O processo mais complexo é fazer com que o pen drive se torne uma unidade de boot. Para isso siga os passos abaixo.
1. O pen drive deve ter, ao menos, 4 GB de espaço para poder sofrer este processo e estar formatado com o padrão FAT32.
2. Prompt de comando
DiskPart
List Disk
3. Na lista de unidades de armazenamento, veja o número referente ao pen drive, que doravante chamaremos de “n”.
Select Disk n
Clean
Create Partition Primary
Select Partition 1
Active
Format fs=NTFS
Assign
Exit
4. Ainda no prompt de comando, ir até a unidade que contém a mídia de instalação do Windows e
BootSect /nt60 <pen drive>:
Neste ponto o seu pen drive está pronto para fazer boot, qualquer que seja o sistema operacional. Vai depender apenas do conteúdo que será colocado na pasta raiz.
5. Depois, basta copiar todo o conteúdo da mídia de instalação para o pen drive. Para ter certeza que está utilizando a versão oficial, siga os links:
Windows 11 (pt-BR)
https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11
Windows 11 (en-US)
https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows11
Windows 10 (pt-BR)
https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
Windows 10 (en-US)
Download Windows 10 (microsoft.com)
Windows Server 2019 (en-US)
https://www.microsoft.com/en-US/evalcenter/evaluate-windows-server-2019?filetype=ISO
Ubuntu Linux
Enterprise Open Source and Linux | Ubuntu
Múltiplos Sistemas em Um Pen Drive
Como foi visto, uma vez que você tenha um pen drive de boot, é possível deixá-lo preparado para a instalação de qualquer sistema operacional. Em nossos laboratórios utilizamos uma técnica de deixar um único pen drive preparado para a instalação de vários sistemas e para isso procedemos da seguinte maneira.
Em primeiro lugar tenha em mente que o sistema que será levado em consideração no momento da instalação é aquele que estiver no diretório raiz do pen drive, mas isso não impede que hajam outros sistemas armazenados em outras pastas dentro do mesmo pen drive. Sabendo-se disso veja como fica a estrutura de um de nossos pen drives de instalação:
Nesse caso temos um pen drive de instalação do Windows 10 em inglês, mas observe que também temos dentro da estrutura, o conteúdo de instalação do Windows Server e do Ubuntu, além de uma pasta dedicada ao próprios Windows 10 em inglês e uma pasta completamente aleatória contendo filmes. Dessa forma, para que esse pen drive se transforme em um instalador de Ubuntu, por exemplo, fazemos o seguinte.
1. Selecionamos todo o conteúdo referente ao Windows 10 que está na pasta raiz e movemos para dentro da pasta “Win 10 en-US…”.
2. Agora a pasta raiz ficou vazia, contendo apenas as pastas com os sistemas operacionais.
3. Entramos na pasta “Ubuntu” e selecionamos todos os arquivos com Ctrl-A.
4. Ctrl-X para recortar.
5. Voltamos para a pasta raiz e colamos o conteúdo lá com Ctrl-V
Pronto. Agora temos um pen drive de boot para instalar Ubutu. Para desfazer a operação basta fazer a mesma coisa. Recorta esses arquivos do Ubuntu, cola de volta em sua pasta e então seleciona outro conteúdo para colar na pasta raiz.
Uma dica de organização: Observe um arquivo txt contendo o nome do sistema operacional. Esse aquivo não faz parte do conteúdo original. Ele foi inserido lá apenas para sabermos qual é o sistema que neste momento está no diretório raiz. No caso do Windows e Linux a diferença é gritante, porém no caso de Windows 10 para Windows Server, por exemplo, a estrutura é a mesma. Então utilizamos essa técnica para não fazer confusão.