A Microsoft disponibiliza gratuitamente versões de avaliação do Windows Server. Trata-se da versão completa do sistema e, cuja única limitação, é que passado o período determinado, o sistema desliga automaticamente após uma hora de uso, porém é possível aumentar esse período de avaliação seguindo as instruções descritas neste artigo.
Quando o período de avaliação é finalizado, o Windows fica “desarmado”, ou seja, só funciona por uma hora, nesse caso se faz necessário “rearmar” novamente. É possível realizar esta operação até 6 vezes. Depois disso o sistema fica definitivamente desarmado, sendo necessário adquirir uma licença oficial.
Para verificar a situação, abra o PowerShell em modo administrador.
E entre com o comando:
slmgr -dlv
Caso o “License Status” esteja como “Notification” é porque a sua versão de avaliação do Windows precisa ser rearmada. Para isso, é necessário que o contador em “Remaining Windows Rearm Count” esteja maior que zero. Por padrão, o Windows permite ser rearmado 6 vezes. Para fazer isso, é necessário estar conectado à Internet e entrar com o comando:
slmgr -rearm
Depois de rearmado, é necessário reiniciar o computador. Isso pode ser feito diretamente de dentro do Power Shell com o comando:
Restart-Computer
Depois que reiniciar, você pode verificar a situação da licença, entrando novamente no Power Shell e enviando o comando:
slmgr -dli
No exemplo acima, o Windows ainda tem 114 dias de licença válida.