Facebook Pixel
Tratamento do Meu Pai

Tratamento do Meu Pai

Histórico de todas as minhas postagens sobre o tratamento do meu pai, que precisou retirar o estômago. Aqui estão todas as minhas postagens desde a descoberta do câncer até o presente momento. Que este post sirva para, além de informar os amigos e familiares, ajudar as pessoas que estão passando pelo mesmo problema.

Sobre o Hospital

Sobre o Procedimento

Início de Tudo

Cirurgia

Pós-Cirúrgico

Quimioterapia

Tratamento Ortomolecular

Última Atualização


Sobre o Hospital:

Todos os procedimentos estão sendo realizados no Hospital São Francisco na Providência de Deus, localizado à Rua Conde de Bonfim, 1033, Tijuca, outrora denominado Hospital da Ordem Terceria da Penitência até o ano de 2012.  Como houve essa troca de nome, algumas placas de direção apontam com o nome antigo. No momento ele está internado no quarto 207 da ala João Paulo.  As visitas são permitidas nos dias úteis das 14h00 às 20h00.  Como já passei por essa experiência, tenho certeza que será muito positivo a visita dos amigos ao hospital.

WhatsApp Image 2017-05-01 at 00.05.16


Sobre o Procedimento:

Para tratar um câncer em estágio avançado no estômago, foi realizada uma gastrectomia, procedimento consiste em ligar o intestino diretamente ao esôfago devido à remoção do estômago até a altura do duodeno.  Uma parte do sistema digestório precisa ser mantida, o jejuno, e por isso ele é estrategicamente reposicionado conforme mostra a figura abaixo:

Gastrectomia03

Assim que obtiver maiores informações publico aqui neste espaço.


Histórico:

11/04/2017
Galera, Papai foi diagnosticado agora com câncer no estômago medindo 5 cm.  O médico queria operar hoje, mas prorrogou para amanhã a tarde para que ele possa ir a fábrica amanhã preparar alguém e as coisas para ficar ausente durante os dias necessários.

Ele vai retirar o estômago e colocar um outro artificial.
Atualização: Na verdade o estômago artificial ou pseudo-estômago é formado pelo intestino que, com o tempo passará a assumir o papel do órgão extraído.

O médico está preocupado da doença se alastrar.


12/04/2017
Descobriu agora a noite.  O médico queria já segurar ele lá e fazer a cirurgia de emergência.

Vai ser no hospital da Unimed, a partir de amanhã.
Atualização: O Hospital Unimed foi trocado pelo São Francisco.

Ele já vai para o hospital para operar.
Atualização: Na verdade, naquele dia ele foi iniciar os procedimentos para realizar a cirurgia.


15/04/2017
Está em casa aguardando resultado dos exames de risco cirúrgico. Ontem saímos para almoçar fora. Hoje estou na Bahia!

WhatsApp Image 2017-04-30 at 13.26.10


26/04/2017
Após um tempo aguardando resultados de exames de risco cirúrgico e uma pequena luta com a Unimed finalmente foi agendada a cirurgia para a remoção do estômago do meu pai e consequentemente a extirpação do câncer que hoje cresce naquele órgão.  Será amanhã, quinta-feira.  Ele irá para o hospital às 9 da manhã para operar no mesmo dia.  Estamos em expectativas e orações que tudo aconteça da melhor maneira possível.

Ele está bem, confiante e tranquilo.  Como sempre focado no trabalho, já acordou cedo hoje, foi para a fábrica, vai voltar cedo para ficar em casa nos preparativos para amanhã.  Ao que tudo indica, a maior preocupação dele agora é como administrar os negócios no período que estiver “fora do ar” no pós cirúrgico.

Cirurgia

27/04/2017

15:25 – Entrou. Vai começar a cirurgia.
15:28 – Estimativa: 3h.
19:16 – Terminou! Saiu! Ele está bem.
19:26 – Está sendo mais intubado agora no CTI, a médica que está fazendo os procedimentos e que acompanhou a cirurgia disse que ele está ótimo (palavras dela).

28/04/2017

Está sendo muito bem cuidado na UTI do hospital. A recuperação está evoluindo dentro do que os médicos consideram normal. O médico responsável acredita que ele deve ir para o quarto na segunda-feira. Apesar de toda aquela quantidade de tubos e sensores espetados pelo corpo, já está até saindo da cama e sentando na cadeira eventualmente. Em nossa visita de hoje ele faz várias perguntas ao meu irmão sobre a fábrica e inclusive passou algumas instruções. O médico recomendou que ele não falasse.

WhatsApp Image 2017-04-28 at 19.50.41

29/04/2017

Evoluindo normalmente, melhor que ontem, se comportando bem lá no CTI.

30/04/2017

Ao chegarmos para a visita de hoje, encontramos ele sentado na cadeira ao lado cama.  Ele disse que foi sozinho.  Eu nem imaginava que, no estado em que se encontra, conseguiria sair da cama sozinho e ir para a cadeira!  A alimentação através da sonda nasogástrica foi iniciada e ele está respondendo bem.  O processo de recuperação dele parece estar indo melhor do que prevíamos.  Meu irmão levou o telefone dele e a intenção era que o referido dispositivo ficasse lá com ele para que pudesse assistir ao jogo do Cruzeiro.  Tentativa essa que foi frustrada pelos médicos do CTI uma vez que não é permitido dispositivos de comunicação naquele lugar.  Continua seguindo à risca todos os procedimentos para que se restabeleça o mais rápido possível.

WhatsApp Image 2017-04-30 at 19.14.51

01/05/2017 17:00

A UTI é coletiva. No horário de visitas todos os parentes de todos os doentes entram ao mesmo tempo. Hoje demorou 20 minutos para abrir. Quando entramos o Papai estava super taquicárdico, 160 e não caía. Estava com muita dor sem conseguir falar, ele já estava com a máscara e a fisioterapeuta aumentou a dosagem de oxigênio. Ele estava bem mal e parecia estar sendo mal assistido.

De repente encerraram o horário de visitas, mandaram todo mundo sair pois iriam fazer um procedimento de emergência. Perguntamos se seria com o Papai mas o médico disse que não podia dar essa informação.
Do lado de fora a Mamãe colocou olhou por uma fresta na porta e viu que o número havia subido para 175.

Depois do tumulto o médico do CTI apareceu acompanhado do cardiologista para nos dar explicações.

Ele disse que o Papai sofreu uma fibrilação atrial. Segundo ele uma anomalia que acomete muitos pacientes que sofrem grandes cirurgias. Ele nos acalmou informando que, apesar de grave, é um quadro que eles estão muito acostumados a tratar.

O cardiologista, com muita paciência, nos explicou detalhadamente o que está acontecendo no coração neste momento. Para reverter o quadro de fibrilação atrial eles estão empregando uma técnica chamada retroversão química, que consiste em conter a fibrilação através de medicamento ministrado de forma intravenosa. Disse que normalmente faz efeito em até 3 horas.
Ele disse que já tem planos de contingência para o caso da retroversão não ser bem sucedida, que é a retroversão elétrica, mas no momento vou pular essa parte porque nós vamos acreditar que dará certo.

No momento estamos sentados à porta do CTI aguardando resultado do procedimento.

01/05/2017 20:00
Atualizando: Procedimento de retroversão química foi bem sucedido. Meu irmão ficou lá no hospital e acabou de informar que os batimentos caíram para 80 BPM.
😀

02/05/2017 14:00

Por conta do quadro de instabilidade decidimos fazer plantão no hospital.  Apesar de não poder entrar na UTI vamos ficar sentados do lado de fora em frente à porta.  Essa noite ficou meu irmão, hoje pela manhã foi minha mãe e minha irmã.

Meu irmão reportou a noite toda os batimentos, que ficaram estáveis entre 80 e 120.  Hoje quando minha irmã assumiu disse que estava taquicárdico novamente, na faixa de 140.  Logo pela manhã a equipe foi fazer algum procedimento nele e diagnosticaram febre.

Ele foi removido da UTI para fazer um exame de tomografia.  No regresso o médico disse que nada foi diagnosticado para gerar a febre, mas que o fundo do pulmão estava muito “fechado”.  No momento estão tratando com atibióticos.

Logo depois o médico que fez a cirurgia finalmente apareceu no local, olhou e não passou nenhuma informação mais clara para minha irmã, disse apenas que a evolução não está acontecendo dentro dos parâmetros normais, que não está boa e que só nos resta aguardar.

Paralelamente minha irmã ficou sabendo que a sonda nasogástrica não foi retirada no tempo correto, houve algum deslocamento acidental da mesma e a equipe retirou a sonda porque se fez necessário.  Essa informação muito nos tem afligido pois já estamos sabendo que o principal motivo de insucesso nessa cirurgia e exatamente o fato de algum alimento ser depositado no abdome, e que isso acontece quando se alimenta o paciente antes da total cicatrização da cirurgia.  Isso coincide com a situação atual do Papai, que vinha evoluindo bem até essa remoção fora de tempo da sonda nasogástrica.

Ele está acordado e sabe que estamos à porta da UTI, que o traz algum conforto emocional porém, ao que temos visto, as coisas não estão indo bem.

02/05/2017 17:00

Conforme disse antes, a sonda nasogástrica foi retirada antes do tempo, a cirurgia ainda não havia cicatrizado. Provavelmente vazou alimento para o abdome.

O médico já está preparando o centro cirúrgico para investigar o que aconteceu. Pode ter soltado um dos grampos, pode haver alimento no abdome e ele disse que existe até o risco de uma peritonite. União máxima agora. O momento é de tensão.

02/05/2017 18:45

Entrou para a cirurgia.

02/05/2017 21:00

Cirurgia concluída. Boa notícia: Não era peritonite. Havia uma alça intestinal dobrada, como uma mangueira quando dobra impedindo o fluxo da água, assim estava o intestino. O médico corrigiu o problema. Por conta disso um dos grampos abriu mas, ao que tudo indica não houve contaminação do abdome.  Não foi colocada outra sonda nasogástrica, a alimentação será feita diretamente na corrente sanguínea. Ele já está de volta ao CTI e passará a noite sedado. Agora é esperar a reação do organismo dele.

03/05/2017

Ontem, quando saiu da cirugia ele estava sedado, respirando com ajuda de aparelho e também estava com um dreno acoplado à barriga.  Quem ficou na vigília dessa noite foi meu irmão.  Disse que não houve nenhuma alteração e que ele dormiu a noite toda com os batimentos cardíacos estabilizados.

Pela manhã minha irmã com minha mãe assumiram a vigília.  Ela disse que ele teve febre pela manhã mas que foi controlada com medicamentos.  Dormiu o tempo todo.  Por volta de 10h00 foi removido o respirador mecânico, voltando assim a respirar por conta própria porém ainda visivelmente sedado.

Chegada a hora da visita minha irmã percebeu que ele estava falando algumas coisas desconexas, ao que tudo indica ainda está sob forte efeito dos anestésicos e medicamentos.  Havia boa quantidade de secreção na tubulação do dreno.  Nessa visita ele falou pouco e com dificuldade, estava bem sonolento e disse que queria descansar.  Nessa fase a alimentação será parenteral e pudemos observar o curativo protegendo a agulha à altura da clavícula.

Após essa segunda cirurgia e os novos procedimentos que estão sendo aplicados ele ficará mais tempo na UTI do que o previsto inicialmente.  O grampo que estava solto ontem não foi refeito, em seu lugar foi dado um ponto cirúrgico tradicional, então agora o organismo precisa reagir cicatrizando todos os cortes e pontos refeitos.

A médica do CTI disse que a condição dele no momento está estabilizada mas que inspira grande cuidado.  Segundo o médico agora tudo vai depender de como o organismo reagirá a todos os procedimentos realizados.

Essa noite, as poucas vezes que a porta abriu ele estava dormindo e com batimentos cardíacos normais.

A luta continua.

04/05/2017

Quando cheguei ao CTI hoje ele estava com aparência “normal” sem a máscara de oxigênio e conversando normalmente. Estava passando instruções para meu irmão sobre assuntos comerciais da fábrica.

A médica informou que ele evoluiu bem essa noite e que as coisas agora caminham bem.

Pelo que entendemos o dreno foi colocado muito próximo ao ponto que foi dado na cirurgia, aquele feito para fechar o orifício aberto decorrente da soltura do grampo. Enquanto o orifício estiver cicatrizando haverá secreção naquele local.

Hoje saiu pouco mais de 200 ml de secreção. O que vai determinar a evolução do tratamento neste momento é a mensuração diária dessa secreção. Quando chegar a zero significa que o orifício está 100% cicatrizado e então ele será liberado do CTI.

A alimentação parenteral está fazendo efeito, o que é visível pela aparência a atitudes dele.

Agora só nos resta aguardar a reação normal do corpo para concluir a cicatrização.

A luta continua, mas agora estamos bem mais tranquilos.

IMG-20170504-WA0081

05/05/2017

Na visita de hoje ele não estava tão bem quanto ontem. Encontramos ele um pouco desorientado falando algumas coisas sem sentido, parecia mais fraco e com dificuldade para falar como se estivesse sob efeito de sedação. O médico do CTI disse que esse quadro é normal para quem está passando por todo esse processo. Informaou também que a quantidade de secreção coletada pelo dreno foi de 235 ml, pouca coisa maior que ontem que foi 225 ml. Um amigo (Luiz Tannus) nos informou que aumentar pouca coisa de um dia pra o outro também é normal e que isso pode acontecer conforme a pessoa se mexe. De qualquer forma nossa expectativa era que esse número tivesse caído e não subido, lembrando que ele só será liberado do CTI quando o número chegar a zero. Batimento cardíaco e pressão arterial estavam dentro de parâmeros normais.

O pessoal do CTI, visivelmente irritado com nossas vigílias à frente do departamento moveu o Papai do leito em que estava, à frente da porta, para outro bem distante, impossibilitando-nos dessa forma de vê-lo sorrateiramente a cada vez que a porta fosse aberta. Posso estar enganado em relação aos procedimentos medicos mas penso que os parentes deveriam poder monitorar a pessoa doente nem que fosse através de câmeras. Daqui para frente só poderemos ter qualquer contato apenas no restrito horário de visita que é de apenas uma hora por dia.

Entendemos que a equipe do CTI se sinta incomodada com nossa presença 24×7 no local mas não pensamos que seria a tal ponto. Vamos torcer para que a equipe de amanhã não esteja tão insatisfeita com nossa preocupação e avidez por informações.

No pouco que falou ele demonstrou descontentamento pelo estado de isolamento mas disse que está sendo bem tratado pela equipe do CTI, coisa que nós não estamos. Com o objetivo de tentar reduzir a tensão entre família e hospital não mais faremos as vigílias a partir de hoje.

Espero poder fazer um relatório mais positivo amanhã.

06/05/2017

Quando chegamos à visita de hoje fomos bem recebidos pela equipe do hospital. Ele estava dormindo. A frequência cardíaca estava bem acelerada, na faixa de 130 BPM que segundo a enfermeira foi um pico em virtude da nossa chegada. Segundo ela durante todo o dia o valor oscilou na faixa de 90 BPM. Outros indicadores como pressão arterial e componentes do sangue se mostraram dentro de parâmetros normais.

Ele se mostrou muito cansado e dormiu a maior parte do tempo que lá estivemos. O pouco que acordou apresentou dificuldade para falar, por conta do cansaço, e o pouco que falou apresentou alguns lapsos de memória. O médico isso é normal e é conhecido medicamente como síndrome do confinamento. Afirmou que quando ele sair daquele ambiente sua memória e pensamentos voltarão ao normal. O médico de hoje, muito simpático e atencioso, nos tranquilizou explicando que está tudo sob controle apesar de para nós parecer muito ruim.

Durante a manhã ele teve alguns broncoespasmos que foram prontamente controlados. Durante a fisioterapia sentiu dor na coluna que foi amenizada através de analgesia.

Segundo o médico, foi um dia produtivo e de evolução. O que está em questão nesse momento é o processo de cicatrização e reação do organismo ao processo inflamatório decorrente da cirurgia. Em relação ao dia anterior a quantidade de leucócitos caiu, lembrando que no momento essa quantidade está muito elevada devido ao fato de o organismo estar combatendo a inflamação. A quantidade de secreção também caiu de 235 ml ontem para 210 ml hoje.

Quando a quantidade de leucócitos e secreção cairem para níveis aceitáveis será feito exame para avaliar a morfologia interna e, tudo estando bem, será iniciada a alimentação oral. Hoje ele está em NPT – Nutrição Parenteral Total além de soroterapia.

Agora nos resta aguardar que o organismo dele continue reagindo e que a cicatrização interna ocorra o mais rápido possível. Esse tempo no CTI está sendo de grande sofrimento para todos nós. Vamos em frente, a luta continua.

07/05/2017

WhatsApp Image 2017-05-07 at 20.04.53

Hoje começo com essa foto como espécie de comemoração pela evolução do quadro do Papai de ontem para hoje.  A quantidade de secreção diária caiu para 50 ml, nível considerado dentro dos padrões de normalidade.  Além da quantidade temos a qualidade, a secreção agora está com coloração clara, indicando que o quadro mais crítico já passou.  Por conta disso ele hoje já ingeriu água e amanhã se inicia a alimentação oral líquida.  Se a alimentação for bem aceita pelo organismo, será o primeiro passo em direção à saída do CTI! 🙂

A taxa de leucócitos continua na ordem de 14 mil/mm³ que, apesar de alta, é completamente compatível com o quadro ora enfrentado.  Outros indicadores como frequência cardíaca, pressão arterial, hematócritos, etc. estão todos dentro do padrão.

Quando chegamos ele estava sentado na cadeira ao lado da cama.  A desorientação hoje estava bem mais branda.  Por conta do cansaço ele falou pouco mas chegou a me passar uma senha bem complexa de uma de suas conta de e-mail.  Ficar sentado está trazendo algum desconforto e ele queria voltar para a cama, porém a fisioterapeuta informou que é muito importante ele passar algum tempo sentado durante o dia por conta da atividade pulmonar, ela combinou com ele que deveria se esforçar um pouco pois assim que acabasse o horário de visitas ela o colocaria de volta na cama, ao que ele acenou positivamente.

Assim como a fisioterapeuta, o médico que nos atendeu hoje, Dr. Felipe foi super atencioso, tanto quanto o Dr. Gabriel que nos atendeu ontem.  Ele informou que a esposa dele, Dra. Vanessa estará no plantão de amanhã e nos garantiu que ela também nos tratará com carinho, o que já nos deixa tranquilos e seguros que eles estão cuidando bem do Papai.

A medida que ele vai ficando melhor e recuperando mais a consciência, percebemos que aumenta sua angústia pelo isolamento no CTI.  Esperamos que seu estado de saúde continue evoluindo bem para que ele possa ser transferido para o quarto o mais rápido possível.

A luta continua, mas agora a tempestade começa a passar.

08/05/2017

Hoje trago notícias alvissareiras! Quando chegamos o Papai estava um pouco desorientado mas em instantes a desorientação passou, ele parecia mais forte e mais disposto. Coloquei os dedos abertos na palma da mão dele e pedi que ele forçasse meus dedos a fecharem, o que ele conseguiu fazer. Ontem ele tentou usar o telefone porém a mão fraca impedia que ele sincronizasse os movimentos corretamente. Hoje entreguei o telefone para ele novamente e… Ele abriu o aplicativo do banco, acessou suas contas, fez algumas operações, passou várias instruções comerciais para meu irmão inclusive foi explicando a ele passo-a-passo como fazer determinado procedimento bancário que meu irmão desconhecia. Estava com a aparência melhor. Talvez até para ajudar na aparência trocaram a máscara de oxigênio que ele estava usando por aqueles dois pequenos tubos nas narinas. Ainda fala com dificuldade devido ao cansaço e fraqueza mas falou tudo que precisava e se mostrou bem disposto!

WhatsApp Image 2017-05-08 at 20.12.42

Os indicadores estavam todos excelentes porém o que estamos monitorando com mais proximidade estava melhor ainda: a quantidade de secreção diária foi de apenas 10 ml. A taxa de leucócitos também baixou, indo para 12 mil/mm³ mostrando assim que o combate à bactéria Enterobacter está evoluindo a contento. Já está sendo dado água para ele beber e amanhã será inserido em sua dieta chá em quantidade de testes.

WhatsApp Image 2017-05-08 at 20.12.42(1)

O quadro reportado acima levou a médica chefe do CTI a nos dizer que acredita que ele será liberado para o quarto ainda essa semana, momento que está sendo aguardado com ansiedade por todos nós (inclusive pela equipe médica).

O desafio de amanhã é que o organismo reaja bem ao chá que ele irá beber. Estamos confiantes que as próximas notícias manterão o clima de felicidade.

A luta continua, mas já dá para ver o Sol nascendo no horizonte.

Recreio-Sunset01

09/05/2017

Ao chegarmos hoje ele estava bem, sentado na cadeira ao lado da cama. Começando hoje com as alvíssaras (só para implicar com a Carol Navega, que falou da discórdia causada pela palavra “alvissareiras” ontem! – Só para lembrar, Pero Vaz de Caminha escreveu para o Rei de Portugal “trago notícias alvissareiras”), todos os indicadores estavam dentro de padrões aceitáveis, ele já começou a ingestão da dieta líquida de prova, a saber, chá, o qual ele só não conseguiu beber muito porque estava com saber horrível, e não podia ser diferente, estava adoçado com adoçante! Fui no posto de enfermagem e sugeri que trocasse por chá sem açúcar, natural mesmo para ver se ele consegue beber mais. A médica disse que tudo indica que ele será transferido para o quarto amanhã ou, no máximo, mais um dia.

WhatsApp Image 2017-05-10 at 00.03.33

Após dadas as boas notícias, vamos ao quadro clínico: os leucócitos continuam estabilizados em 12 mil/mm³, número que deveria ter caído de ontem para hoje. Apesar disso a simpática e atenciosa Dra. Andréa informou que a evolução está boa e que o medicamento Amicacina parece estar sendo eficiente no combate à bactéria Enterobacter que foi para a corrente saguínea por oportunismo. Além do verificado no leucograma outro índice que também não foi favorável de ontem para hoje foi a quantidade de secreção, que subiu de 10 para 25 ml em relação ao período anterior.

Capture20

Os indicadores ruins não mudam o quadro geral de que o Papai está melhorando e deve ser liberado do CTI dentro dos próximos dois dias. Haja vista a troca ontem da máscara de macro nebulização pelo catéter de O2 é sua visível melhora física.

Durante nossa visita ele passou várias instruções comerciais ao meu irmão até que pediu ao fisioterapeuta para ajudá-lo a voltar para a cama, ao que foi pronta e gentilmente atendido. Apesar do cansaço e fraqueza típicos do estado em que se encontra, precisa ficar ao menos uma hora por dia na posição sentado para evitar danos aos pulmões.

Por hoje é só, a luta continua, nos encontramos novamente amanhã!

10/05/2017

Hoje as notícias são ínfimas. Para nossa felicidade a médica do CTI já liberou, ele só não foi transferido para o quarto hoje porque a palavra final é do cirurgião, o qual não passou no CTI esta manhã, sendo assim é quase certo que amanhã ele irá para o quarto onde poderá contar com a presença dos amigos e família.

Ele já está se alimentando com sopa e não apresenta qualquer falha no sistema imunológico, em outras palavras, não é necessário que os visitantes tomem cuidados especiais quando estiverem fazendo a visita, vamos só evitar falar muito próximo para evitar qualquer problema.

A taxa de secreção caiu para 13 ml e ele está se sentindo muito bem. Passou um grande tempo da nossa visita com o telefone na mão tirando o atraso dos emails e passando informações comerciais para meu irmão. Tá bom, eu sei que não pode usar telefone no CTI e nem fotografar mas o Papai está super agoniado para ver o que está acontecendo no mundo durante seu período de confinamento.

WhatsApp Image 2017-05-10 at 22.54.19

Vou encerrar por aqui, vejamos o que acontece amanhã. Abraços a todos!

11/05/2017

Assim que chegamos hoje ao CTI pudemos perceber imediatamente que o Papai estava quase completamente extubado, sendo mantido apenas o dreno, e a punção na clavícula. Já não havia mais ministração da NPT (Nutrição Parenteral Total), sendo ministrado apenas soro e antibiótico.

A médica, Dra. Andréa, informou que o dreno estava mantido porque ainda havia coletado 10 ml do dia anterior mas que muito em breve será removido também.

Nossa visita foi interrompida logo nos primeiros minutos.  Foi solicitado que  aguardássemos do lado de fora.  O motive é que havia chegado a equipe que iria prepará-lo para o transporte. Ele estava sendo liberado do CTI e transferido para o quarto, chegando ao final essa difícil fase do tratamento!

WhatsApp Image 2017-05-12 at 01.08.16

Agora, no quarto 207 da ala João Paulo, poderemos estar em tempo integral fazendo-lhe companhia. Aos amigos que quiserem e puderem fazer uma visita, o horário para tal é de 14h00 às 20h00.

Eu já disse ontem que a situação imunológica não inspira maiores cuidados mas ele ainda está bem enfraquecido e fragilizado então vamos evitar falar muito próximo e se você está espirrando, tossindo ou se coçando, demonstre seu amor a distância, de forma não presencial, ele está o tempo todo com computador e telefone ao alcance.

WhatsApp Image 2017-05-12 at 01.08.16(1)

Por conta da fraqueza, consequência do tempo no CTI, ele ainda está falando com dificuldade, isso é normal nessa fase e logo voltará ao normal.

Estamos muito felizes pelo encerramento da fase mais crítica e, em nome da família, quero agradecer a todos que acompanharam de perto, se preocuparam, fizeram suas preces e dividiram conosco os momentos de angústia. Daqui para frente não mais farei os informativos diários e voltarei a fazer uso desse espaço apenas em caso de algum fato relevante. Estarei ainda fazendo algumas atualizações na postagem do blogue, onde espero contar sempre com a visita dos amigos.

Me despeço desejando a todos muita saúde e felicidade, e que nos vejamos em breve.

A luta continua, mas a tempestade se foi e agora resplandece a luz de um novo dia.

20170316_055938

12/05/2017

Quantidade de secreção caiu para 3 ml. Já no quarto está tomando sopas com gelatina de sobremesa. O tempo Imóvel no CTI deixa o corpo muito fraco e com leve desorientação, a pessoa não consegue voltar a andar rapidamente.

13/05/2017

Retirou o dreno, agora só resta o tubo do soro e medicamentos. Já fazendo exercícos, caminhou metade do corredor do hospital amparado pela Fisioterapeuta, meu irmão e eu. A cena me remeteu há 25 anos no passado, quando passei pela mesma situação porém eu era o doente, meu pai me amparava e meu irmão carregava os recipientes de medicamentos, o que me remeteu a fazer esta postagem no Facebook:

Capture27

14/05/2017

É difícil dormir com o vizinho de quarto muito agitado mas o Papai conseguiu dormir umas 3 horas ininterruptas. Às 4 ele já estava acordado, pediu seu telefone e publicou a oração diária no horário de praxe.

Caminhamos novamente os aproximadamente 50 m do corredor do hospital, chegando na extremidade fez os exercícios, 60 no total e ao regressar bebeu aproximadamente 150 ml de água, fez os exercícios para os pulmões 30 vezes, sentou na cadeira por aproximadamente 10 minutos e então voltou à cama para dormir.

A alimentação foi trocada para sólida, pela primeira vez nesse tempo de tratamento ele comeu comida normal. Conseguiu comer quase completamente um prato de arroz, feijão, peixe e abóbora.

Hoje, dia das mães, almoçamos todos na lanchonete do hospital na Companhia do amigo Tatá e família. Meu irmão não está na foto pois estava com o Papai no quarto.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 09.09.33

Também por ocasião do dia das mães, meu primo Bernardo fez esta bela interpretação para homenagear as mães da família, a qual faço questão de tornar pública.

A tarde ele caminhou novamente o dobro do que caminhou pela manhã e já está conseguindo ir ao banheiro sozinho. Segundo o medico que fez o acompanhamento hoje, a única coisa que faltava para que ele tivesse alta, seria ele comer natualmente, sendo assim, com todas essas notícias acredito que ele já está pronto para sair do hospital. Agora estamos no aguardo do parecer médico.

15/05/2017

Está super bem, caminhou algumas vezes, almoçou, jantou, ao que tudo indica só não foi liberado hoje por falta de médico para fazer a liberação. Trocamos o turno, trouxe a minha mãe para casa e meu irmão ficou lá. Se tudo der certo, meu pai já vem amanhã com meu irmão quando ele regressar.

16/05/2017

Hoje não haverá nenhuma informação de caráter Técnico e também ninguém vai poder dizer que já posso ser médico! Isso porque a única notícia relevante de hoje é muito simples e repleta de regozijo! 🙂

A novidade de hoje é… O Papai está em casa! Está se alimentando normalmente, caminhando, trabalhando (em casa)… Agora vai se adaptar a nova realidade gástrica no conforto do lar e da família. Isso encerra esse ciclo do tratamento que, apesar dos problemas, teve um final feliz. Em breve saberemos se chegou ao fim ou se haverá necessidade de uma nova fase de tratamentos. Vamos ficar todos na torcida pelo melhor.

Estou escrevendo este post às 19h55 mas vejo o sol brilhando em sua plenitude num belo dia de verão!

Pós-Cirúrgico

23/05/2017

Consulta com o cirurgião, Dr. José Carlos Guimarães Gomes, que retirou os pontos cirúrgicos e apresentou resultado da biópsia realizada no estômago retirado.

24/05/2017

Consulta com o oncologista, Dr. Adolfo Silvestre que, ao avaliar o laudo disse que será necessário fazer quimioterapia em curto espaço de tempo devido à classificação de estadiamento T4. Segundo ele, a partir de T2 (menos grave) já é recomendado o referido tratamento.

30/05/2017

Consulta com a nutricionista, Dra. Paula Pratti, que sofreu na mão do Papai para tentar encontrar algum legume que ele gostasse.

06/06/2017

Fez exame de tomografia em três órgãos distintos.

07/06/2017

Consulta com Dr. Adolfo Silvestre, oncologista, que avaliou o exame de sangue e verificou que seu peso aumentou em 1 kg mas que o nível de vitamina D está extremamente baixo. Passou remédio de manipulação que deverá ser tomado uma vez por semana durante as próximas 18 semanas.

Marcou a próxima consulta para o dia 21 quando, após a consulta, será dado início ao procedimento de quimioterapia. A previsão é que o Papai fique 3h recebendo medicamento por meio intravenoso e, ao ir para casa deverá continuar o tratamento por meio oral. Já passou o nome do medicamento de quimioterapia em pílulas que deverá ser adquirido. Serão três pílulas pela manhã e três a noite. Também indicou local onde comprar tal medicamento a preço melhor.

Na ocasião me tirou algumas dúvidas pessoais sobre a codificação do estadiamento.

Quimioterapia

21/06/2017

Consulta com Dr. Adolfo Silvestre e primeira sessão de quimioterapia.

No documento abaixo estão todas as orientações passadas pela equipe médica para quem quiser saber mais sobre o tratamento e os medicamentos:

Papai Quimioterapia

A quimioterapia é feita, a primeira parte no centro médico, com infusão do medicamento Oxaliplatina por aproximadamente duas horas e meia, intercalado com soro para limpar as veias. Antes meia hora de Decadron para deixar o organismo preparado para receber o medicamento.

Vale uma menção honrosa à clínica onde está sendo feito o tratamento. Estamos recebendo excelente atendimento do Centro de Excelência Oncológica, na Barra da Tijuca, além da atenção do médico oncologista, a Enfermeira Denise gastou quase uma hora conosco explicando todos os procedimentos que estavam por vir com candura típica da minha filha da Myllena. Durante o procedimento houve a consulta com a psicóloga, que permitiu minha presença no box a pedido do meu pai. A farmacêutica que entregou o medicamento para continuidade do tratamento em casa também foi super atenciosa. O local é bonito, limpo e confortável. No box, onde é feita a infusão, há uma mesinha, televisão e cadeira para acompanhante. Observa-se o cuidado em tentar minimizar o sofrimento da família.

A segunda parte do tratamento é feita em casa, com o medicamento Xeloda (Capecitabina). São pílulas em dois formatos distintos: 500g e 150g. Há que se tomar 2.300g por dia em dosagens de 1.150g por vez com intervalo de 12h. O medicamento é tão cabuloso que não se pode tocar nele, então ele tem que ser ejetado da cartela diretamente para o copo e então ser ingerido imediatamente. Essa orientação nos foi passada por duas pessoas distintas a fim de evitar que se cometesse qualquer tipo de erro.

Nas primeiras horas de infusão ele ficou bem, falando ao telefone e resolvendo assuntos no computador de casa, que eu estava operando remotamente a partir do meu, já nas últimas horas ele começou a sentir frio excessivo na mão onde estava sendo feita a infusão e por isso a enrolou em um cobertor. Também mais ao final começou a sentir essa mão “pesada” e o braço muito cansado. Tudo isso havia sido prognosticado pela enfermeira no atendimento que antecede o procedimento.

Também é previsto, que nos próximos dias sinta alteração na percepção dos sabores e maior sensibilidade ao frio.

Apesar do cansaço no braço e do frio excessivo, saiu bem dessa primeira sessão. Serão um total de 8 sessões com intervalo de 21 dias entre elas. Ao chegar em casa continuou levando a vida normalmente sem maiores problemas.

O tratamento resultará em mais perda de peso, sendo estimada a perda de 2 kg logo no início além de um enfraquecimento geral do corpo. Por conta disso, antes de início de cada sessão há uma consulta com o médico oncologista que avaliará através de análise do sangue, se a sessão daquele dia poderá ser realizada. Para minimizar o risco, está sendo praticada super alimentação orientada pela nutricionista com o objetivo de manter os hematócritos em níveis aceitáveis para a realização das sessões.

26/06/2017

Precisou interromper o tratamento doméstico da quimioterapia (Xeloda) devido a efeitos colaterais (diarréia). Deverá retomar o tratamento somente depois que tiver curado da diarréia.

12/07/2017

Segunda sessão de quimioterapia. Enfermeira dessa vez foi mais eficiente ao “pegar a veia”, fazendo isso rapidamente com pouco sofrimento. Retornou a utilização da quimioterapia doméstica em menores quantidades para avaliar a reação do organismo.

02/08/2017

Terceira dessão de quimioteerapia. Tudo progredindo normalmente, variando apenas os períodos em que foi necessário interromper o tratamento doméstico em virtude dos efeitos colaterais.

O tratamento causa grande ressecamento nas extremidades, tornando necessário o uso incessante de hidratantes para a pele e a ingestão de grandes quantidades de água. No caso do Papai ele não tem conseguido manter tal disciplina.

23/08/2017

Quarta sessão de quimioterapia. Assim como nas outras sessões não teve qualquer problemas durante a ministração do medicamento, sofrendo mal estar apenas entre o terceiro e sexto dia após o mesmo. Continua alternando períodos de interrupção do tratamento doméstico devido as constantes crises de diarréia. Dr. Adolfo desconfia que a razão deste problema não é o medicamento doméstico mas sim o fato de ele não estar se alimentando na velocidade que o intestino consegue processar.

Na explicação do doutor, uma das funções do estômago, é armazenar o alimento e entregar ao intestino na velocidade e quantidade que este consegue processar. Na ausência do estômago este controle tem que ser feito pela própria pessoa.

Tratamento Ortomolecular

30/08/2017

Fomos conhecer o Dr. Eduardo Gomes de Azevedo, que pratica a medicina ortomolecular. Após avaliação inicial o médico prescreveu tratamento para que o Papai possa resistir melhor a quimioterapia. Segundo o médico este tratamento o deixará forte e com disposição para levar sua vida normalmente. Acreditamos que com isso ele venha a se exercitar mais e levar uma vida normal mesmo diante dos malefícios oriundos do tratamento quimioterápico.

04/09/2017

Foi dado início ao tratamento ortomolecular. Neste primeiro momento foi ministrado soro com alta dosagem de vitamina C e duas injeções de PQQ – Pirroloquinolina Quinona. A atendende na clínica informou que a única alteração que ela percebeu além do grande ressecamento da pele foi um estado de tosse muito forte. Ele também informou para ela que estava em jejum.

Como estávamos todos ocupados, eu estava acompanhando minha Mãe em cirurgia no olho, meu irmão estava indo para um atendimento médico e minha irmã levando o filho à escola. Ele resolveu não esperar ninguém e ir embora para casa de táxi.

Meu irmão me ligou dizendo que tentou falar com o Papai e que ele atendeu o telefone mas não conseguia falar. Liguei para ele e a resposta foi parecida ele só disse “estou bem mas não estou conseguindo falar, desliga aí” em meio a grande crise de tosse.

Resumindo a história, meu irmão que estava mais perto voltou para casa correndo. Econtrou ele em forte crise. O colocou no carro e levou às pressas à Emergência do Hospital Unimed. Não sabemos se ele estava sofrendo um choque anafilático. Assim que eles chegaram ao hospital foram prontamente atendidos por excelente equipe médica que começaram a trabalhar no sentido de estabilizar os sinais vitais. Estava taquicárdico, desorientado, com pressão acima de 18, oxigenação abaixo da faixa de normalidade e glicose em 363.

Foi um dia de grande luta e tensão. Assim que terminou a cirurgia no olho da Mamãe fomos correndo (na verdade andando, foi só atravessar a rua!) para lá, minha irmã fez o mesmo. Ao final do dia por volta de 18h, após vários exames, inclusive tomografia do pulmão, ele estava estabilizado e tranquilo, sendo então liberado para ir para casa.

Os médicos não conseguiram identificar a causa dessa crise mesmo após todos os exames. Durante o dia o Dr. Eduardo (ortomolecular) manteve contato com a equipe médica. O Dr. Adolfo estava nos EUA mas passou algumas instruções por telefone. Eles não puderam associar a crise ao PQQ por falta de informações científicas precisas sobre o composto mas para descartar qualquer possibilidade todos foram unânimes em prescrever a interrupção daquele tratamento. No momento ele está bem, em casa.
WhatsApp Image 2017-09-04 at 17.59.13

06/09/2017

Nesta consulta pré-agendada com a Nutricionista, Dra. Paula Pratti informamos o ocorrido dois dias atrás. Coincidentemente o Dr. Adolfo (oncologista) também estava na clínica e fez atendimento extra para avaliar o caso.

Após mais exames, ambos os profissionais declararam que todos os marcadores estão dentro de parâmetros normais, inclusive a glicose, maior preocupação para nós no momento, estava em 106. Tudo indica que a crise ocorrida dois dias atrás foi resultante de um pico de glicose. O risco de diabetes está descartado no momento. O que se suspeita no momento é que o pico de glicose possa ter sido causado pelo soro “glicosado” utilizado na ministração da Vitamina C no tratamento ortomolecular. Suspeita essa que NÃO será confirmada pois não faremos um novo experimento.

Quanto ao composto PQQ – Pirroloquinolina Quinona, este não parece ter sido o vilão da história. Apesar de falta de estudos científicos conclusivos existem vários estudos disponíveis na Internet e estes mostram que a PQQ é uma substância natual encontrada em alguns vegetais e tem como principal propriedade o fomento da produção de mitocôndrias – componente intracelular responsável pela produção de energia para as células de nosso corpo.

Achei interessante o site abaixo porque nele, além da descrição do composto, há uma série de depoimentos de usuários. Recomendo que profissionais de saúde abram este post e pulem direto para a parte de comentários:
Análise do PQQ no site Self Hacked

Outras fontes interessantes sobre o PQQ (em inglês):
PQQ no Examine.com
Dr. Murray – Is PQQ the next nutrient superstar?
Bulletproof: Boost the energy in you cells to do everything better
Nootriment: Efeitos colaterias do PQQ

Como não consegui localizar literatura em português sobre o composto, então por conta própria resolvi traduzir e compilar livremente partes do texto do Nootriment por ser o mais sucinto:

PQQ é um antioxidante encontrado em alguns vegetais e também vendido em forma de suplemento nutricional. É encontrado naturalmente em nosso corpo e possui importante papel para a geração de energia. Não é produzido pelo corpo e precisa ser ingerido através de alimentos. Atualmente o uso da substância tem crescido com o objetivo suplementar energia, cognição e bem-estar geral.

Não há muitas pesquisas deste nutriente em humanos quando usado como suplemento externo, porém estudos indicam que é muito raro o surgimento de efeitos colaterais e estes só acontecem quando o suplemento é ingerido em doses extremamente altas.

Pesquisas conduzidas até o momento sobre a utilização de PQQ indicam que, quando ingerido em quantidades apropriadas, apresenta os seguintes benefícios:

– Reduz a percepção da dor.
– Melhora a qualidade do sono.
– Reduz os níveis perceptíves de stress.
– Aumento da energia.
– Aumento das funções cognitivas.

A quantidade segura para suplementação de PQQ ainda não foi estabelecida. Apesar de ser um nutriente encontrado comumente nos alimentos, ainda não é claro o efeito do uso contínuo de altas doses por longo período de tempo.

Pesquisando todos os sites acima, pude perceber que a dosagem segura para obter o melhor desempenho do composto no organismo é de 20 mg por dia. O suplemento é vendido comercialmente em cápsulas que variam de 20 a 40 mg e o preço médio nos EUA é de US$ 20 o frasco contendo 30 cápsulas.

Pyrroloquinoline Quinone Walgreens

Amazon

Última Atualização:
09/09/2017

Recebo uma ligação do meu irmão por volta de 1h30 da manhã quando já estava me preparando para ir dormir. Realmente a injustiça da vida é algo sem medida.

Ele entrou para o banheiro e estava demorando para sair. Minha mãe chamou e ele não respondeu. Ela foi tentar abrir a porta e ele estava caído no chão bloqueando a abertura da mesma.

Não se sabe a causa exata da morte. Para descobrir seria necessário fazer autópsia, procedimento este que achamos desnecessário. O médico que já vinha cuidando dele emitiu um laudo às 9 da manhã do dia seguinte, o qual dei entrada no cartório para então proceder o sepultamento do mesmo dia.

O corpo agora sem vida que nos deixou de forma tão precoce encontra-se no jazigo 30163 do Jardim da Saudade de Paciência.

Facebook do Leonardo Reis

Facebook do Jorge Moura

Facebook do Mauro Barbosa

Facebook da Carolina Leite

Facebook da Tatiane Carlesso

No fim de semana anterior a este terrível evento fizemos um passeio em família no qual ele estava feliz e até chegou a jogar sinuca e ping pong. Foi um fim de semana que ele passou da forma que mais gostava: com a família, descendência dele, toda reunida.

13 thoughts on “Tratamento do Meu Pai

  1. Deus no comando Luciano , estarei orando com propósito de sua recuperação. Um abraço.

  2. Luciano,fique tranquilo. Sei o que está passando pois minha mãe tem problemas cardiacos e volta e meia ela precisa se internar. Da ultima vez ficou uma semana na UTI. Este procedimento de uti compartilhada e nornal mesmo. No nosso caso so deixaram subir dois familiares na hora da visita e sem a possibilidade de revezamento, pois alegam que o entra e sai pode complicar na recuperação dos enfermos. Embira achemos que nao está sendo bem tratado, pode ter certeza que estao tomando os cuidados necessarios. E dificil para nós as vezes vermos,pois estamos envolvidos emocionalmente.

  3. Primo, estamos orando pela rápida e completa recuperação do titio. Deus está cuidando disso!
    Diz p ele q mandei bjinhos…..❤❤❤

  4. Luciano e família
    Desejo força, que vocês possam sentir ainda mais a presença de Deus em suas vidas.
    Forte abraço
    Adriana Pina

  5. Deus é maravilhoso e o Sinval é uma pessoa do bem!!! Que Deus possa estar no controle pois à ele toda honra e toda glória sempre . Que nosso senhor Jesus Cristo continue abençoando à ele e toda essa família maravilhosa

  6. Queridos amigos, Deus esta no comando e o meu amigo Sinval vai ficar bom o quanto antes. Quero fazer uma visita, porem a Luiza esta muito gripada e saindo do quadro de depressão para o de euforia. Assim que estabilizar nos iremos visita-los. Recomende-nos a ele.

  7. Luciano, como é maravilhoso nos dias atuais descobrir dentro de casa o quão importante o exemplo de amor, dedicação incondicional, a certeza de que nem tudo vai bem, mas a fé, que sequer levou em conta tanta benção por vir. Sempre admirei com muito orgulho a educação que seus pais dedicaram à vocês. Certamente todos dedicamos aos nossos filhos os mesmos valores contudo, filhos como vocês, são como terra fértil que florescem e dão frutos em todas as estações. FELIZ DIA DAS MÃES!!

  8. Torcendo para que tenha logo alta e possa retornar pra casa, continuaremos a rezar por ele por toda família. Beijo grande em todos.

  9. Boa noite, estou querendo ir fazer uma visita ao meu amigo Sinval nos próximos dias. Tenho acompanhado de longe o desenrolar do tratamento e tenho fé que ele vai melhorar o mais rapidamente possível. Farei contatos novamente.

  10. Luciano estou em oração diária pela saúde do Sinval. A qimio realmente é traumatizante para o paciente mas com o passar dos dias vai melhorando. Deus está no comando de tudo. Vai dar tudo certo. Bjs para toda a família.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: