Digitar no pequeno teclado dos dispositivos móveis como smartphones e tablets pode ser bem lento e cansativo, além de, depois de algum tempo deixar os dedos doendo podendo até mesmo causar cãibra, principalmente nas pessoas mais velhas (como eu!).
O que muita gente não sabe é que o sistema operacional Android, por sua flexibilidade, permite alteração do SIP (Software Input Panel) que vem a ser aquele teclado virtual que utilizamos para digitar nos dispositivos móveis. Dessa forma é possível substituir aquele teclado padrão por outros SIP mais eficientes e fáceis de serem utilizados.
Vários SIP foram inventados para simplificar a entrada de dados em dispositivos móveis. Vou citar aqui alguns exemplos contando rapidamente a história da evolução dos dispositivos móveis:
- O primeiro PDA (Personal Digital Assistant) a ser lançado no mercado foi o Newton, fabricado pela Apple. Um dos motivos do fracasso do projeto foi o SIP, que era baseado em reconhecimento de escrita no meio da tela. Apesar de parecer brilhante tinha o sério problema de depender da caligrafia do usuário. Como usuário de um dos primeiros Newton posso dizer que raramente esse dispositivo reconhecia minha escrita.
- Aí veio a US Robotics com o sistema operacional Palm OS que veio com uma alternativa brilhante. O SIP era baseado em um alfabeto chamado Graffiti de caligrafia própria que usuário tinha que aprender. Apesar de exigir uma curva de aprendizado, esse alfabeto era realmente super simples, era muito fácil de usar e, na humilde opinião desde que vos escreve, isso foi o grande responsável pela explosão nas vendas e utilização de PDAs que no futuro viriam a se tornar o smartphones que conhecemos hoje.
- Logo depois a Microsoft lançou a sua versão de PDA com sistema operacional Windows CE. Foi uma virada de jogo. Ao contrário do Palm OS que era super simples, o Windows CE tinha jeitão de Windows em um computador que cabia na palma da mão. Nesse momento as vendas de PDAs já estava explodindo e os dispositivo baseado em Windows CE ganharam rapidamente espaço no mercado. A revolução em matéria de SIP é que, enquanto no Palm OS o SIP era uma área fixa e imutável ocupando grande parte da porção inferior da tela, o SIP do Windows CE era totalmente um programa que aparecia somente quando era necessário, aumentando assim em muito o espaço de utilização das telas e é o formato que prevalece até hoje. Por ser totalmente software o SIP do Windows CE tinha vários recursos e formatos. Ele podia ser uma cópia de teclado físico (como conhecemos hoje), tinha um modo que era uma cópia do Graffiti, outro modo de reconhecimento de escrita e mais algumas alternativas.
- Nesse meio tempo vários fabricantes fizeram algumas alternativas de SIP para Palm OS e Windows CE.
- Vale lembrar também que nesse ponto da história os PDAs já haviam ganhando a funcionalidade telefone celular, dando assim origem aos smartphones, que nada mais eram que um PDA com capacidade de telefonia. Para quem não sabe, assim nasceram os smartphones.
- A Apple, vendo o potencial dos smartphones, volta para o mercado de dispositivos móveis lançando o iPhone com o proposta de ser o smartphone mais rápido e seguro do mercado. Seu sistema operacional iOS não permitia troca do SIP como uma das formas de garantir maior segurança de dados dos usuários.
- Como não podia ficar de fora dessa corrida, Google também lança seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, prometendo revolucionar o mercado com sua plataforma aberta. Dessa forma os fabricantes poderiam customizar o sistema operacional conforme suas necessidades.
- Nesse meio tempo continuava o desenvolvimento por SIPs cada vez mais inteligentes até que uma empresa lançou o Swype Dragon. Uma forma tão inteligente de entrar com dados nos dispositivos móveis que em pouco tempo Microsoft incorporou ao seu sistema operacional e cada fabricante começou a fazer a sua versão.
O Swype consiste em deslizar o dedo sobre as teclas virtuais e, ao levantar a mão, ele monta a palavra, como se o usuário tivesse digitado letra por letra. É bem mais rápido e confortável do que o processo tradicional.
Dito isso o que posso acrescentar é que, apesar de Samsung e Motorola trazerem nativo seus próprios SIP baseados em deslizamento do dedo na tela, a inventora do processo, Swype, continuou evoluindo com seu SIP de forma fantástica, oferecendo uma série de serviços inteligentes agregados à digitação por deslizamento. Com o passar do tempo e o sucesso da plataforma a empresa Nuance incorporou a Sype por US$ 100 milhões. Infelizmente em fevereiro de 2018 a Nuance anunciou o fim do desenvolvimento do produto. O motivo alegado é que o mesmo estava se tornando obsoleto, uma vez que todos os fabricantes de dispositivos baseados em Android estavam trazendo a sua própria versão de SIP baseado em deslizamento. Para quem quiser conhecer este fantástico software, segue o link do produto na Play Store, sabendo que não haverá mais novas versões do mesmo.
Hoje, se você procurar por Swype Keyboard na Play Store irá encontrar uma série outros SIPs que herdaram as características do Swype original. Não testei nenhuma delas mas vou deixar listado:
Isso mostra que ainda por muito tempo haverá muitas opções de SIP alternativos para que se tenha cada vez mais eficiência ao digitar em dispositivos móveis.
2. Gerenciamento Geral
3. Idioma e Entrada
4. Teclado na tela
5. Teclado Samsung
6. Digitação inteligente
7. Controles de deslizam. teclado
8. Deslizar para digitar
Vale lembrar que além do Swype diversas outras maneiras de inserção de dados foram inventados nesse meio tempo para simplificar a digitação em dispositivos móveis. Cada vez que um produto novo é lançado ele se apresenta como a grande solução para resolver o problema.
Dei esse foco especial para o deslizamento em tela porque essa é a solução mais duradoura e eficiente que experimentei. Caso você conheça outro SIP que também ache interessante compartilhe na seção de comentários logo abaixo.
Compartilhe:
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)