Facebook Pixel
Fotografia Aérea com Carlos Toledo

Fotografia Aérea com Carlos Toledo

Tive a alegria de participar do curso Fotografia Aérea com Carlos Toledo, na sede da FlyPro, em São Caetano do Sul, SP, e venho aqui trazer as impressões sobre este maravilhoso trabalho.

O Professor

Carlos Toledo veio da área de informática, onde chegou à vice-presidência da HP Brasil para a área de fotografia vindo a se especializar em fotos aéreas com drones.  Tem algumas obras maravilhosas publicadas e expostas em galerias e ministra cursos para compartilhar seu conhecimento.

Fotos de Carlos Toledo

Conteúdo

O curso teve duração de 6 horas e abordou diversos pontos importantes para quem deseja fazer fotografias com perfeição.  Apesar do curto período de duração, Carlos Toledo conseguiu compactar os conteúdos mais importantes de forma otimizada para atender os anseios das pessoas que querem iniciar imediatamente no ramo de fotografia.

A aula foi dividia em 5 módulos:

1. Composição Fotográfica

Neste tópico aprendemos técnicas e princípios gerais de fotografia utilizando os métodos da Gestalt.  Foram abordados assuntos como a regra dos terços (proporção divina), enquadramento, figura x fundo, similaridade, proximidade, balanço, profundidade, perspectiva, e diversos outros que baseiam a fotografia tanto do ponto de vista técnico quanto artístico.

Ao final deste módulo os alunos foram à rua para fazer fotos com seus smartphones utilizando os conceitos aprendidos.

Essa foi a minha foto.
Também apresentei essa foto.

2. Drones (Hands on)

Neste hands on ele explicou sobre todos os modelos de câmeras existentes hoje para os drones DJI (marca líder no segmento).  Explicou as diferenças entre os modelos e quais recursos existem em cada um dos modelos baseado nos conceitos de fotografia ensinados no primeiro módulo.

Neste momento todos os alunos ligaram seus drones e treinaram as técnicas ensinadas dentro das limitações de cada um dos seus modelos.

Turma treinando os recursos de seus drones.

Exploramos todos os recursos das câmeras, como abertura, velocidade, ISO e modos de fotografia.  Aprendemos a importância das imagens em modo raw para posterior edição e como atingir este modo utilizando os recursos das câmeras dos drones.

3. Planejamento Fotográfico

Neste módulo aprendemos que tão importante quanto conhecer todas as técnicas de fotografia e como explorar isso nos drones, está o planejamento das fotos.  Os estudos prévios que devem ser feitos do local, os horários ideais para se fotografar, os melhores ângulos…  Quando a foto é planejada tudo fica mais fácil.

4. Filtros

Aprendemos sobre fotos panorâmicas, noturnos, múltiplos horários, filtros e uma série de recursos relevantes para se obter boas fotografias.

5. Adobe LightRoom (Hands on)

Foi orientado que todos os alunos levassem além de seus drones, seus computadores com o software Adobe LightRoom Classic CC instalado.  Neste módulo tivemos um passo a passo mostrando como operar o software de modo a fazer uma série de manipulações fantásticas com os arquivos raw.

Nos foi entregue pen drives com diversos arquivos raw devidamente separadas por pastas para realizarmos exercícios específicos para cada propriedade que seria ensinada.

Aprendemos a fazer coisas bem sofisticadas com as fotos, desde alterar o visual básico até fazer complexos panoramas baseados na união de diversas fotos.

Aprendemos a transformar isso…
Nisso!

A Turma

Foi uma excelente oportunidade de fazer networking.  Carlos Toledo teve a sensibilidade de, antes de iniciar a aula, pedir que cada um se apresentasse, dizendo a idade, o que faz e quais seus objetivos com o curso.

Foi interessante perceber o nível de heterogeneidade da turma.  Haviam alunos de 20 até 65 anos de idade e dos mais variados segmentos profissionais, sendo alguns da área de fotografia.

Neste momento o que mais me chamou a atenção é que um dos alunos pratica a fotografia a serviço do mal!  Ele instala aquelas câmeras que multam os carros e impulsionam a fábrica de multas em nosso país.  Ele disse que gosta muito de fotografia e veio para o curso porque quer fazer fotos pelas quais ele não seja xingado pela sociedade! O bom foi que ele deu uma dica para reduzir a possibilidade de sermos fotografados por essas malditas câmeras.

Foram poucas horas de convívio bem gratificantes, conhemos novas pessoas que muito enriqueceram nossas vidas.  Ao final um dos colegas me deu carona para a Rodoviária Tietê apesar de morar no Butantã.  No caminho pudemos estreitar mais os laços e eu pude mostrar a ele os pontos positivos que me fazem admirar a cidade dele!

Drone Photo Academy

Ao final do curso, Carlos Toledo apresentou seu projeto Drone Photo Academy para incentivar os alunos a divulgar suas fotos e até a expô-las em um evento público que ele está planejando realizar.

Por tudo o que foi exposto neste artigo quero parabenizar Carlos Toledo pela iniciativa de divulgar seus conhecimentos e unir pessoas de forma tão focada e eficiente.  O excelente conteúdo foi passado de maneira brilhante e unificadora.  Vida longa a Carlos Toledo e à Drone Photo Academy.

3 thoughts on “Fotografia Aérea com Carlos Toledo

  1. Luciano, muito obrigado pelas palavras !! e pela generosidade….
    Você foi o primeiro a chegar, ajudou a arrumar tudo, participou ativamente e ajudou a todos… és uma pessoa excepcional, dessas que agradecemos muito por ter a oportunidade de conhecer !!!!

  2. Excelente curso onde aprendemos, entre outras coisas, a fazer planejamento fotográfico com drones, seus ajustes, melhores horários para voos, fotos noturnas, panoramicas. Conceito e aplicações de ISO, White Balance, HDR, AEB. Também nos foi ensinado na prática a edição com o Lightroom (fotos panoramicas e noturnas).
    O aprendizado não terminou no dia do curso, continuamos o aprendizado em um grupo fechado no Facebook , idealizado pelo próprio Carlos Toledo,onde podemos trocar experiências e aprender muito mais.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: