Facebook Pixel
Acessando Dados com .NET Core – Preparando o Ambiente

Acessando Dados com .NET Core – Preparando o Ambiente

Este artigo é parte da série:

Para esta etapa do projeto, vamos criar um novo controller, chamado “DadosController” na pasta “Controllers”. Atente-se ao detalhe que é uma “API Controlller” e não “MVC Controller” conforme vem no padrão.

A rotina que fizemos para o código “BasicoAPIController” possui todas a operações de CRUD (Create, Retrieve, Update, Delete) sendo executadas contra um listagem interna, em memória.

Com o propósito de nos prepararmos para os próximos exercícios, o que vamos fazer agora é copiar todos os métodos daquela classe para uma nova classe chamada “DadosController” e remover os conteúdos de todos os métodos, para então escrever novos conteúdos, desta vez realizando as operações de CRUD contra um banco de dados.

Esse controller “DadosController” não vai fazer nada. Neste momento vai ser apenas um esqueleto para escrevermos os métodos de acesso a dados que virão nos próximos exercícios. Por isso vamos deixar propositalmente os conteúdos dos métodos vazios.

Alguns cuidados que foram tomados ao copiar e colar o código:

  • Trocar o nome em [Route].
  • Trocar os nomes nos métodos, para evitar o conflito com a classe existente. Todos os métodos ganharam um “-Dados” ao final de seus nomes.
  • Inserir retorno em todos os métodos, nem que seja “BadRequest” para que este código vazio não apresente erro.
DadosController.cs

Vamos também incrementar a classe “UF.cs” para incluir as “Annotations”. Elas serão importantes depois para as operações envolvendo bancos de dados.

UF.cs

Tendo feito essas operações, agora temos um esqueleto de operações CRUD que, até o momento ainda não faz nada, mas já responde no Swagger.

O próximo passo, antes de efetivamente começar a implementar o acesso a dados tanto com ADO.NET quanto com Entity Framework, vamos aprender como configurar a string de conexão.

Deixe seu comentário