Facebook Pixel
Roubo no Estacionamento do Sawgrass Mills

Roubo no Estacionamento do Sawgrass Mills

O shopping Sawgrass Mills fica localizado em Sunrise na Flórida, 40 minutos ao norte de Miami e é o local preferido para brasileiros fazerem suas compras pois neste shopping se situam as lojas chamadas “outlet”, aquelas que vendem produtos que já saíram da linha principal dos fabricantes e por isso possui preços mais atrativos. Durante muitos anos “executivos de fronteira” tem optado pelo Sawgrass Mills para obter os produtos que irão posteriormente revender no Brasil, eu mesmo conheço várias pessoas nessa situação.

Um fator que pesa muito para a escolha do Sawgrass Mills Mall na hora de fazer compras, além dos preços, é a sensação de segurança do local. Comparando com cidades violentas como o Rio de Janeiro e São Paulo, o Sul da Flórida parece um oásis onde o Brasileiro se sente tranquilo para ir às compras e depois estacionar o carro carregado em frente a um dos inúmeros bons restaurantes de região.

Já ouvimos vários relatos de pessoas que foram assaltadas no estacionamento do Sawgrass enquanto guardavam suas compras porém a sensação de segurança nos impedia de ver a realidade que agora reina no local.

Ontem a noite, após um dia de compras paramos para jantar no Applebee’s que fica no estacionamento do Sawgrass. Como sempre, paramos o carro na porta onde é possível vê-lo através das janelas do restaurante. Nós brasileiros nos sentimos mais tranquilos estacionando dessa forma, mesmo sabendo que estamos em local com menor taxa de criminalidade. Já estávamos no final do jantar quando o garçom que nos atendia perguntou qual era nosso carro, apontei para fora pois o mesmo era visível a partir de nossa janela e então o garçom disse que havia um problema e que precisávamos ir lá fora.

Quando cheguei, numa autêntica reprodução do que acontece no Brasil quando deixamos o carro caregado na rua, a janela estava quebrada. Todos correram para ver a dimensão do prejuízo. No momento que minha mãe entrou no carro ela gritou que roubaram a bolsa dela com todos os documentos. Houve desespero pois a viagem de regresso ao Rio seria no dia seguinte e não seria possível tirar um passaporte de emergência a tempo. Enquanto avaliávamos o interior do veículo o gerente do restaurante foi chamando a Polícia, ele me mostrou que no restaurante haviam duas câmeras apontadas exatamente para a porta do carro que foi arrombada.

A Polícia chegou bem rápido e fez um Boletim de Ocorrência. Enquanto o policial fazia o documento ele me dizia que aquilo estava acontecendo todos os dias: bandidos seguem humanos que passaram o dia fazendo compras no Sawgrass para então roubarem o carro parado no estacionamento do restaurante. Ele disse que o caso é mais comum quando a pessoa compra eletrônicos, que foi o nosso caso.

O policial me orientou a sempre descarregar o carro no hotel antes de parar para jantar pois essa prática está se tornando rotineira do Sawgrass. Eu ainda comentei que estacionei na vaga que considerava mais segura por ser em frente a porta e com vista da janela, ao qual ele me respondeu que aquela era a vaga onde mais aconteciam os sinistros, exatamente pelo fato da pessoa se sentir segura e relaxar com a observação ao carro.

Eu perguntei ao policial se havia alguma chance de localizarem o subproduto de raça humana (não posso chamar bandido de verme porque os vermes não merecem tal comparação) e ele me respondeu que era quase impossível. Os bandidos já conhecem a posição daquelas câmeras e chegam de cabeça abaixada de tal forma que não dá para reconhecer. Ele informou que esse tipo de crime já vem acontecendo há um bom tempo e eles não conseguem pegar os meliantes.

Logo depois que o policial se retirou acionei a locadora do veículo, Avis, que prontamente providenciou outro carro para reposição mas, para ser mais rápido, tive que me deslocar com o vidro quebrado até o aeroporto de Fort Lauderdale onde experimentamos o pior atendimento já recebido até hoje por uma locadora. Eu e meu irmão chegamos lá por volta de uma da manhã e só conseguimos voltar para o hotel às quatro. Nota zero para o atendimento noturno da Avis no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale (FLL).

A boa notícia é que apesar de a bolsa da minha mãe ter sido roubada com todos os documentos, medicamentos, óculos e algumas bugingangas, o passaporte dela não estava lá dentro. Minha cunhada informou que os dois passaportes da minha mãe estavam com ela. Em relação a outros bens materiais, nada foi roubado. Acreditamos que o ladrão foi motivado pelo enorme TV de 50\” que estava no carro porém, ao quebrar o vidro, ele não conseguiu destravar as portas do Grand Caravan, roubando assim apenas a bolsa da minha mãe que estava ao alcance da mão.

Apesar de nossa perda ter sido mínima, é importante deixar registrada essa dica para as inúmeras pessoas que frequentram o Sawgrass Mills acreditando estar em uma condição de segurança diferenciada em relação ao Brasil. A verdade é que não. A bandidagem está roubando no estacionamento e perseguindo compradores da mesma forma que fazem cá por estas plagas.

One thought on “Roubo no Estacionamento do Sawgrass Mills

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: