Muita gente não percebe mas, ao final de todos os episódios da série The Big Bang Theory, o Chuck Lorre, um dos autores e diretores da história sempre coloca um cartão que ele chama de Vanity Card (cartão de futilidade, em tradução direta). São textos curtos e engraçados, que em grande parte das vezes não tem qualquer relação com o episódio, que ele utiliza para expressar alguma ideia pessoal. O cartão fica em um quadro de apenas um segundo de duração, então na grande maioria das vezes é necessário pausar o vídeo para conseguir ler.
No segundo episódio da décima temporada – “The Military Miniaturization” – Ele utiliza o vanity card para, com a forma inteligentemente sarcástica que lhe é peculiar, mostrar o quanto ele teme pela vida deu seu Tio Murray ante o perigo representado pelos vegetarianos!
Eu pensei muito e de forma trabalhosa sobre esse vanity card. O que eu vou dizer vai aborrecer uma boa quantidade de pessoas. Muitos são meus amigos. Ou talvez, depois de ler isso, passarão a ser meus ex-amigos. Mas eu não posso deixar isso interromper o que eu tenho para dizer. É hora de dizer alto e claro o que eu sei ser verdade em meu coração. Vegetarianos e veganos são “intolerantes da mobilidade”. Eles acreditam que se a forma de vida não se move, então é justo que seja morta e devorada. Eles possuem um preconceito profundamente arraigado contra as plantas, ou como elas preferem ser chamadas “nós que somos imóveis”. Esta filosofia de ódio é regida pela ideia de que movimento é igual a consciência, ou se você preferir, um certo nível de sacralidade. Para tornar simples, se caminha, voa, ou nada, ou vem de algo que o faça, isso não deve ser ingerido. Se não faz nada disso então hum hum. É claro que se você perguntar a um vegetariano ou a um vegano, eles irão dizer que não, eles apenas se opõem a comer carne. Mas o que pode ser mais carnudo que um cogumelo? Ou abacate? Ou berinjela? A triste verdade é que eles são covardes que matam e comem qualquer coisa que não possa fugir. Essas pessoas que agem de forma tão forte e poderosa, de espírito tão elevado, de alguma forma construíram um estilo de cozinha que justificaria que eles comessem o meu Tio Murray, um homem conhecido por ficar sentado por horas e horas à frente da TV que está desligada. Então da próxima vez que você pedir uma salada considere isso: Prince nos ensinou que pombos choram. Mas e se a couve também chorar?
Chuck Lorre Productions, #536
Para quem não conhece, Chuck Lorre é diretor de televisão norte-americano ganhador do Globo de Ouro, escritor, produtor e compositor conhecido como “O Rei das Sitcons” na década de 2010. Ele criou e produziu diversas séries, entre elas:
- Grace Under Fire
- Cybill
- Dharma & Greg
- Two and a Half Men
- The Big Bang Theory
- Mike & Molly
- Mom
- Young Sheldon
- The Kominsky Method
- Disjointed
- Bob Hearts Abishola