utilizarem esse recurso para obter seus benefícios, mas isso vai ser assunto para outro artigo, uma vez que não envolve VPN.

Os provedores de acesso, nesse caso, Oi, Claro e Vivo, possuem acesso à sua localização precisa porém isso fica registrado em outro tipo de sistema, interno, longe do acesso de hackers, salvo de forma completamente segura. Obter acesso a esse tipo de informação é algo que chega próximo ao impossível. Mesmo em casos de crimes virtuais, apenas em raríssimos casos, a justiça obriga que uma empresa dessas revele o local exato de um determinado endereço IP em determinado dia e hora.

Os endereços IP são dinâmicos, eles mudam com o tempo. Se você testar amanhã provavelmente vai descobrir que o endereço reportado pelo WhatIsMyIP estará diferente do endereço que foi reportado hoje. Sendo assim os provedores de acesso precisam manter uma tabela constando para quem foi designado um endereço IP em determinado dia e hora e durante quanto tempo este endereço ficou alocado para aquele usuário.


Se você achou esse conteúdo útil ou relevante considere assinar este blog e faça seu comentários logo abaixo. Será um prazer saber sua opinião sobre esse assunto.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”false” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *