O “bafafá” do momento é a tal da “mudança” das regras de privacidade do WhatsApp. Várias perguntas tem chegado a mim, do tipo “vai expor as minhas informações pessoais?”, “o Governo vai me rastrear?”, “todas as pessoas poderão ve o que eu falo?”, “e a criptografia ponto a ponto que deveria me proteger?”. Nessa explicação rápida vou tentar desmistificar o assunto e deixar claro os motivos pelos quais você não deve se preocupar com as “novas” regras do WhatsApp.
Vou tentar colocar de uma forma clara, para todos entenderem…
- Em primeiro lugar nada (ou quase nada) muda na nova regra.
- WhatsApp sempre foi e continuará sendo um sistema de comunicação seguro com criptografia de ponta a ponta e que não salva as conversas nos servidores do Facebook (que é o dono do WhatsApp).
- Existe uma variante do WhatsApp, o WhatsApp Business, focado no uso comercial e que você pode instalar no seu telefone, tendo assim duas contas de WhatsApp funcionando simultaneamente. Essa variante segue os mesmos princípios do WhatsApp normal, ou seja, criptografado de ponta a ponta e sem salvamento de conversas nos servidores do Facebook.
- Existe um outro modo de operação, que é o WhatsApp para empresas, baseado em API. Essa versão é utilizada por grandes corporações como bancos, operadoras de telefonia, grandes lojas, etc. Nesse caso o programa não fica instalado em um aplicativo no telefone de ninguém mas nos servidores da empresa usuária. É desse modo de operação que vamos falar.
O WhatsApp API é utilizado para aplicações super profissionais. Com ele é possiível fazer coisas como:
- Robô de atendimento: Os chatbots.
- Central de atendimento: A empresa disponibiliza um único número e vários (milhares) de atendentes espalhados por todo o mundo podem prestar o atendimento.
- Controle de qualidade: Por ser um sistema centralizado o gerente ou gestores da empresa podem ver em tempo real quantos atendimentos estão sendo realizados, o que os atendentes estão falando, quanto tempo está durando o atendimento e fazer diversos outros tipos de avaliação.
Nesse caso, o WhatsApp é utilizado apenas como um meio para interligar as duas pontas: você e a empresa usuária, que por sua vez pode salvar toda a sua conversa em banco de dados. Isso é feito com o propósito de medição, controle de qualidade e segurança, afinal, com tudo registrado, a empresa usuário pode avaliar a qualidade de atendimento de seus atendentes, além de poder provar o que foi conversado através dos registros.
Em nossa empresa nós desenvolvemos robôs de atendimento via WhatsApp que utilizam exatamente as tecnologias que expliquei neste artigo. Se você quiser ver um em ação envie um “oi” para nosso nosso robô de atendimento e vá respondendo as perguntas que ele lhe fizer. Ao final, clique no link que será enviado e observe que a conversa ficou toda registrada em nossos servidores. Não é teoria da conspiração. Ninguém vai roubar seus dados ou violar sua privacidade. É simplesmente o uso da tecnologia com o propósito de prestar melhor atendimento ao cliente.
Clique aqui para falar com o robô de atendimento da Larsoft
Comente abaixo se minha explicação foi clara ou se lhe restou alguma dúvida. Considere assinar este blog para receber diretamente em seu e-mail informações sobre segurança e tecnologia como essa.