Facebook Pixel
China Não Se Importa Em Perder Mercado Americano?

China Não Se Importa Em Perder Mercado Americano?

Em entrevista concedida a Cathy Newman, do veículo de comunicação inglês Channel 4, Victor Gao deixa claro que a China não irá aceitar de forma passiva a política de taxação imposta pelo governo Trump. Um trecho da entrevista está sendo amplamente compartilhado em redes sociais e sistemas de mensageria porém sem tradução para a língua portuguesa. Achei importante traduzir este trecho para que fique bem claro para todos a posição do analista chinês.

Victor Gao: A China está completamente preparada para lutar até o fim, porque o mundo é grande o suficiente. Os EUA não são a totalidade do mercado no mundo. Então, se os EUA querem ir naquela direção de se desligar completamente do mercado chinês, seja meu convidado.

Cathy Newman: Sim, e a China vai perder o mercado americano, que conforme eu disse, representa 15%…

Victor Gao: Nós não nos importamos (2x). A China está aqui há 5 mil anos. A maior parte desse tempo, não havia EUA, e nós sobrevivemos. E se os EUA querem fazer bulling com a China, nós lidaremos com essa situação sem os EUA. E nós esperamos sobreviver por outros 5 mil anos.

Cathy Newman: Quando você ouve Donald Trump dizer “a China quer um acordo, eles apenas não sabem como fazer isso. Eles são um povo orgulhoso”. JD Vance fala sobre camponeses chineses. O que você acha dessa conduta?

Victor Gao: Se JD Vance pensa que ele está lidando com camponeses na China, e eu tenho orgulho de ser descendente de camponeses – muitos de nós somos descendentes de camponeses de qualquer forma, essa é a nossa tradição – Nós éramos fazendeiros antes, mas agora somos um dos líderes mundiais entre as economias industrializadas. Então, me desculpe, JD Vance não sabe do que está falando. E além disso, eu não acredito que haverá um diálogo China – EUA até que os EUA mudem sua atitude em relação a China. Negocie com a China como ela é, então mostre respeito à China, mostre respeito ao povo chinês, e não tente impor o seu preconceito e sua visão enviesada sobre a China ou sobre o resto do mundo.

Na parte final da entrevista, trecho que não está no vídeo curto acima, a jornalista confronta Victor Gao, implicitando ao ausência de democracia na China, e o analista chinês defende seu país:

Cathy Newman: Você acredita que o povo americano irá se revoltar?

Victor Gao: Bem, haverá eleições de meio de mandato no ano que vem, e se o povo americano vai votar com os pés, eu não sei. E haverá uma eleição geral, eleição presidencial, em 2028. Os resultados serão conhecidos em 2029. Se você seguir o ritmo político americano, nenhum partido fica permanentemente no poder…

Cathy Newman: Ao contrário da China.

Victor Gao: … e todos nós precisamos estar preparados para mudanças.

Cathy Newman: Ao contrário da China.

Victor Gao: Na China, nós temos estabilidade. Nós temos estabilidade, previsibilidade, certeza. Nós sempre dizemos que temos um plano para os próximos 100 anos para a paz, estabilidade e desenvolvimento.

Entrevista Completa:

Quem É Victor Gao:

Deixe seu comentário