Parece simples, mas habilitar FTP no IIS com vários websites em funcionamento tem suas peculiaridades. Então vamos direto ao assunto, no passo a passo.
Na relação de sites do IIS, clique-direito no site que deseja habilitar o acesso FTP e “Add FTP Publishing…”
Habilite “Enable Virtual Host Names e coloque o endereço público do website em questão. No caso do meu exemplo “treino.larsoft.net”.
Para que o acesso seja liberado apenas para os usuários autenticados, desative “Anonymous” e ative “Basic”. Em “Allow access to”, selecione “All users” e dê permissão de leitura e escrita. Caso queira liberar o acesso apenas a alguns usuários, selecione as opções específicas para isso. Observe que, neste ponto, os usuários ainda não conseguem alterar os arquivos no servidor.
Os websites que estão com FTP habilitado ficam com uma interrogação ao lado, para avisar que há múltiplos protocolos habilitados.
Agora vem um detalhe muito importante. Observe que neste IIS temos vários sites publicados, e cada um deles pode ter o seu próprio acesso FTP. Cada um desses websites possui o seu próprio nome de host virtual habilitado. Neste cenário, o IIS estabelece uma convenção para os nomes de usuário que é a seguinte:
<nome do host virtual> | <nome do usuário>
No caso do exemplo acima, para que o usuário “treino01” possa acessar o site que responde no endereço “treino01.larsoft.net”, o nome de usuário que ele deve utilizar para acessar o servidor FTP, apesar de ser esquisito, é assim:
treino01.larsoft.net|treino01
Até este momento, apesar de estar habilitado no FTP, os usuários ainda não conseguem fazer muita coisa. Para que possam operar mesmo, ainda é necessário liberar o acesso aos arquivos. Para ficar mais flexível, e não precisar ficar liberando o acesso usuário por usuário, vamos criar um grupo “FTP Users”, para isso, no “Gerenciamento do Computador”, vá em “Local Users and Groups”, clique-direito em “Groups”, “New Group…”.
Crie o novo grupo e adicione os usuários com direto de acessar via FTP.
Agora navegue pela estrutura de arquivos do computador, clique-direto sobre a pasta que hospeda o referido site, “Properties”, “Security”, “Edit”.
Clique em “Add…” e adicone o grupo “FTP Users” que acabamos de criar, dando as permissões de “Read” e “Write” e, se for o caso, outras permissões que tal usuário venha a precisar.
Pronto. O acesso FTP está completamente configurado.
Se este conteúdo foi útil ou relevante, considere deixar um comentário logo mais abaixo, ou assinar este blog para receber atualizações, preenchendo o seu e-mail no campo abaixo: