Muita gente não sabe, mas o SSMS – SQL Server Management Studio, atualmente em sua versão 19.1 (Jan/2023), possui tema escuro assim como o Visual Studio e o próprio Windows. Acontece que, por ainda estar em desenvolvimento, esta opção vem desabilitada por padrão na interface do programa. Vou aqui dar a dica de como habilitar tal recurso e como otimizar sua utilização.
É necessário fazer uma alteração no conteúdo do arquivo “ssms.pkgundef” localizado na pasta da IDE do SSMS que, por padrão, fica em:
C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server Management Studio 19\Common7\IDE
Nas versões anteriores este caminho pode ter pequenas variações, como a seguir:
Versão 16:
C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\130\Tools\Binn\ManagementStudio
Versão 17:
C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\140\Tools\Binn\ManagementStudio
Versão 18:
C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server Management Studio 18\Common7\IDE
Abra o arquivo “ssms.pkgundef”.
Abrindo o arquivo você verá uma série de chaves e configurações que são desabilitadas na interface do programa. Então, para ativar um determinado recurso você terá que comentar a linha que efetua a desativação, bastando para isso inserir “//” no início da mesma.
Em nosso caso, o conteúdo que estamos procurando é o seguinte:
// Remove Dark theme
[$RootKey$\Themes{1ded0138-47ce-435e-84ef-9ec1f439b749}]
Observe que esta linha está removendo o tema escuro, então para que ela pare de funcionar basta adicionar “//” ao início da linha, ficando assim:
// Remove Dark theme
//[$RootKey$\Themes{1ded0138-47ce-435e-84ef-9ec1f439b749}]
Detalhe importante: devido à localização do referido arquivo, é necessário que o editor de texto utilizado para fazer a edição tenha privilégios administrativos.
Caso o SSMS esteja aberto neste momento, feche e abra novamente. Você encontrará o tema dark no menu:
Tools – Options – Environment – General
Lembrando que este esquema de cores ainda não está liberado porque ainda está em desenvolvimento e possui alguns bugs. Por exemplo, o painel de resultados e o Object Explorer não mudam para fundo escuro. Por outro lado, alguns menus ficam com fundo escuro porém as letras ficam quase ilegíveis.
E, finalmente, uma dica importante, a cor das letras no painel de editor continua como se estivesse no tema claro. O problema disso é que as strings possuem cor vermelha, que sobre fundo preto ficam quase ilegíveis. É possível trocar a cor das fontes e diversos outros elementos do SSMS indo na opção:
Tools – Options – Environment – Fonts and Colors
No caso específico da cor das fontes das strings, procure o item “SQL String”.
Me deixe saber, nos comentários lá no final, se essas dicas foram úteis para você e considere assinar este blog preenchendo seu e-mail no campo abaixo: