Facebook Pixel
Acessando Arquivos e Impressoras Windows 10 a Partir de Windows XP

Acessando Arquivos e Impressoras Windows 10 a Partir de Windows XP

Ainda hoje é possível encontrar computadores com sistema operacional Windows XP em alguns parques computacionais. Algumas empresas optam por manter estas máquinas legadas até o fim de sua vida útil.

Intrínseco à obsolescência e vulnerabilidade do sistema já descontinuado, sua presença em uma rede de computadores com sistemas mais novos pode trazer uma série de problemas operacionais. Nesse caso vou citar o sério problema de compartilhamento de recursos de computadores Windows 10 com computadores Windows XP.

Deveria ser simples, você compartilha uma pasta e uma impressora no Windows 10 e estes dois recursos ficam disponíveis para utilização de todos os computadores na rede. Mas ao fazer isso você descobre que o computador Windows XP, doravante XP, não consegue de forma alguma acessar os recursos compartilhados do computador Windows 10, doravante W10. Vamos aqui resolver um problema de cada vez.

Acessando Pastas Compartilhadas no Computador Windows 10 a Partir do Computador Windows XP

O bloqueio acontece porque Windows XP utiliza o protocolo SMB 1.0 para trafegar na rede. Este protocolo está muito obsoleto e com falhas reconhecidas de segurança. Por essa razão Windows 10 utiliza a versão 3.0 do referido protocolo para trafegar as informações. Nesse caso a solução é bem simples, basta habilitar o protocolo SMB 1.0 no W10 para que ele consiga trocar informações com o XP.

Saiba que fazendo isso você expõe seu W10 às mesmas vulnerabilidades que o XP, então evite ao máximo tomar essa decisão.

Para habilitar o SMB 1.0 no W10 é bem simples, basta ir em recursos de sistema e habilitar o serviço.

Habilite os três itens referentes a SMB 1.0/CIFS File Sharing Support e seus computadores XP acessarão as pastas compartilhadas no W10 sem dificuldade.

Dica extra: para chegar rapidamente na tela configuração basta pressionar Windows+R (Run) e executar o comando:

optionalfeatures

Caso você prefira ir direto via PowerShell, o comando é:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName "SMB1Protocol-Client" -All

Lembrando que o PowerShell deve estar em modo elevado.

Acessando Impressoras Compartilhadas no Windows 10 a Partir do Windows XP

Com as impressoras o assunto é um pouco mais complicado, por isso vou dar uma dica que na verdade é um atalho. A jogada é criar uma porta local que mapeia para o endereço UNC da impressora. Acompanhe os passos:

1. Em primeiro lugar, ao compartilhar a impressora no W10 substitua aquele nome enorme que o Windows lhe oferece por padrão e por um nome menor, mais fácil de digitar e, de preferência, sem espaços. No meu caso eu fiz dessa forma:

2. Como o nome do computador em questão é “Controle-3” então tenha em mente que o UNC deste recurso é:

//Controle-3/HP-Controle3

O UNC é formado por //<Nome do Computador>/<Nome do recurso compartilhado>

3. No computador XP faça a instalação do software da impressora. Em alguns casos o programa de instalação vai perguntar se a impressora está conectada ao seu computador, se está conectada na rede ou se a conexão será via wi-fi direto. Nesse momento informe ao software que você quer fazer a instalação sem uma impressora conectada no momento, ou ele vai tentar achar a impressora e vai ficar parado nesse ponto.

4. Uma vez que a impressora esteja instalada, vá na lista de “impressoras e dispositivos de fax”, entre nas propriedades da impressora e vá na aba “Portas”. Lá você irá adicionar uma nova porta.

5. Informe o tipo de porta como sendo “Porta Local” (Local Port).

6. No campo “Nome da porta” preencha o UNC do recurso compartilhado. No exemplo abaixo eu coloquei o UNC da impressora citada no início deste artigo.

Pronto de volta às configurações de porta você deverá ver a impressora mapeando para esta porta nova que acabamos de criar. Ela deverá estar funcionando normalmente.

Se esta dica foi útil para você, deixe seu comentário logo abaixo, e caso tenha gostado deste artigo considere assinar este blog para receber em seu e-mail as novidades que publico por aqui.

Deixe seu comentário